A diakrisis dos mais sábios : associação comunitária e dissidência política na filosofia grega (séc. IV a. C.)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, Alexandre de Paiva Rio
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/27627
Resumo: Este trabalho tem por objetivo investigar a construção da posição social do filósofo na polis ateniense do período clássico tardio. A análise parte da relação entre a diferenciação estrutural da função do intelectual e o alargamento do campo discursivo da dissidência política, no contexto de arrefecimento das instituições reguladoras da democracia e de ampliação do papel político desempenhado pelas elites. Neste cenário, procura interpretar o surgimento das escolas de filosofia (Academia e Liceu) como espaços de sociabilidade e práticas associativas entre discípulos e filósofos. Neste sentido, propõe a leitura dos textos de Platão e Aristóteles no duplo âmbito da performance voltada para a justificação interna da atividade filosófica e o da contribuição programática para a restrição da soberania do demos ateniense. Formula a hipótese central de que o fim do século IV a.C. assiste à consolidação da posição social do filósofo. Pretende comprová-la explorando a filosofia como plano discursivo estratégico para a subversão da normatividade democrática, formalizada na estabilidade de sua linguagem e na maleabilidade de suas categorias. O método recorre à comparação com as obras de Xenofonte, discípulo socrático que se exilara de Atenas antes da fundação da Academia, para apreender a formalização do discurso centrado nas escolas de filosofia, seu lugar de poder na cidade. Utiliza-se a sociologia do poder de Max Weber para estudar a fabricação da liderança de Platão e a estabilização da associação comunitária, bem como para investigar as afinidades eletivas entre a ampliação do papel do filósofo na pedagogia ateniense e as apropriações políticas de sua produção, ao tempo da hegemonia macedônica e da queda da democracia.
id UFF-2_235401867aee1ca273497de3a94a6f68
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/27627
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A diakrisis dos mais sábios : associação comunitária e dissidência política na filosofia grega (séc. IV a. C.)PolíticaCidadaniaHistóriaFilosofiaGrécia clássicaFilosofia antigaPlatãoAristóteles, 384-322 a.C.PolitiqueCitoyennetéHistoirePhilosophieGrèce classiqueEste trabalho tem por objetivo investigar a construção da posição social do filósofo na polis ateniense do período clássico tardio. A análise parte da relação entre a diferenciação estrutural da função do intelectual e o alargamento do campo discursivo da dissidência política, no contexto de arrefecimento das instituições reguladoras da democracia e de ampliação do papel político desempenhado pelas elites. Neste cenário, procura interpretar o surgimento das escolas de filosofia (Academia e Liceu) como espaços de sociabilidade e práticas associativas entre discípulos e filósofos. Neste sentido, propõe a leitura dos textos de Platão e Aristóteles no duplo âmbito da performance voltada para a justificação interna da atividade filosófica e o da contribuição programática para a restrição da soberania do demos ateniense. Formula a hipótese central de que o fim do século IV a.C. assiste à consolidação da posição social do filósofo. Pretende comprová-la explorando a filosofia como plano discursivo estratégico para a subversão da normatividade democrática, formalizada na estabilidade de sua linguagem e na maleabilidade de suas categorias. O método recorre à comparação com as obras de Xenofonte, discípulo socrático que se exilara de Atenas antes da fundação da Academia, para apreender a formalização do discurso centrado nas escolas de filosofia, seu lugar de poder na cidade. Utiliza-se a sociologia do poder de Max Weber para estudar a fabricação da liderança de Platão e a estabilização da associação comunitária, bem como para investigar as afinidades eletivas entre a ampliação do papel do filósofo na pedagogia ateniense e as apropriações políticas de sua produção, ao tempo da hegemonia macedônica e da queda da democracia.Cette étude a pour but d’enquêter sur la construction de la position sociale du philosophe dans la polis athénienne de la période classique tardive. L’analyse a comme point de départ le rapport entre la différenciation structurale de la fonction de l’intellectuel et l’élargissement du champ discursif de la dissidence politique, dans le contexte de la retraite des institutions régulatrices de la démocratie et de l’ampliation du rôle politique exercé par les élites. Dans ce cadre, on cherche à interpréter l’émergence des écoles de philosophie (l’Académie et le Lycée) comme étant des espaces de sociabilité et de pratique d’association entre les disciples et les philosophes. Dans ce sens, on propose la lecture des textes de Platon et d’Aristote au double niveau de la performance tournée vers la justificative interne de l’activité philosophique et de la contribution programmatique pour la restriction de la souveraineté du demos athénien. Notre hypothèse centrale consiste à dire que la fin du IVème siècle a vu la consolidation de la position sociale du philosophe. On a essayé de la prouver en exploitant la philosophie comme un plan discursif stratégique pour la subversion de la normativité démocratique, formalisé dans la stabilité de son langage et dans la malléabilité de ses catégories. La méthode fait appel à la comparaison avec les œuvres de Xénophon, disciple de Socrate, exilé d’Athènes avant la fondation de l’Académie, afin de comprendre la formalisation du discours centré sur les écoles de philosophie, c’est à dire, son lieu de pouvoir dans la cité. On utilise la sociologie du pouvoir de Max Weber afin d’étudier la fabrication de la prééminence de Platon et la stabilisation de l’association communautaire, ainsi que pour approcher les affinités électives entre l’ampliation du rôle du philosophe dans la pédagogie athénienne et les appropriations politiques de sa production, au moment de l’hégémonie macédonienne et de la chute de la démocratie.188 p.Rede, MarceloCardoso , Ciro FlamarionAndrade, Marta Mega deCamargo, Alexandre de Paiva Rio2023-01-19T15:47:19Z2023-01-19T15:47:19Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCAMARGO, Alexandre de Paiva Rio. A diakrisis dos mais sábios : associação comunitária e dissidência política na filosofia grega (séc. IV a. C.). 2008. 188f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2008.http://app.uff.br/riuff/handle/1/27627pt_BRporCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-19T15:47:23Zoai:app.uff.br:1/27627Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-01-19T15:47:23Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A diakrisis dos mais sábios : associação comunitária e dissidência política na filosofia grega (séc. IV a. C.)
