Propostas de atividades de trigonometria através da modelagem matemática
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2021 |
Format: | Bachelor thesis |
Language: | por |
Source: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Download full: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25458 |
Summary: | Ensinar trigonometria é mais um dos grandes desafios dos professores que lecionam matemática no ensino básico, já que seu estudo está comumente associado à memorização de fórmulas, a exercícios sem significado e ao desinteresse dos estudantes. Este trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Matemática tem o objetivo de propor o uso da Modelagem Matemática como metodologia de ensino para a trigonometria através de três atividades. Vamos também apresentar algumas concepções sobre a Modelagem Matemática de autores renomados da área, bem como reflexões sobre o ensino da trigonometria, além de um breve relato histórico sobre o tema. Baseando-se em documentos oficiais que nos orientam na apresentação deste conteúdo, as atividades foram desenvolvidas para serem usadas com estudantes do Ensino Médio, os quais devem estar preparados para o exame do ENEM ao final de sua vida escolar. Como conclusão do trabalho, percebemos a relevância da inserção da modelagem como estratégia de ensino no Ensino Básico que, apesar das dificuldades para a sua implementação, pode proporcionar ao estudante, além da aquisição de conteúdos matemáticos, possibilidades de torná-lo um cidadão mais crítico e reflexivo |
id |
UFF-2_373271272a36fb3034521b9719b4e6d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/25458 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Propostas de atividades de trigonometria através da modelagem matemáticaModelagem matemáticaTrigonometriaEnsino de matemáticaEnsino de matemáticaTrigonometriaMathematical modelingTrigonometryMathematics teachingEnsinar trigonometria é mais um dos grandes desafios dos professores que lecionam matemática no ensino básico, já que seu estudo está comumente associado à memorização de fórmulas, a exercícios sem significado e ao desinteresse dos estudantes. Este trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Matemática tem o objetivo de propor o uso da Modelagem Matemática como metodologia de ensino para a trigonometria através de três atividades. Vamos também apresentar algumas concepções sobre a Modelagem Matemática de autores renomados da área, bem como reflexões sobre o ensino da trigonometria, além de um breve relato histórico sobre o tema. Baseando-se em documentos oficiais que nos orientam na apresentação deste conteúdo, as atividades foram desenvolvidas para serem usadas com estudantes do Ensino Médio, os quais devem estar preparados para o exame do ENEM ao final de sua vida escolar. Como conclusão do trabalho, percebemos a relevância da inserção da modelagem como estratégia de ensino no Ensino Básico que, apesar das dificuldades para a sua implementação, pode proporcionar ao estudante, além da aquisição de conteúdos matemáticos, possibilidades de torná-lo um cidadão mais crítico e reflexivoTeaching trigonometry is one of the greatest challenges for teachers who teach mathematics in basic education, since their study is commonly associated with memorizing formulas, meaningless exercises and students' lack of interest. This final work on the mathematics degree course aims to propose the use of mathematical modeling as a teaching methodology for trigonometry through three activities. We will also present some conceptions on mathematical modeling by renowned authors in the area, as well as reflections on the teaching of trigonometry, in addition to a brief historical report on the subject. Based on official documents that guide us in the presentation of this content, the activities were developed to be used with high school students, who must be prepared for the ENEM exam at the end of their school life. As a conclusion of the work, we reeducation that, despite the difficulties for its implementation, can provide the student, in addition to the acquisition of mathematical content, possibilities to make him a more critical citizen and reflective62 f.Crissaff, Lhaylla dos SantosAbdon, Miriam Del MilagroDutra, Magda Kimico KaibaraGomes, Ana Paula Heredia de Oliveira2022-06-28T16:04:04Z2022-06-28T16:04:04Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfGOMES, Ana Paula Heredia de Oliveria Gomes. Propostas de atividades de trigonometria através da modelagem matemática. 2021. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.http://app.uff.br/riuff/handle/1/25458Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-26T23:22:42Zoai:app.uff.br:1/25458Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-01-26T23:22:42Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Propostas de atividades de trigonometria através da modelagem matemática |
title |
Propostas de atividades de trigonometria através da modelagem matemática |
spellingShingle |
Propostas de atividades de trigonometria através da modelagem matemática Gomes, Ana Paula Heredia de Oliveira Modelagem matemática Trigonometria Ensino de matemática Ensino de matemática Trigonometria Mathematical modeling Trigonometry Mathematics teaching |
title_short |
Propostas de atividades de trigonometria através da modelagem matemática |
title_full |
Propostas de atividades de trigonometria através da modelagem matemática |
title_fullStr |
Propostas de atividades de trigonometria através da modelagem matemática |
title_full_unstemmed |
Propostas de atividades de trigonometria através da modelagem matemática |
title_sort |
Propostas de atividades de trigonometria através da modelagem matemática |
author |
Gomes, Ana Paula Heredia de Oliveira |
author_facet |
Gomes, Ana Paula Heredia de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Crissaff, Lhaylla dos Santos Abdon, Miriam Del Milagro Dutra, Magda Kimico Kaibara |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Ana Paula Heredia de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modelagem matemática Trigonometria Ensino de matemática Ensino de matemática Trigonometria Mathematical modeling Trigonometry Mathematics teaching |
topic |
Modelagem matemática Trigonometria Ensino de matemática Ensino de matemática Trigonometria Mathematical modeling Trigonometry Mathematics teaching |
description |
Ensinar trigonometria é mais um dos grandes desafios dos professores que lecionam matemática no ensino básico, já que seu estudo está comumente associado à memorização de fórmulas, a exercícios sem significado e ao desinteresse dos estudantes. Este trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Matemática tem o objetivo de propor o uso da Modelagem Matemática como metodologia de ensino para a trigonometria através de três atividades. Vamos também apresentar algumas concepções sobre a Modelagem Matemática de autores renomados da área, bem como reflexões sobre o ensino da trigonometria, além de um breve relato histórico sobre o tema. Baseando-se em documentos oficiais que nos orientam na apresentação deste conteúdo, as atividades foram desenvolvidas para serem usadas com estudantes do Ensino Médio, os quais devem estar preparados para o exame do ENEM ao final de sua vida escolar. Como conclusão do trabalho, percebemos a relevância da inserção da modelagem como estratégia de ensino no Ensino Básico que, apesar das dificuldades para a sua implementação, pode proporcionar ao estudante, além da aquisição de conteúdos matemáticos, possibilidades de torná-lo um cidadão mais crítico e reflexivo |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2022-06-28T16:04:04Z 2022-06-28T16:04:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GOMES, Ana Paula Heredia de Oliveria Gomes. Propostas de atividades de trigonometria através da modelagem matemática. 2021. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021. http://app.uff.br/riuff/handle/1/25458 Aluno de Graduação |
identifier_str_mv |
GOMES, Ana Paula Heredia de Oliveria Gomes. Propostas de atividades de trigonometria através da modelagem matemática. 2021. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021. Aluno de Graduação |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/25458 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1797044627492044800 |