Ensino de física inclusivo: produção de vídeos com e para alunos deficientes auditivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assis, Leandro Santos de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6310
Resumo: A partir de uma breve retrospectiva sobre a educação especial no Brasil, procuramos demonstrar que a consolidação dos pressupostos da educação inclusiva tem forte correlação com mudanças de atitude, por parte da sociedade, da escola e dos professores, frente às diferenças individuais. Em outras palavras, não basta que os sujeitos com necessidades educacionais especiais (NEE) tenham garantido o direito ao acesso e à permanência na escola regular. Percebemos que muito há de ser feito em prol da inclusão e, consequentemente de uma educação de qualidade para todos. Nesse sentido, apresentamos uma forma de abordagem para conteúdos de Física na perspectiva da inclusão de aluno(a)s surdo(a)s ou com baixa audição, com ênfase na produção e uso de vídeos didáticos com legenda na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). A fim de ilustrar a abordagem metodológica proposta, analisamos a implementação de uma atividade de ensino sobre condutores e isolantes elétricos que, dentre outros resultados, possibilitou a edição de um vídeo didático com legenda em LIBRAS sobre o conteúdo físico mencionado. Por fim, tecemos alguns comentários que levam à confirmação da viabilidade de um ensino que assegure a inclusão de aluno(a)s surdo(a)s nas classes comuns do ensino regular
id UFF-2_3675de73ca14f9f95955bfdc7dbec68d
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/6310
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Ensino de física inclusivo: produção de vídeos com e para alunos deficientes auditivosEducação inclusivaEnsino de físicaVídeos com legenda em LIBRASEnsino de físicaEducação inclusivaVídeo digitalLibrasInclusive educationPhysics teachingVideos with Libras subtitlesA partir de uma breve retrospectiva sobre a educação especial no Brasil, procuramos demonstrar que a consolidação dos pressupostos da educação inclusiva tem forte correlação com mudanças de atitude, por parte da sociedade, da escola e dos professores, frente às diferenças individuais. Em outras palavras, não basta que os sujeitos com necessidades educacionais especiais (NEE) tenham garantido o direito ao acesso e à permanência na escola regular. Percebemos que muito há de ser feito em prol da inclusão e, consequentemente de uma educação de qualidade para todos. Nesse sentido, apresentamos uma forma de abordagem para conteúdos de Física na perspectiva da inclusão de aluno(a)s surdo(a)s ou com baixa audição, com ênfase na produção e uso de vídeos didáticos com legenda na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). A fim de ilustrar a abordagem metodológica proposta, analisamos a implementação de uma atividade de ensino sobre condutores e isolantes elétricos que, dentre outros resultados, possibilitou a edição de um vídeo didático com legenda em LIBRAS sobre o conteúdo físico mencionado. Por fim, tecemos alguns comentários que levam à confirmação da viabilidade de um ensino que assegure a inclusão de aluno(a)s surdo(a)s nas classes comuns do ensino regularFrom a brief retrospective on special education in Brazil, we intend to demonstrate that the consolidation of the presuppositions about inclusive education is strongly correlated with attitude changes by society, school and teachers, compared to individual differences. In other words, it is not enough that individuals with special educational needs (SEN) have guaranteed the right to access and stay in regular school. We realize that there is much to be done in behalf of inclusion and consequently of education with quality for all. Accordingly, we present a way of approaching physics contents in perspective of including a deaf or low hearing student, with an emphasis on production and use of instructional videos with subtitles in Brazilian Sign Language (LIBRAS). In order to illustrate the proposed methodological approach, we analyze the implementation of a learning activity on electrical conductors and insulators which, among other results, made possible the publication of a teaching video with subtitles in LIBRAS about the physical contents mentioned above. Finally, we make some comments that lead to the confirmation of the viability of an education that ensures the inclusion of deaf students in regular school classesAlmeida, Lucia Cruz deCosta, IsaOliveira, Wanda da Conceição deAssis, Leandro Santos de2018-04-17T20:49:23Z2018-04-17T20:49:23Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6310http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-09T17:38:08Zoai:app.uff.br:1/6310Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-11-09T17:38:08Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de física inclusivo: produção de vídeos com e para alunos deficientes auditivos
title Ensino de física inclusivo: produção de vídeos com e para alunos deficientes auditivos
spellingShingle Ensino de física inclusivo: produção de vídeos com e para alunos deficientes auditivos
Assis, Leandro Santos de
Educação inclusiva
Ensino de física
Vídeos com legenda em LIBRAS
Ensino de física
Educação inclusiva
Vídeo digital
Libras
Inclusive education
Physics teaching
Videos with Libras subtitles
title_short Ensino de física inclusivo: produção de vídeos com e para alunos deficientes auditivos
title_full Ensino de física inclusivo: produção de vídeos com e para alunos deficientes auditivos
title_fullStr Ensino de física inclusivo: produção de vídeos com e para alunos deficientes auditivos
title_full_unstemmed Ensino de física inclusivo: produção de vídeos com e para alunos deficientes auditivos
title_sort Ensino de física inclusivo: produção de vídeos com e para alunos deficientes auditivos
author Assis, Leandro Santos de
author_facet Assis, Leandro Santos de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Lucia Cruz de
Costa, Isa
Oliveira, Wanda da Conceição de
dc.contributor.author.fl_str_mv Assis, Leandro Santos de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Ensino de física
Vídeos com legenda em LIBRAS
Ensino de física
Educação inclusiva
Vídeo digital
Libras
Inclusive education
Physics teaching
Videos with Libras subtitles
topic Educação inclusiva
Ensino de física
Vídeos com legenda em LIBRAS
Ensino de física
Educação inclusiva
Vídeo digital
Libras
Inclusive education
Physics teaching
Videos with Libras subtitles
description A partir de uma breve retrospectiva sobre a educação especial no Brasil, procuramos demonstrar que a consolidação dos pressupostos da educação inclusiva tem forte correlação com mudanças de atitude, por parte da sociedade, da escola e dos professores, frente às diferenças individuais. Em outras palavras, não basta que os sujeitos com necessidades educacionais especiais (NEE) tenham garantido o direito ao acesso e à permanência na escola regular. Percebemos que muito há de ser feito em prol da inclusão e, consequentemente de uma educação de qualidade para todos. Nesse sentido, apresentamos uma forma de abordagem para conteúdos de Física na perspectiva da inclusão de aluno(a)s surdo(a)s ou com baixa audição, com ênfase na produção e uso de vídeos didáticos com legenda na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). A fim de ilustrar a abordagem metodológica proposta, analisamos a implementação de uma atividade de ensino sobre condutores e isolantes elétricos que, dentre outros resultados, possibilitou a edição de um vídeo didático com legenda em LIBRAS sobre o conteúdo físico mencionado. Por fim, tecemos alguns comentários que levam à confirmação da viabilidade de um ensino que assegure a inclusão de aluno(a)s surdo(a)s nas classes comuns do ensino regular
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2018-04-17T20:49:23Z
2018-04-17T20:49:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/6310
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/6310
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797044716634636288