title A diakrisis dos mais sábios : associação comunitária e dissidência política na filosofia grega (séc. IV a. C.)
spellingShingle A diakrisis dos mais sábios : associação comunitária e dissidência política na filosofia grega (séc. IV a. C.)
Camargo, Alexandre de Paiva Rio
Política
Cidadania
História
Filosofia
Grécia clássica
Filosofia antiga
Platão
Aristóteles, 384-322 a.C.
Politique
Citoyenneté
Histoire
Philosophie
Grèce classique
title_short A diakrisis dos mais sábios : associação comunitária e dissidência política na filosofia grega (séc. IV a. C.)
title_full A diakrisis dos mais sábios : associação comunitária e dissidência política na filosofia grega (séc. IV a. C.)
title_fullStr A diakrisis dos mais sábios : associação comunitária e dissidência política na filosofia grega (séc. IV a. C.)
title_full_unstemmed A diakrisis dos mais sábios : associação comunitária e dissidência política na filosofia grega (séc. IV a. C.)
title_sort A diakrisis dos mais sábios : associação comunitária e dissidência política na filosofia grega (séc. IV a. C.)
author Camargo, Alexandre de Paiva Rio
author_facet Camargo, Alexandre de Paiva Rio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rede, Marcelo
Cardoso , Ciro Flamarion
Andrade, Marta Mega de
dc.contributor.author.fl_str_mv Camargo, Alexandre de Paiva Rio
dc.subject.por.fl_str_mv Política
Cidadania
História
Filosofia
Grécia clássica
Filosofia antiga
Platão
Aristóteles, 384-322 a.C.
Politique
Citoyenneté
Histoire
Philosophie
Grèce classique
topic Política
Cidadania
História
Filosofia
Grécia clássica
Filosofia antiga
Platão
Aristóteles, 384-322 a.C.
Politique
Citoyenneté
Histoire
Philosophie
Grèce classique
description Este trabalho tem por objetivo investigar a construção da posição social do filósofo na polis ateniense do período clássico tardio. A análise parte da relação entre a diferenciação estrutural da função do intelectual e o alargamento do campo discursivo da dissidência política, no contexto de arrefecimento das instituições reguladoras da democracia e de ampliação do papel político desempenhado pelas elites. Neste cenário, procura interpretar o surgimento das escolas de filosofia (Academia e Liceu) como espaços de sociabilidade e práticas associativas entre discípulos e filósofos. Neste sentido, propõe a leitura dos textos de Platão e Aristóteles no duplo âmbito da performance voltada para a justificação interna da atividade filosófica e o da contribuição programática para a restrição da soberania do demos ateniense. Formula a hipótese central de que o fim do século IV a.C. assiste à consolidação da posição social do filósofo. Pretende comprová-la explorando a filosofia como plano discursivo estratégico para a subversão da normatividade democrática, formalizada na estabilidade de sua linguagem e na maleabilidade de suas categorias. O método recorre à comparação com as obras de Xenofonte, discípulo socrático que se exilara de Atenas antes da fundação da Academia, para apreender a formalização do discurso centrado nas escolas de filosofia, seu lugar de poder na cidade. Utiliza-se a sociologia do poder de Max Weber para estudar a fabricação da liderança de Platão e a estabilização da associação comunitária, bem como para investigar as afinidades eletivas entre a ampliação do papel do filósofo na pedagogia ateniense e as apropriações políticas de sua produção, ao tempo da hegemonia macedônica e da queda da democracia.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-19T15:47:19Z
2023-01-19T15:47:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CAMARGO, Alexandre de Paiva Rio. A diakrisis dos mais sábios : associação comunitária e dissidência política na filosofia grega (séc. IV a. C.). 2008. 188f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2008.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/27627
identifier_str_mv CAMARGO, Alexandre de Paiva Rio. A diakrisis dos mais sábios : associação comunitária e dissidência política na filosofia grega (séc. IV a. C.). 2008. 188f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2008.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/27627
dc.language.iso.fl_str_mv pt_BR
por
language_invalid_str_mv pt_BR
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797044657355489280