Ortotanásia: a percepção dos formandos de enfermagem quanto à temática. uma abordagem fenomenológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Renata Daniele de Oliveira Lourenço
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7227
Resumo: A graduação dá grande ênfase a formar profissionais de enfermagem para a manutenção da saúde e cura de doenças, formando uma visão curativista e dicotomizada do indivíduo, apesar de as diretrizes curriculares pautarem que esses devem ser profissionais com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. A ortotanásia (“morte correta”) objetiva a não intervenção no desenvolvimento natural da morte quando essa é iminente e inevitável, ou seja, um cuidado para que o indivíduo encontre uma morte com o mínimo de sofrimento possível, garantindo sua dignidade. A pesquisa tem por objetivos: Desvelar qual é a percepção dos formandos de enfermagem quanto à sua formação acadêmica diante da temática ortotanásia; descrever a percepção dos formandos quanto à sua formação para vivenciar a prática de ortotanásia e o significado dessa para eles e desenvolver junto aos formandos de enfermagem, a partir de suas contribuições, um material didático e institucional voltado à formação e instrução de novos formandos sobre a temática. Trata-se de uma pesquisa fenomenológica qualitativa, realizada com acadêmicos do último ano da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, após aprovação pelo Comitê de Ética sob o número 1.850.413. Foram realizadas 23 entrevistas fenomenológicas norteadas por um roteiro de perguntas abertas, cujos dados foram analisados à luz de Merleau-Ponty e tratados através da proposta metodológica de Amedeo Giorgi. Após a análise dos dados foram estruturados os grupos de conhecimento “Minha Formação Acadêmica” e “Cuidado com a Morte não com o Morrer”, demonstrando que os acadêmicos têm a percepção de uma formação deficiente no que diz respeito à temática de ortotanásia e ao preparo para vivenciar o processo de morte, o que interfere na concepção quanto à prática de ortotanásia. A inclusão da temática de forma transversal durante o curso e a utilização de meios audiovisuais foram os principais apontamentos como possível produto para a abordagem acadêmica dessa temática. Perante tais dados percebe-se a necessidade com urgência de uma grande difusão sobre a temática de ortotanásia no meio acadêmico, assim como a preparação dos alunos de enfermagem para vivenciar o processo da finitude humana, sendo assim capazes de entender todas as suas fases e atuando em cada uma delas, respeitando as necessidades e a dignidade de seus pacientes de forma humana e capacitada. Foi estruturada, como produto desta pesquisa, uma aula sobre a temática da ortotanásia para aplicabilidade junto a grupos multiprofissionais da área de saúde, assim como um folder explicativo. Tais produtos já foram aplicados na forma prática junto a acadêmicos de enfermagem da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa e à equipe multiprofissional de um hospital público de Campos dos Goytacazes
id UFF-2_305e0637d44d52a1c7604e7fbcdebf53
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/7227
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Ortotanásia: a percepção dos formandos de enfermagem quanto à temática. uma abordagem fenomenológicaOrtotanásiaCuidados paliativosFenomenologiaEnfermagemMorteEnfermagemCuidados PaliativosMorteOrthothanasiaPalliative CarePhenomenologyNursingDeathA graduação dá grande ênfase a formar profissionais de enfermagem para a manutenção da saúde e cura de doenças, formando uma visão curativista e dicotomizada do indivíduo, apesar de as diretrizes curriculares pautarem que esses devem ser profissionais com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. A ortotanásia (“morte correta”) objetiva a não intervenção no desenvolvimento natural da morte quando essa é iminente e inevitável, ou seja, um cuidado para que o indivíduo encontre uma morte com o mínimo de sofrimento possível, garantindo sua dignidade. A pesquisa tem por objetivos: Desvelar qual é a percepção dos formandos de enfermagem quanto à sua formação acadêmica diante da temática ortotanásia; descrever a percepção dos formandos quanto à sua formação para vivenciar a prática de ortotanásia e o significado dessa para eles e desenvolver junto aos formandos de enfermagem, a partir de suas contribuições, um material didático e institucional voltado à formação e instrução de novos formandos sobre a temática. Trata-se de uma pesquisa fenomenológica qualitativa, realizada com acadêmicos do último ano da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, após aprovação pelo Comitê de Ética sob o número 1.850.413. Foram realizadas 23 entrevistas fenomenológicas norteadas por um roteiro de perguntas abertas, cujos dados foram analisados à luz de Merleau-Ponty e tratados através da proposta metodológica de Amedeo Giorgi. Após a análise dos dados foram estruturados os grupos de conhecimento “Minha Formação