Instrumento para registro dos enfermeiros em uma unidade pediátrica: o uso da metodologia da problematização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giolito, Paula Carvalho Barbosa de Oliveira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1720
Resumo: Introdução: trata-se de um estudo que possui como objeto o registro dos enfermeiros em um setor de pediatria. Objetivos: elaborar um roteiro para orientação de registros de enfermeiros em pediatria; aplicar a metodologia da problematização para identificar os cuidados e os aspectos relacionados à elaboração dos registros em pediatria; discutir as implicações desses aspectos para o registro de enfermagem em pediatria tendo em vista as situações-problema vivenciadas pelos enfermeiros. Método: estudo descritivo, com abordagem qualitativa, realizado num hospital pediátrico do município de Duque de Caxias, com a participação de 12 enfermeiros. As informações foram coletadas através de formulários individuais e da abordagem em grupo sobre o tema registro de enfermagem, utilizando a metodologia da problematização. Tais informações foram analisadas utilizando a análise de conteúdo, originando duas categorias: 1. as situações-problema que interferem na prática assistencial dos enfermeiros e 2. estratégias para otimização do tempo na realização do registro de Enfermagem em Pediatria. Resultados: os enfermeiros relacionaram as seguintes situações-problema que podem interferir na realização do registro em conformidade com a SAE: situações de caráter institucional e situações de relacionamento interpessoal. Elegeram como problema prioritário o tempo para executar o processo de enfermagem e fazer um bom registro. Dentre as hipóteses de solução para o problema, o grupo elaborou coletivamente o Instrumento para Registro dos Enfermeiros em Pediatria. Considerações finais: o uso da metodologia da problematização em uma pesquisa qualitativa no cenário pediátrico foi bastante produtivo e enriquecedor, pois possibilitou aprofundar o conhecimento na área da Enfermagem Pediátrica, aliando conhecimentos teóricos adquiridos à prática, partindo da reflexão para a ação resolutiva. A construção do Instrumento de forma coletiva evidenciou o que é preconizado na problematização: a estimulação da relação prática-teoria-prática, com vistas à transformação da realidade vivida
id UFF-2_5241c99d35998611f208de381a3a0bf0
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/1720
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Instrumento para registro dos enfermeiros em uma unidade pediátrica: o uso da metodologia da problematizaçãoRegistros de enfermagemEnfermagemEnfermagem pediátricaRegistros de enfermagemEnfermagemEnfermagem pediátricaNursing recordsNursingPediatric nursingIntrodução: trata-se de um estudo que possui como objeto o registro dos enfermeiros em um setor de pediatria. Objetivos: elaborar um roteiro para orientação de registros de enfermeiros em pediatria; aplicar a metodologia da problematização para identificar os cuidados e os aspectos relacionados à elaboração dos registros em pediatria; discutir as implicações desses aspectos para o registro de enfermagem em pediatria tendo em vista as situações-problema vivenciadas pelos enfermeiros. Método: estudo descritivo, com abordagem qualitativa, realizado num hospital pediátrico do município de Duque de Caxias, com a participação de 12 enfermeiros. As informações foram coletadas através de formulários individuais e da abordagem em grupo sobre o tema registro de enfermagem, utilizando a metodologia da problematização. Tais informações foram analisadas utilizando a análise de conteúdo, originando duas categorias: 1. as situações-problema que interferem na prática assistencial dos enfermeiros e 2. estratégias para otimização do tempo na realização do registro de Enfermagem em Pediatria. Resultados: os enfermeiros relacionaram as seguintes situações-problema que podem interferir na realização do registro em conformidade com a SAE: situações de caráter institucional e situações de relacionamento interpessoal. Elegeram como problema prioritário o tempo para executar o processo de enfermagem e fazer um bom registro. Dentre as hipóteses de solução para o problema, o grupo elaborou coletivamente o Instrumento para Registro dos Enfermeiros em Pediatria. Considerações finais: o uso da metodologia da problematização em uma pesquisa qualitativa no cenário pediátrico foi bastante produtivo e enriquecedor, pois possibilitou aprofundar o conhecimento na área da Enfermagem Pediátrica, aliando conhecimentos teóricos adquiridos à prática, partindo da reflexão para a ação resolutiva. A construção do Instrumento de forma coletiva evidenciou o que é preconizado na problematização: a estimulação da relação prática-teoria-prática, com vistas à transformação da realidade vividaIntroduction: this is a study that has as object the nurse’s record in a pediatric sector. Objectives: develop a guide to nurses records in pediatrics; apply the methodology of problematization to identify nursing care and aspects related to the elaboration of the records in pediatrics; discuss the implications of these aspects for nursing record in pediatrics in view of the problem situations experienced by nurses. Methods: a descriptive study with qualitative approach developed in a pediatric hospital in the city of Duque de Caxias, in which participants were 12 nurses. Data were collected through individual forms and group approach about the subject “nursing records”, using the methodology of problematization. The data were analyzed using content analysis, through which have been defined two categories: 1. the problem situations that interfere in the practice of nurses and 2. strategies for optimization of time in making the nursing record in Pediatrics. Results: the nurses related the following problem situations experienced in everyday practice that can interfere in making the record in accordance with SAE: institutional situations and interpersonal situations. They elected as main problem the time to run the nursing process and make a