aCAVE: augmented CAVEs for entertainment applications
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/5520 |
Resumo: | Os sistemas CAVE têm sido usado por soluções de realidade virtual por algum tempo. Estes sistemas mergulham os usuários em um ambiente onde as imagens são projetadas em suas paredes. Normalmente, nesses sistemas a interação ocorre apenas no espaço virtual - não há interação com objetos físicos ou virtuais no espaço físico que compreende a CAVE. Enquanto isso, há uma tendência crescente sobre dispositivos móveis e acessíveis HMD chegarem ao mercado de massa, o que traz oportunidades emocionantes para a investigação em realidade virtual e aplicações de entretenimento. Considerando estas duas questões, neste artigo apresentamos o sistema aCAVE (CAVE aumentada) para aplicações de entretenimento que aborda a primeira questão usando dispositivos HMD. No aCAVE, um usuário usa um HMD transparente que lhe permite interagir com outros usuários, objetos físicos e objetos virtuais enquanto vê os espaços físicos (interior da CAVE) e virtuais (o mundo virtual projetado nas paredes CAVE). Como prova de conceito, discutimos a arquitetura e a implementação de um aplicativo de teste aCAVE, que permite ao usuário navegar sob um mar simulado e interagir com peixes virtuais. Muitos dispositivos foram desenvolvidos para permitir uma melhor imersão dos usuários. Na aCAVE, vemos um exemplo que é possível juntar certos dispositivos, comumente usados em realidade virtual, para proporcionar uma melhor imersão ao usuário. Embora este sistema tenha como objetivo colocar uma pessoa em um ambiente virtual, a conexão é feita de forma passiva, onde a pessoa tem a capacidade de se sentir dentro do ambiente virtual, percorrê-lo e olhar em volta, recebendo todas as informações, mas não interferindo nisso. Para testar as melhorias propostas, implementamos uma aplicação aCAVE integrada com a braçadeira MYO, na qual o usuário participa de uma partida de voleibol." |
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