Acadêmica” e “Cuidado com a Morte não com o Morrer”, demonstrando que os acadêmicos têm a percepção de uma formação deficiente no que diz respeito à temática de ortotanásia e ao preparo para vivenciar o processo de morte, o que interfere na concepção quanto à prática de ortotanásia. A inclusão da temática de forma transversal durante o curso e a utilização de meios audiovisuais foram os principais apontamentos como possível produto para a abordagem acadêmica dessa temática. Perante tais dados percebe-se a necessidade com urgência de uma grande difusão sobre a temática de ortotanásia no meio acadêmico, assim como a preparação dos alunos de enfermagem para vivenciar o processo da finitude humana, sendo assim capazes de entender todas as suas fases e atuando em cada uma delas, respeitando as necessidades e a dignidade de seus pacientes de forma humana e capacitada. Foi estruturada, como produto desta pesquisa, uma aula sobre a temática da ortotanásia para aplicabilidade junto a grupos multiprofissionais da área de saúde, assim como um folder explicativo. Tais produtos já foram aplicados na forma prática junto a acadêmicos de enfermagem da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa e à equipe multiprofissional de um hospital público de Campos dos GoytacazesGraduation places great emphasis on training nursing professionals to maintain health and cure diseases, forming a curative and dichotomized view of the individual, even though curricular guidelines indicate that they should be professionals with a generalist, humanistic, critical and reflective background. Orthothanasia ("normal death") aims at not intervening in the natural course of death when it is imminent and inevitable, meaning care for the individual to die with as little suffering as possible, ensuring their dignity. This research aims to: 1) unveil the perceptions of nursing graduates with regard to their academic training on orthothanasia; 2) describe the perceptions of trainees as to their training experience on the practice of orthothanasia and its meaning to them; and 3) based on their contributions, to develop with the nursing trainees didactic and institutional material aimed at the training and instruction of new trainees on this theme. This study represents qualitative phenomenological research carried out with final year scholars of the Aurora do Afonso Costa Nursing School, with the approval of its Ethics Committee (Nº. 1.850.413). Twenty-three phenomenological interviews were conducted involving a series of open questions, the responses to which were analyzed in accordance with Merleau-Ponty and the methodological approach of Amedeo Giorgi. After analyzing the data, the knowledge groups "My Academic Training" and "Beware of Death not Dying" were structured, which demonstrated that trainees have a perception of poor training regarding the topic of orthopathy and their preparation for experiencing the death process, which interferes with the concept of practicing orthothanasia. Inclusion of this theme transversally during courses and the use of audiovisual media were the principle suggestions for academically approaching this topic. In view of these data, greater diffusion of the topic of orthothanasia in the academic milieu is urgently needed, as is preparation of nursing trainees to experience the human death process, helping them to understand all its phases and how to act in each of them and to respect the needs and dignity of their patients in a humane and professional way. Arising from this research, a class on orthothanasia was conducted for multiprofessional groups in the health area and an explanatory folder was prepared. Such teaching aids have already been provided in practical form to nursing academics from the Aurora do Afonso Costa Nursing School and the multiprofessional team of a public hospital in Campos dos GoytacazesSilva, Rose Mary Costa Rosa AndradeRosas, Ann Mary Machado Tinoco FeitosaPereira, Eliane RamosMartins, Aline Miranda da FosencaCorvino, Marcos Paulo FonsecaPereira, Eliane RamosSimões, Renata Daniele de Oliveira Lourenço2018-08-27T17:58:02Z2018-08-27T17:58:02Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSIMÕES, Renata Daniele de Oliveira Lourenço. Ortotanásia: a percepção dos formandos de enfermagem quanto à temática. uma abordagem fenomenológica. 2017. 105 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.https://app.uff.br/riuff/handle/1/7227openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-06T03:57:46Zoai:app.uff.br:1/7227Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-09-06T03:57:46Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Ortotanásia: a percepção dos formandos de enfermagem quanto à temática. uma abordagem fenomenológica
title Ortotanásia: a percepção dos formandos de enfermagem quanto à temática. uma abordagem fenomenológica
spellingShingle Ortotanásia: a percepção dos formandos de enfermagem quanto à temática. uma abordagem fenomenológica
Simões, Renata Daniele de Oliveira Lourenço
