aCAVE: augmented CAVEs for entertainment applications

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques Júnior, Elias Lawrence
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5520
Resumo: Os sistemas CAVE têm sido usado por soluções de realidade virtual por algum tempo. Estes sistemas mergulham os usuários em um ambiente onde as imagens são projetadas em suas paredes. Normalmente, nesses sistemas a interação ocorre apenas no espaço virtual - não há interação com objetos físicos ou virtuais no espaço físico que compreende a CAVE. Enquanto isso, há uma tendência crescente sobre dispositivos móveis e acessíveis HMD chegarem ao mercado de massa, o que traz oportunidades emocionantes para a investigação em realidade virtual e aplicações de entretenimento. Considerando estas duas questões, neste artigo apresentamos o sistema aCAVE (CAVE aumentada) para aplicações de entretenimento que aborda a primeira questão usando dispositivos HMD. No aCAVE, um usuário usa um HMD transparente que lhe permite interagir com outros usuários, objetos físicos e objetos virtuais enquanto vê os espaços físicos (interior da CAVE) e virtuais (o mundo virtual projetado nas paredes CAVE). Como prova de conceito, discutimos a arquitetura e a implementação de um aplicativo de teste aCAVE, que permite ao usuário navegar sob um mar simulado e interagir com peixes virtuais. Muitos dispositivos foram desenvolvidos para permitir uma melhor imersão dos usuários. Na aCAVE, vemos um exemplo que é possível juntar certos dispositivos, comumente usados em realidade virtual, para proporcionar uma melhor imersão ao usuário. Embora este sistema tenha como objetivo colocar uma pessoa em um ambiente virtual, a conexão é feita de forma passiva, onde a pessoa tem a capacidade de se sentir dentro do ambiente virtual, percorrê-lo e olhar em volta, recebendo todas as informações, mas não interferindo nisso. Para testar as melhorias propostas, implementamos uma aplicação aCAVE integrada com a braçadeira MYO, na qual o usuário participa de uma partida de voleibol."
id UFF-2_2976153d4d4dcf3418b6cafc9872bdd7
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/5520
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling aCAVE: augmented CAVEs for entertainment applicationsRealidade aumentadaaCAVERealidade virtualEntretenimentoCaptura de movimentosRealidade virtualInterface de usuário (Sistema de computador)Augmented realityaCAVEVirtual realityEntertainmentCapture of movementsOs sistemas CAVE têm sido usado por soluções de realidade virtual por algum tempo. Estes sistemas mergulham os usuários em um ambiente onde as imagens são projetadas em suas paredes. Normalmente, nesses sistemas a interação ocorre apenas no espaço virtual - não há interação com objetos físicos ou virtuais no espaço físico que compreende a CAVE. Enquanto isso, há uma tendência crescente sobre dispositivos móveis e acessíveis HMD chegarem ao mercado de massa, o que traz oportunidades emocionantes para a investigação em realidade virtual e aplicações de entretenimento. Considerando estas duas questões, neste artigo apresentamos o sistema aCAVE (CAVE aumentada) para aplicações de entretenimento que aborda a primeira questão usando dispositivos HMD. No aCAVE, um usuário usa um HMD transparente que lhe permite interagir com outros usuários, objetos físicos e objetos virtuais enquanto vê os espaços físicos (interior da CAVE) e virtuais (o mundo virtual projetado nas paredes CAVE). Como prova de conceito, discutimos a arquitetura e a implementação de um aplicativo de teste aCAVE, que permite ao usuário navegar sob um mar simulado e interagir com peixes virtuais. Muitos dispositivos foram desenvolvidos para permitir uma melhor imersão dos usuários. Na aCAVE, vemos um exemplo que é possível juntar certos dispositivos, comumente usados em realidade virtual, para proporcionar uma melhor imersão ao usuário. Embora este sistema tenha como objetivo colocar uma pessoa em um ambiente virtual, a conexão é feita de forma passiva, onde a pessoa tem a capacidade de se sentir dentro do ambiente virtual, percorrê-lo e olhar em volta, recebendo todas as informações, mas não interferindo nisso. Para testar as melhorias propostas, implementamos uma aplicação aCAVE integrada com a braçadeira MYO, na qual o usuário participa de uma partida de voleibol."CAVE systems have been around virtual reality for quite some time. These systems immerse users in a cube-like environment where images are projected into its walls. Usually, in these systems interaction occurs only in the virtual space -- there is no interaction with virtual or physical objects in the physical space that comprises the CAVE. Meanwhile, there is a growing trend about mobile and accessible HMD devices arriving at the mass market, which brings exciting opportunities for research in virtual reality and entertainment applications. Considering these two issues, in this paper we present the aCAVE system (augmented CAVE) for entertainment applications that addresses the first issue by using HMD devices. In aCAVE, a user wears a see-through HMD that enables him/her to interact with other users, physical objects, and