Uma sequência didática sobre o tema energia nuclear: proposta de inserção de tema de Física moderna e contemporânea no Ensino Médio.
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2013 |
Format: | Bachelor thesis |
Language: | por |
Source: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Download full: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24721 |
Summary: | Este trabalho tem por finalidade apresentar uma proposta de sequência didática sobre o tema Energia Nuclear (EN) aplicada ao Ensino Médio (EM). Sua relevância está baseada na recente introdução de tópicos de Física Moderna e Contemporânea (FMC) no Currículo Mínimo do Estado do Rio de Janeiro, em 2012. Com o intento de colaborar para sanar possíveis problemas para a inserção efetiva daquela temática, foi organizada a Oficina Propostas de Ensino de Física Moderna para o Ensino Médio, onde essa sequência foi apresentada, sendo também avaliada pelos participantes da Oficina a sua aplicabilidade em sala de aula. Para tal projeto foram discutidos alguns dos documentos oficiais referentes à educação, bem como artigos de autores que pesquisam sobre o ensino de uma forma geral no Brasil e, particularmente, sobre o ensino de Física. A partir da análise e avaliação da sequência didática produzida, feitas por professores e licenciandos, participantes da Oficina, ficou constatada a viabilidade de aplicação da sequência didática elaborada. |
id |
UFF-2_482fdd0139ae82b9c4b90459654b784f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/24721 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Uma sequência didática sobre o tema energia nuclear: proposta de inserção de tema de Física moderna e contemporânea no Ensino Médio.Sequência didáticaOficina para professoresFísica moderna e contemporâneaEnsino de Energia NuclearEnsino de FísicaFísica ModernaEnergia NuclearEnsino MédioDidactic sequenceWorkshop for teachersContemporaneous and Modern PhysicsNuclear Energy TeachingEste trabalho tem por finalidade apresentar uma proposta de sequência didática sobre o tema Energia Nuclear (EN) aplicada ao Ensino Médio (EM). Sua relevância está baseada na recente introdução de tópicos de Física Moderna e Contemporânea (FMC) no Currículo Mínimo do Estado do Rio de Janeiro, em 2012. Com o intento de colaborar para sanar possíveis problemas para a inserção efetiva daquela temática, foi organizada a Oficina Propostas de Ensino de Física Moderna para o Ensino Médio, onde essa sequência foi apresentada, sendo também avaliada pelos participantes da Oficina a sua aplicabilidade em sala de aula. Para tal projeto foram discutidos alguns dos documentos oficiais referentes à educação, bem como artigos de autores que pesquisam sobre o ensino de uma forma geral no Brasil e, particularmente, sobre o ensino de Física. A partir da análise e avaliação da sequência didática produzida, feitas por professores e licenciandos, participantes da Oficina, ficou constatada a viabilidade de aplicação da sequência didática elaborada.This work has as objective to present a proposal of a didactic sequence about the theme Nuclear Energy applied to High School. Its relevance is based on the recent introduction of Modern and Contemporaneous Physics topics in the Minimum Curriculum of the Rio de Janeiro State in 2012. Having the purpose to contribute to remedy the possible problems involving the effective introduction of that set of themes, it was organized the Workshop Proposals of Teaching Modern Physics in High School, where this sequence was presented, also being analyzed by the Workshop participants its application in classroom. To reach this project, the official documents related to education were discussed, as well as papers whose authors research about teaching in general in Brasil, and, particularly, about Physics teaching. From the analysis and evaluation of the produced didactic sequence, made by teachers and Physics teaching majors, participants of the Workshop, it was verified the viability of application of the elaborated didactic sequence.60f.Universidade Federal FluminenseNiteróiCosta, IsaCosta, IsaAlmeida, Lucia da Cruz deMansur, Newton Luiz PiresCosta, IsaCosta, IsaAlmeida, Lucia da Cruz deMansur, Newton Luis PiresGomes, Renata Lopes Saleme do Valle2022-03-11T19:36:59Z2022-03-11T19:36:59Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentGOMES, Renata Lopes Saleme do Valle. Uma sequência didática sobre o tema energia nuclear: proposta de inserção de tema de Física moderna e contemporânea no Ensino Médio. 2013. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2013.http://app.uff.br/riuff/handle/1/24721Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-03-11T19:37:02Zoai:app.uff.br:1/24721Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-03-11T19:37:02Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma sequência didática sobre o tema energia nuclear: proposta de inserção de tema de Física moderna e contemporânea no Ensino Médio. |
