O movimento CTS e o ensino de Física
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/26381 |
Resumo: | Considerando as repentinas mudanças ocorridas no meio educacional por conta da pandemia do novo coronavírus, o presente estudo teve como objetivo analisar as adaptações empregadas no Ensino Experimental de Física em uma Instituição de Educação Superior (USU – Universidade Santa Úrsula) – Botafogo – RJ, durante o emprego do Ensino Remoto Emergencial, em comparação ao Ensino Tradicional Presencial. Visando alcançar o objetivo proposto, realizou-se uma revisão bibliográfica acerca dos principais aspectos envolvendo o movimento CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) e o ensino. Além disso, foram comparadas as atividades adotadas nas disciplinas de Física Experimental I e Física Experimental II dos cursos de Engenharia da Universidade Santa Úrsula – Botafogo, Rio de Janeiro/RJ nos períodos antes e durante a pandemia, e foram realizadas entrevistas com 4 (quatro) diferentes professores da Universidade Santa Úrsula. Por meio da metodologia adotada, tornou-se possível identificar que foram realizadas modificações nos conteúdos e nos experimentos empregados nas disciplinas e que, apesar disso, a aceitação dos estudantes foi positiva. Cabe destacar, também, que os professores entrevistados consideram que o futuro da educação no âmbito do ensino superior tende a caminhar para a realização de atividades híbridas. |
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