good nursing record. Among the hypotheses for solving the problem, the group collectively elaborated the Instrument for Pediatric Nurses’ Record. Conclusion: the use of the methodology of problematization in a qualitative research in pediatric setting was very productive and enriching because it allowed to deepen the knowledge in the area of Pediatric Nursing, combining theoretical knowledge into practice, starting from the reflection to the resolutive action. The construction of the Instrument in a coletive way showed what advocates the Problematization: stimulation of practice-theory-practice relationship, with a view to transforming the lived realityQueluci, Gisella de CarvalhoSantos, Maria da Soledade Simeão dosCavalcanti, Ana Carla DantasGiolito, Paula Carvalho Barbosa de Oliveira2016-05-19T18:28:46Z2016-05-19T18:28:46Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGIOLITO, Paula Carvalho Barbosa de Oliveira. Instrumento para registro dos enfermeiros em uma unidade pediátrica: o uso da metodologia da problematização. 2015. 105 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Niterói, 2015https://app.uff.br/riuff/handle/1/1720http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-20T20:47:54Zoai:app.uff.br:1/1720Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-09-20T20:47:54Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Instrumento para registro dos enfermeiros em uma unidade pediátrica: o uso da metodologia da problematização
title Instrumento para registro dos enfermeiros em uma unidade pediátrica: o uso da metodologia da problematização
spellingShingle Instrumento para registro dos enfermeiros em uma unidade pediátrica: o uso da metodologia da problematização
Giolito, Paula Carvalho Barbosa de Oliveira
Registros de enfermagem
Enfermagem
Enfermagem pediátrica
Registros de enfermagem
Enfermagem
Enfermagem pediátrica
Nursing records
Nursing
Pediatric nursing
title_short Instrumento para registro dos enfermeiros em uma unidade pediátrica: o uso da metodologia da problematização
title_full Instrumento para registro dos enfermeiros em uma unidade pediátrica: o uso da metodologia da problematização
title_fullStr Instrumento para registro dos enfermeiros em uma unidade pediátrica: o uso da metodologia da problematização
title_full_unstemmed Instrumento para registro dos enfermeiros em uma unidade pediátrica: o uso da metodologia da problematização
title_sort Instrumento para registro dos enfermeiros em uma unidade pediátrica: o uso da metodologia da problematização
author Giolito, Paula Carvalho Barbosa de Oliveira
author_facet Giolito, Paula Carvalho Barbosa de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Queluci, Gisella de Carvalho
Santos, Maria da Soledade Simeão dos
Cavalcanti, Ana Carla Dantas
dc.contributor.author.fl_str_mv Giolito, Paula Carvalho Barbosa de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Registros de enfermagem
Enfermagem
Enfermagem pediátrica
Registros de enfermagem
Enfermagem
Enfermagem pediátrica
Nursing records
Nursing
Pediatric nursing
topic Registros de enfermagem
Enfermagem
Enfermagem pediátrica
Registros de enfermagem
Enfermagem
Enfermagem pediátrica
Nursing records
Nursing
Pediatric nursing
description Introdução: trata-se de um estudo que possui como objeto o registro dos enfermeiros em um setor de pediatria. Objetivos: elaborar um roteiro para orientação de registros de enfermeiros em pediatria; aplicar a metodologia da problematização para identificar os cuidados e os aspectos relacionados à elaboração dos registros em pediatria; discutir as implicações desses aspectos para o registro de enfermagem em pediatria tendo em vista as situações-problema vivenciadas pelos enfermeiros. Método: estudo descritivo, com abordagem qualitativa, realizado num hospital pediátrico do município de Duque de Caxias, com a participação de 12 enfermeiros. As informações foram coletadas através de formulários individuais e da abordagem em grupo sobre o tema registro de enfermagem, utilizando a metodologia da problematização. Tais informações foram analisadas utilizando a análise de conteúdo, originando duas categorias: 1. as situações-problema que interferem na prática assistencial dos enfermeiros e 2. estratégias para otimização do tempo na realização do registro de Enfermagem em Pediatria. Resultados: os enfermeiros relacionaram as seguintes situações-problema que podem interferir na realização do registro em conformidade com a SAE: situações de caráter institucional e situações de relacionamento interpessoal. Elegeram como problema prioritário o tempo para executar o processo de enfermagem e fazer um bom registro. Dentre as hipóteses de solução para o problema, o grupo elaborou coletivamente o Instrumento para Registro dos Enfermeiros em Pediatria. Considerações finais: o uso da metodologia da problematização em uma pesquisa qualitativa no cenário pediátrico foi bastante produtivo e enriquecedor, pois possibilitou aprofundar o conhecimento na área da Enfermagem Pediátrica, aliando conhecimentos teóricos adquiridos à prática, partindo da reflexão para a ação resolutiva. A construção do Instrumento de forma coletiva evidenciou o que é preconizado na problematização: a estimulação da relação prática-teoria-prática, com vistas à transformação da realidade vivida
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2016-05-19T18:28:46Z
2016-05-19T18:28:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GIOLITO, Paula Carvalho Barbosa de Oliveira. Instrumento para registro dos enfermeiros em uma unidade pediátrica: o uso da metodologia da problematização. 2015. 105 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Niterói, 2015
https://app.uff.br/riuff/handle/1/1720
identifier_str_mv GIOLITO, Paula Carvalho Barbosa de Oliveira. Instrumento para registro dos enfermeiros em uma unidade pediátrica: o uso da metodologia da problematização. 2015. 105 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Niterói, 2015
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/1720
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135301627314176