Ortotanásia
Cuidados paliativos
Fenomenologia
Enfermagem
Morte
Enfermagem
Cuidados Paliativos
Morte
Orthothanasia
Palliative Care
Phenomenology
Nursing
Death
title_short Ortotanásia: a percepção dos formandos de enfermagem quanto à temática. uma abordagem fenomenológica
title_full Ortotanásia: a percepção dos formandos de enfermagem quanto à temática. uma abordagem fenomenológica
title_fullStr Ortotanásia: a percepção dos formandos de enfermagem quanto à temática. uma abordagem fenomenológica
title_full_unstemmed Ortotanásia: a percepção dos formandos de enfermagem quanto à temática. uma abordagem fenomenológica
title_sort Ortotanásia: a percepção dos formandos de enfermagem quanto à temática. uma abordagem fenomenológica
author Simões, Renata Daniele de Oliveira Lourenço
author_facet Simões, Renata Daniele de Oliveira Lourenço
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Rose Mary Costa Rosa Andrade
Rosas, Ann Mary Machado Tinoco Feitosa
Pereira, Eliane Ramos
Martins, Aline Miranda da Fosenca
Corvino, Marcos Paulo Fonseca
Pereira, Eliane Ramos
dc.contributor.author.fl_str_mv Simões, Renata Daniele de Oliveira Lourenço
dc.subject.por.fl_str_mv Ortotanásia
Cuidados paliativos
Fenomenologia
Enfermagem
Morte
Enfermagem
Cuidados Paliativos
Morte
Orthothanasia
Palliative Care
Phenomenology
Nursing
Death
topic Ortotanásia
Cuidados paliativos
Fenomenologia
Enfermagem
Morte
Enfermagem
Cuidados Paliativos
Morte
Orthothanasia
Palliative Care
Phenomenology
Nursing
Death
description A graduação dá grande ênfase a formar profissionais de enfermagem para a manutenção da saúde e cura de doenças, formando uma visão curativista e dicotomizada do indivíduo, apesar de as diretrizes curriculares pautarem que esses devem ser profissionais com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. A ortotanásia (“morte correta”) objetiva a não intervenção no desenvolvimento natural da morte quando essa é iminente e inevitável, ou seja, um cuidado para que o indivíduo encontre uma morte com o mínimo de sofrimento possível, garantindo sua dignidade. A pesquisa tem por objetivos: Desvelar qual é a percepção dos formandos de enfermagem quanto à sua formação acadêmica diante da temática ortotanásia; descrever a percepção dos formandos quanto à sua formação para vivenciar a prática de ortotanásia e o significado dessa para eles e desenvolver junto aos formandos de enfermagem, a partir de suas contribuições, um material didático e institucional voltado à formação e instrução de novos formandos sobre a temática. Trata-se de uma pesquisa fenomenológica qualitativa, realizada com acadêmicos do último ano da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, após aprovação pelo Comitê de Ética sob o número 1.850.413. Foram realizadas 23 entrevistas fenomenológicas norteadas por um roteiro de perguntas abertas, cujos dados foram analisados à luz de Merleau-Ponty e tratados através da proposta metodológica de Amedeo Giorgi. Após a análise dos dados foram estruturados os grupos de conhecimento “Minha Formação Acadêmica” e “Cuidado com a Morte não com o Morrer”, demonstrando que os acadêmicos têm a percepção de uma formação deficiente no que diz respeito à temática de ortotanásia e ao preparo para vivenciar o processo de morte, o que interfere na concepção quanto à prática de ortotanásia. A inclusão da temática de forma transversal durante o curso e a utilização de meios audiovisuais foram os principais apontamentos como possível produto para a abordagem acadêmica dessa temática. Perante tais dados percebe-se a necessidade com urgência de uma grande difusão sobre a temática de ortotanásia no meio acadêmico, assim como a preparação dos alunos de enfermagem para vivenciar o processo da finitude humana, sendo assim capazes de entender todas as suas fases e atuando em cada uma delas, respeitando as necessidades e a dignidade de seus pacientes de forma humana e capacitada. Foi estruturada, como produto desta pesquisa, uma aula sobre a temática da ortotanásia para aplicabilidade junto a grupos multiprofissionais da área de saúde, assim como um folder explicativo. Tais produtos já foram aplicados na forma prática junto a acadêmicos de enfermagem da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa e à equipe multiprofissional de um hospital público de Campos dos Goytacazes
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-08-27T17:58:02Z
2018-08-27T17:58:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SIMÕES, Renata Daniele de Oliveira Lourenço. Ortotanásia: a percepção dos formandos de enfermagem quanto à temática. uma abordagem fenomenológica. 2017. 105 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/7227
identifier_str_mv SIMÕES, Renata Daniele de Oliveira Lourenço. Ortotanásia: a percepção dos formandos de enfermagem quanto à temática. uma abordagem fenomenológica. 2017. 105 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/7227
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797044633004408832