Arribadas portuguesas: a participação luso-brasileira na constituição social de Buenos Aires (c.1580-c.1680)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ceballos, Rodrigo
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/21999
Resumo: Em 1580, ano em que Felipe II da Espanha tornou-se rei de Portugal, foi fundada com as portas abertas para o Oceano Atlântico a cidade de Buenos Aires. Não tardou muito para que comerciantes portugueses, com ligações com o Brasil, ramificassem seus interesses para o sul do continente e o seu interior. Porto de entrada de escravos africanos e saída da prata potosina, Buenos Aires tornou-se ao longo da primeira metade do século XVII um espaço de vivências entre lusitanos e espanhóis. As relações de cumplicidade entre moradores, comerciantes, governadores e funcionários régios permitiram uma dinâmica social na cidade e a possibilidade dos portugueses e seus descendentes adquirirem terras junto ao Rio da Prata, participarem de reides contra índios ou, ainda, ocupar cargos na Câmara ou estratégicas funções periféricas. Como sujeitos ativos dos interesses locais, e no ultramar das redes comerciais com o Brasil, Portugal, Espanha e Angola, lusitanos e espanhóis fizeram parte das relações de poder constituintes de um espaço até então "ambíguo" no Império espanhol. Ao estudar estas redes sociais que se estabeleceram entre uma "administração privada" e outra "pública" nota-se a existência de uma economia de saberes produtora da colonização do Rio da Prata, assim como as práticas da "extralegalidade" e "autotransformação" das elites em Buenos Aires. Analiso a construção de estruturas (in)formais de relações pessoais tecidas por portugueses na cidade-porto da Buenos Aires seiscentista; assim como a expansão de suas redes de poder e vinculações na América portuguesa
id UFF-2_54843475a4165031f1d645bf94f31a10
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/21999
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Arribadas portuguesas: a participação luso-brasileira na constituição social de Buenos Aires (c.1580-c.1680)História de Buenos Aires (Argentina)História da América EspanholaSéculo XVIColonização - aspecto históricoEm 1580, ano em que Felipe II da Espanha tornou-se rei de Portugal, foi fundada com as portas abertas para o Oceano Atlântico a cidade de Buenos Aires. Não tardou muito para que comerciantes portugueses, com ligações com o Brasil, ramificassem seus interesses para o sul do continente e o seu interior. Porto de entrada de escravos africanos e saída da prata potosina, Buenos Aires tornou-se ao longo da primeira metade do século XVII um espaço de vivências entre lusitanos e espanhóis. As relações de cumplicidade entre moradores, comerciantes, governadores e funcionários régios permitiram uma dinâmica social na cidade e a possibilidade dos portugueses e seus descendentes adquirirem terras junto ao Rio da Prata, participarem de reides contra índios ou, ainda, ocupar cargos na Câmara ou estratégicas funções periféricas. Como sujeitos ativos dos interesses locais, e no ultramar das redes comerciais com o Brasil, Portugal, Espanha e Angola, lusitanos e espanhóis fizeram parte das relações de poder constituintes de um espaço até então "ambíguo" no Império espanhol. Ao estudar estas redes sociais que se estabeleceram entre uma "administração privada" e outra "pública" nota-se a existência de uma economia de saberes produtora da colonização do Rio da Prata, assim como as práticas da "extralegalidade" e "autotransformação" das elites em Buenos Aires. Analiso a construção de estruturas (in)formais de relações pessoais tecidas por portugueses na cidade-porto da Buenos Aires seiscentista; assim como a expansão de suas redes de poder e vinculações na América portuguesaConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES296 f.Niterói, RJBicalho, Maria Fernanda BaptistaMonteiro, Nuno GonçaloFragoso, João Luís RibeiroOsório, HelenRaminelli, Ronald JoséCeballos, Rodrigo2021-05-11T15:15:44Z2021-05-11T15:15:44Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfCEBALLOS, Rodrigo. Arribadas portuguesas: a participação luso-brasileira na constituição social de Buenos Aires (c.1580-c.1650). 2008. 296 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2008.https://app.uff.br/riuff/handle/1/21999Aluno de Doutoradohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-06-30T15:28:59Zoai:app.uff.br:1/21999Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-06-30T15:28:59Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Arribadas portuguesas: a participação luso-brasileira na constituição social de Buenos Aires (c.1580-c.1680)