virtual objects while seeing the physical (CAVE interior) and virtual spaces (the virtual world projected in the CAVE walls). As a proof of concept we discuss the architecture and implementation of a testbed aCAVE application, which enables the user to navigate under a simulated sea and interact with virtual fishes. Many devices have been developed to allow a better user immersion. In aCAVE, we see an example that is possible to join certain devices, commonly used in virtual reality, to provide a better immersion to the user. Although this system has the goal to place a person in a virtual environment, the connection is made in a passive way, where the person has the ability to feel inside a virtual environment, walk through it and look around it, receiving all the information but not interfering in it. In order to test the proposed improvements we implemented an aCAVE application integrated with the MYO Armband, where the user participates of a volleyball match.Gonzales Clua, Esteban WalterGonzales Clua, Esteban WalterValente, Luis PauloPorcino, ThiagoMarques Júnior, Elias Lawrence2018-01-17T12:42:34Z2018-01-17T12:42:34Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/5520http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessengreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-10T20:06:45Zoai:app.uff.br:1/5520Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-09-10T20:06:45Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv aCAVE: augmented CAVEs for entertainment applications
title aCAVE: augmented CAVEs for entertainment applications
spellingShingle aCAVE: augmented CAVEs for entertainment applications
Marques Júnior, Elias Lawrence
Realidade aumentada
aCAVE
Realidade virtual
Entretenimento
Captura de movimentos
Realidade virtual
Interface de usuário (Sistema de computador)
Augmented reality
aCAVE
Virtual reality
Entertainment
Capture of movements
title_short aCAVE: augmented CAVEs for entertainment applications
title_full aCAVE: augmented CAVEs for entertainment applications
title_fullStr aCAVE: augmented CAVEs for entertainment applications
title_full_unstemmed aCAVE: augmented CAVEs for entertainment applications
title_sort aCAVE: augmented CAVEs for entertainment applications
author Marques Júnior, Elias Lawrence
author_facet Marques Júnior, Elias Lawrence
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonzales Clua, Esteban Walter
Gonzales Clua, Esteban Walter
Valente, Luis Paulo
Porcino, Thiago
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques Júnior, Elias Lawrence
dc.subject.por.fl_str_mv Realidade aumentada
aCAVE
Realidade virtual
Entretenimento
Captura de movimentos
Realidade virtual
Interface de usuário (Sistema de computador)
Augmented reality
aCAVE
Virtual reality
Entertainment
Capture of movements
topic Realidade aumentada
aCAVE
Realidade virtual
Entretenimento
Captura de movimentos
Realidade virtual
Interface de usuário (Sistema de computador)
Augmented reality
aCAVE
Virtual reality
Entertainment
Capture of movements
description Os sistemas CAVE têm sido usado por soluções de realidade virtual por algum tempo. Estes sistemas mergulham os usuários em um ambiente onde as imagens são projetadas em suas paredes. Normalmente, nesses sistemas a interação ocorre apenas no espaço virtual - não há interação com objetos físicos ou virtuais no espaço físico que compreende a CAVE. Enquanto isso, há uma tendência crescente sobre dispositivos móveis e acessíveis HMD chegarem ao mercado de massa, o que traz oportunidades emocionantes para a investigação em realidade virtual e aplicações de entretenimento. Considerando estas duas questões, neste artigo apresentamos o sistema aCAVE (CAVE aumentada) para aplicações de entretenimento que aborda a primeira questão usando dispositivos HMD. No aCAVE, um usuário usa um HMD transparente que lhe permite interagir com outros usuários, objetos físicos e objetos virtuais enquanto vê os espaços físicos (interior da CAVE) e virtuais (o mundo virtual projetado nas paredes CAVE). Como prova de conceito, discutimos a arquitetura e a implementação de um aplicativo de teste aCAVE, que permite ao usuário navegar sob um mar simulado e interagir com peixes virtuais. Muitos dispositivos foram desenvolvidos para permitir uma melhor imersão dos usuários. Na aCAVE, vemos um exemplo que é possível juntar certos dispositivos, comumente usados em realidade virtual, para proporcionar uma melhor imersão ao usuário. Embora este sistema tenha como objetivo colocar uma pessoa em um ambiente virtual, a conexão é feita de forma passiva, onde a pessoa tem a capacidade de se sentir dentro do ambiente virtual, percorrê-lo e olhar em volta, recebendo todas as informações, mas não interferindo nisso. Para testar as melhorias propostas, implementamos uma aplicação aCAVE integrada com a braçadeira MYO, na qual o usuário participa de uma partida de voleibol."
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-17T12:42:34Z
2018-01-17T12:42:34Z
2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/5520
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/5520
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797044677719883776