title |
Uma sequência didática sobre o tema energia nuclear: proposta de inserção de tema de Física moderna e contemporânea no Ensino Médio. |
spellingShingle |
Uma sequência didática sobre o tema energia nuclear: proposta de inserção de tema de Física moderna e contemporânea no Ensino Médio. Gomes, Renata Lopes Saleme do Valle Sequência didática Oficina para professores Física moderna e contemporânea Ensino de Energia Nuclear Ensino de Física Física Moderna Energia Nuclear Ensino Médio Didactic sequence Workshop for teachers Contemporaneous and Modern Physics Nuclear Energy Teaching |
title_short |
Uma sequência didática sobre o tema energia nuclear: proposta de inserção de tema de Física moderna e contemporânea no Ensino Médio. |
title_full |
Uma sequência didática sobre o tema energia nuclear: proposta de inserção de tema de Física moderna e contemporânea no Ensino Médio. |
title_fullStr |
Uma sequência didática sobre o tema energia nuclear: proposta de inserção de tema de Física moderna e contemporânea no Ensino Médio. |
title_full_unstemmed |
Uma sequência didática sobre o tema energia nuclear: proposta de inserção de tema de Física moderna e contemporânea no Ensino Médio. |
title_sort |
Uma sequência didática sobre o tema energia nuclear: proposta de inserção de tema de Física moderna e contemporânea no Ensino Médio. |
author |
Gomes, Renata Lopes Saleme do Valle |
author_facet |
Gomes, Renata Lopes Saleme do Valle |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Costa, Isa Costa, Isa Almeida, Lucia da Cruz de Mansur, Newton Luiz Pires Costa, Isa Costa, Isa Almeida, Lucia da Cruz de Mansur, Newton Luis Pires |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Renata Lopes Saleme do Valle |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sequência didática Oficina para professores Física moderna e contemporânea Ensino de Energia Nuclear Ensino de Física Física Moderna Energia Nuclear Ensino Médio Didactic sequence Workshop for teachers Contemporaneous and Modern Physics Nuclear Energy Teaching |
topic |
Sequência didática Oficina para professores Física moderna e contemporânea Ensino de Energia Nuclear Ensino de Física Física Moderna Energia Nuclear Ensino Médio Didactic sequence Workshop for teachers Contemporaneous and Modern Physics Nuclear Energy Teaching |
description |
Este trabalho tem por finalidade apresentar uma proposta de sequência didática sobre o tema Energia Nuclear (EN) aplicada ao Ensino Médio (EM). Sua relevância está baseada na recente introdução de tópicos de Física Moderna e Contemporânea (FMC) no Currículo Mínimo do Estado do Rio de Janeiro, em 2012. Com o intento de colaborar para sanar possíveis problemas para a inserção efetiva daquela temática, foi organizada a Oficina Propostas de Ensino de Física Moderna para o Ensino Médio, onde essa sequência foi apresentada, sendo também avaliada pelos participantes da Oficina a sua aplicabilidade em sala de aula. Para tal projeto foram discutidos alguns dos documentos oficiais referentes à educação, bem como artigos de autores que pesquisam sobre o ensino de uma forma geral no Brasil e, particularmente, sobre o ensino de Física. A partir da análise e avaliação da sequência didática produzida, feitas por professores e licenciandos, participantes da Oficina, ficou constatada a viabilidade de aplicação da sequência didática elaborada. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2022-03-11T19:36:59Z 2022-03-11T19:36:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GOMES, Renata Lopes Saleme do Valle. Uma sequência didática sobre o tema energia nuclear: proposta de inserção de tema de Física moderna e contemporânea no Ensino Médio. 2013. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2013. http://app.uff.br/riuff/handle/1/24721 Aluno de Graduação |
identifier_str_mv |
GOMES, Renata Lopes Saleme do Valle. Uma sequência didática sobre o tema energia nuclear: proposta de inserção de tema de Física moderna e contemporânea no Ensino Médio. 2013. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2013. Aluno de Graduação |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/24721 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense Niterói |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense Niterói |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1797044628854145024 |