title Arribadas portuguesas: a participação luso-brasileira na constituição social de Buenos Aires (c.1580-c.1680)
spellingShingle Arribadas portuguesas: a participação luso-brasileira na constituição social de Buenos Aires (c.1580-c.1680)
Ceballos, Rodrigo
História de Buenos Aires (Argentina)
História da América Espanhola
Século XVI
Colonização - aspecto histórico
title_short Arribadas portuguesas: a participação luso-brasileira na constituição social de Buenos Aires (c.1580-c.1680)
title_full Arribadas portuguesas: a participação luso-brasileira na constituição social de Buenos Aires (c.1580-c.1680)
title_fullStr Arribadas portuguesas: a participação luso-brasileira na constituição social de Buenos Aires (c.1580-c.1680)
title_full_unstemmed Arribadas portuguesas: a participação luso-brasileira na constituição social de Buenos Aires (c.1580-c.1680)
title_sort Arribadas portuguesas: a participação luso-brasileira na constituição social de Buenos Aires (c.1580-c.1680)
author Ceballos, Rodrigo
author_facet Ceballos, Rodrigo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bicalho, Maria Fernanda Baptista
Monteiro, Nuno Gonçalo
Fragoso, João Luís Ribeiro
Osório, Helen
Raminelli, Ronald José
dc.contributor.author.fl_str_mv Ceballos, Rodrigo
dc.subject.por.fl_str_mv História de Buenos Aires (Argentina)
História da América Espanhola
Século XVI
Colonização - aspecto histórico
topic História de Buenos Aires (Argentina)
História da América Espanhola
Século XVI
Colonização - aspecto histórico
description Em 1580, ano em que Felipe II da Espanha tornou-se rei de Portugal, foi fundada com as portas abertas para o Oceano Atlântico a cidade de Buenos Aires. Não tardou muito para que comerciantes portugueses, com ligações com o Brasil, ramificassem seus interesses para o sul do continente e o seu interior. Porto de entrada de escravos africanos e saída da prata potosina, Buenos Aires tornou-se ao longo da primeira metade do século XVII um espaço de vivências entre lusitanos e espanhóis. As relações de cumplicidade entre moradores, comerciantes, governadores e funcionários régios permitiram uma dinâmica social na cidade e a possibilidade dos portugueses e seus descendentes adquirirem terras junto ao Rio da Prata, participarem de reides contra índios ou, ainda, ocupar cargos na Câmara ou estratégicas funções periféricas. Como sujeitos ativos dos interesses locais, e no ultramar das redes comerciais com o Brasil, Portugal, Espanha e Angola, lusitanos e espanhóis fizeram parte das relações de poder constituintes de um espaço até então "ambíguo" no Império espanhol. Ao estudar estas redes sociais que se estabeleceram entre uma "administração privada" e outra "pública" nota-se a existência de uma economia de saberes produtora da colonização do Rio da Prata, assim como as práticas da "extralegalidade" e "autotransformação" das elites em Buenos Aires. Analiso a construção de estruturas (in)formais de relações pessoais tecidas por portugueses na cidade-porto da Buenos Aires seiscentista; assim como a expansão de suas redes de poder e vinculações na América portuguesa
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2021-05-11T15:15:44Z
2021-05-11T15:15:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CEBALLOS, Rodrigo. Arribadas portuguesas: a participação luso-brasileira na constituição social de Buenos Aires (c.1580-c.1650). 2008. 296 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2008.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/21999
Aluno de Doutorado
identifier_str_mv CEBALLOS, Rodrigo. Arribadas portuguesas: a participação luso-brasileira na constituição social de Buenos Aires (c.1580-c.1650). 2008. 296 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2008.
Aluno de Doutorado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/21999
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Niterói, RJ
publisher.none.fl_str_mv Niterói, RJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797044787262521344