Propostas de atividades de trigonometria através da modelagem matemática

Bibliographic Details
Main Author: Gomes, Ana Paula Heredia de Oliveira
Publication Date: 2021
Format: Bachelor thesis
Language: por
Source: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Download full: http://app.uff.br/riuff/handle/1/25458
Summary: Ensinar trigonometria é mais um dos grandes desafios dos professores que lecionam matemática no ensino básico, já que seu estudo está comumente associado à memorização de fórmulas, a exercícios sem significado e ao desinteresse dos estudantes. Este trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Matemática tem o objetivo de propor o uso da Modelagem Matemática como metodologia de ensino para a trigonometria através de três atividades. Vamos também apresentar algumas concepções sobre a Modelagem Matemática de autores renomados da área, bem como reflexões sobre o ensino da trigonometria, além de um breve relato histórico sobre o tema. Baseando-se em documentos oficiais que nos orientam na apresentação deste conteúdo, as atividades foram desenvolvidas para serem usadas com estudantes do Ensino Médio, os quais devem estar preparados para o exame do ENEM ao final de sua vida escolar. Como conclusão do trabalho, percebemos a relevância da inserção da modelagem como estratégia de ensino no Ensino Básico que, apesar das dificuldades para a sua implementação, pode proporcionar ao estudante, além da aquisição de conteúdos matemáticos, possibilidades de torná-lo um cidadão mais crítico e reflexivo
id UFF-2_373271272a36fb3034521b9719b4e6d7
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/25458
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Propostas de atividades de trigonometria através da modelagem matemáticaModelagem matemáticaTrigonometriaEnsino de matemáticaEnsino de matemáticaTrigonometriaMathematical modelingTrigonometryMathematics teachingEnsinar trigonometria é mais um dos grandes desafios dos professores que lecionam matemática no ensino básico, já que seu estudo está comumente associado à memorização de fórmulas, a exercícios sem significado e ao desinteresse dos estudantes. Este trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Matemática tem o objetivo de propor o uso da Modelagem Matemática como metodologia de ensino para a trigonometria através de três atividades. Vamos também apresentar algumas concepções sobre a Modelagem Matemática de autores renomados da área, bem como reflexões sobre o ensino da trigonometria, além de um breve relato histórico sobre o tema. Baseando-se em documentos oficiais que nos orientam na apresentação deste conteúdo, as atividades foram desenvolvidas para serem usadas com estudantes do Ensino Médio, os quais devem estar preparados para o exame do ENEM ao final de sua vida escolar. Como conclusão do trabalho, percebemos a relevância da inserção da modelagem como estratégia de ensino no Ensino Básico que, apesar das dificuldades para a sua implementação, pode proporcionar ao estudante, além da aquisição de conteúdos matemáticos, possibilidades de torná-lo um cidadão mais crítico e reflexivoTeaching trigonometry is one of the greatest challenges for teachers who teach mathematics in basic education, since their study is commonly associated with memorizing formulas, meaningless exercises and students' lack of interest. This final work on the mathematics degree course aims to propose the use of mathematical modeling as a teaching methodology for trigonometry through three activities. We will also present some conceptions on mathematical modeling by renowned authors in the area, as well as reflections on the teaching of trigonometry, in addition to a brief historical report on the subject. Based on official documents that guide us in the presentation of this content, the activities were developed to be used with high school students, who must be prepared for the ENEM exam at the end of their school life. As a conclusion of the work, we reeducation that, despite the difficulties for its implementation, can provide the student, in addition to the acquisition of mathematical content, possibilities to make him a more critical citizen and reflective62 f.Crissaff, Lhaylla dos SantosAbdon, Miriam Del MilagroDutra, Magda Kimico KaibaraGomes, Ana Paula Heredia de Oliveira2022-06-28T16:04:04Z2022-06-28T16:04:04Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfGOMES, Ana Paula Heredia de Oliveria Gomes. Propostas de atividades de trigonometria através da modelagem matemática. 2021. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.http://app.uff.br/riuff/handle/1/25458Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-26T23:22:42Zoai:app.uff.br:1/25458Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-01-26T23:22:42Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Propostas de atividades de trigonometria através da modelagem matemática
title Propostas de atividades de trigonometria através da modelagem matemática
spellingShingle Propostas de atividades de trigonometria através da modelagem matemática
Gomes, Ana Paula Heredia de Oliveira
Modelagem matemática
Trigonometria
Ensino de matemática
Ensino de matemática
Trigonometria
Mathematical modeling
Trigonometry
Mathematics teaching
title_short Propostas de atividades de trigonometria através da modelagem matemática
title_full Propostas de atividades de trigonometria através da modelagem matemática
title_fullStr Propostas de atividades de trigonometria através da modelagem matemática
title_full_unstemmed Propostas de atividades de trigonometria através da modelagem matemática
title_sort Propostas de atividades de trigonometria através da modelagem matemática
author Gomes, Ana Paula Heredia de Oliveira
author_facet Gomes, Ana Paula Heredia de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Crissaff, Lhaylla dos Santos
Abdon, Miriam Del Milagro
Dutra, Magda Kimico Kaibara
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Ana Paula Heredia de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Modelagem matemática
Trigonometria
Ensino de matemática
Ensino de matemática
Trigonometria
Mathematical modeling
Trigonometry
Mathematics teaching
topic Modelagem matemática
Trigonometria
Ensino de matemática
Ensino de matemática
Trigonometria
Mathematical modeling
Trigonometry
Mathematics teaching
description Ensinar trigonometria é mais um dos grandes desafios dos professores que lecionam matemática no ensino básico, já que seu estudo está comumente associado à memorização de fórmulas, a exercícios sem significado e ao desinteresse dos estudantes. Este trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Matemática tem o objetivo de propor o uso da Modelagem Matemática como metodologia de ensino para a trigonometria através de três atividades. Vamos também apresentar algumas concepções sobre a Modelagem Matemática de autores renomados da área, bem como reflexões sobre o ensino da trigonometria, além de um breve relato histórico sobre o tema. Baseando-se em documentos oficiais que nos orientam na apresentação deste conteúdo, as atividades foram desenvolvidas para serem usadas com estudantes do Ensino Médio, os quais devem estar preparados para o exame do ENEM ao final de sua vida escolar. Como conclusão do trabalho, percebemos a relevância da inserção da modelagem como estratégia de ensino no Ensino Básico que, apesar das dificuldades para a sua implementação, pode proporcionar ao estudante, além da aquisição de conteúdos matemáticos, possibilidades de torná-lo um cidadão mais crítico e reflexivo
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-06-28T16:04:04Z
2022-06-28T16:04:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GOMES, Ana Paula Heredia de Oliveria Gomes. Propostas de atividades de trigonometria através da modelagem matemática. 2021. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/25458
Aluno de Graduação
identifier_str_mv GOMES, Ana Paula Heredia de Oliveria Gomes. Propostas de atividades de trigonometria através da modelagem matemática. 2021. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
Aluno de Graduação
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/25458
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797044627492044800