Merchandising e experiência sensorial no ponto de venda: estudo de caso da Centauro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Cristiana da Silva Souza
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/32142
Resumo: O artigo tem como objetivo abordar a experiência sensorial no ponto de venda (PDV), especificar o uso das técnicas de merchandising observadas, e identificar a presença da sensorialidade no processo de compra do consumidor. Foram feitos o uso de dados bibliográficos para fundamentação teórica do assunto pesquisado, bem como a utilização da pesquisa de inspiração etnográfica para realização de estudo de caso da marca Centauro, abordando os sentidos da visão, tato, audição e olfato, em diálogo comparativo com o que foi observado antes e depois da pandemia. Com intuito de uma melhor abordagem dos demais sentidos foram apresentados dois exemplos: o caso olfativo da loja Melissa, do setor de calçados, e o caso da marca Burger King, do setor alimentício, que promoveu seu novo hambúrguer: Whopper, de forma inusitada estimulando principalmente os sentidos do olfato e do paladar.
id UFF-2_4dc1df510855bacc8ae087e9b2b1f396
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/32142
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Merchandising e experiência sensorial no ponto de venda: estudo de caso da CentauroExperiência sensorialInspiração etnográficaCentauroPonto de vendaMerchandisingComunicaçãoMerchandisingO artigo tem como objetivo abordar a experiência sensorial no ponto de venda (PDV), especificar o uso das técnicas de merchandising observadas, e identificar a presença da sensorialidade no processo de compra do consumidor. Foram feitos o uso de dados bibliográficos para fundamentação teórica do assunto pesquisado, bem como a utilização da pesquisa de inspiração etnográfica para realização de estudo de caso da marca Centauro, abordando os sentidos da visão, tato, audição e olfato, em diálogo comparativo com o que foi observado antes e depois da pandemia. Com intuito de uma melhor abordagem dos demais sentidos foram apresentados dois exemplos: o caso olfativo da loja Melissa, do setor de calçados, e o caso da marca Burger King, do setor alimentício, que promoveu seu novo hambúrguer: Whopper, de forma inusitada estimulando principalmente os sentidos do olfato e do paladar.39 p.Abreu, Fernanda Ferreira deTeixeira, Cristiana da Silva Souza2024-02-01T11:28:41Z2024-02-01T11:28:41Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/32142CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-02-01T11:28:45Zoai:app.uff.br:1/32142Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-02-01T11:28:45Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Merchandising e experiência sensorial no ponto de venda: estudo de caso da Centauro
title Merchandising e experiência sensorial no ponto de venda: estudo de caso da Centauro
spellingShingle Merchandising e experiência sensorial no ponto de venda: estudo de caso da Centauro
Teixeira, Cristiana da Silva Souza
Experiência sensorial
Inspiração etnográfica
Centauro
Ponto de venda
Merchandising
Comunicação
Merchandising
title_short Merchandising e experiência sensorial no ponto de venda: estudo de caso da Centauro
title_full Merchandising e experiência sensorial no ponto de venda: estudo de caso da Centauro
title_fullStr Merchandising e experiência sensorial no ponto de venda: estudo de caso da Centauro
title_full_unstemmed Merchandising e experiência sensorial no ponto de venda: estudo de caso da Centauro
title_sort Merchandising e experiência sensorial no ponto de venda: estudo de caso da Centauro
author Teixeira, Cristiana da Silva Souza
author_facet Teixeira, Cristiana da Silva Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Abreu, Fernanda Ferreira de
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Cristiana da Silva Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Experiência sensorial
Inspiração etnográfica
Centauro
Ponto de venda
Merchandising
Comunicação
Merchandising
topic Experiência sensorial
Inspiração etnográfica
Centauro
Ponto de venda
Merchandising
Comunicação
Merchandising
description O artigo tem como objetivo abordar a experiência sensorial no ponto de venda (PDV), especificar o uso das técnicas de merchandising observadas, e identificar a presença da sensorialidade no processo de compra do consumidor. Foram feitos o uso de dados bibliográficos para fundamentação teórica do assunto pesquisado, bem como a utilização da pesquisa de inspiração etnográfica para realização de estudo de caso da marca Centauro, abordando os sentidos da visão, tato, audição e olfato, em diálogo comparativo com o que foi observado antes e depois da pandemia. Com intuito de uma melhor abordagem dos demais sentidos foram apresentados dois exemplos: o caso olfativo da loja Melissa, do setor de calçados, e o caso da marca Burger King, do setor alimentício, que promoveu seu novo hambúrguer: Whopper, de forma inusitada estimulando principalmente os sentidos do olfato e do paladar.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-01T11:28:41Z
2024-02-01T11:28:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://app.uff.br/riuff/handle/1/32142
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/32142
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797044742997934080