Estudo de técnicas de controle dinâmico para carregamento de veículos elétricos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/27391 |
Resumo: | Diante dos dilemas ambientais em pauta atualmente, a busca por meios de transportes mais sustentáveis tem causado um aumento nas vendas de veículos elétricos (VEs). Paralelamente, vem sendo observado um crescimento da demanda por energia por consumidores residenciais. Nessa conjuntura, é importante um planejamento para que os sistemas de distribuição de energia elétrica forneçam a energia necessária de modo que não haja problemas. Dessa forma, novas tecnologias vêm sendo estudadas para garantir que o sistema elétrico assegure a qualidade e a confiabilidade do fornecimento de energia aos consumidores. Uma das preocupações criadas com o aumento da penetração de veículos elétricos é de como o sistema de distribuição de energia irá se comportar caso haja uma quantidade significativa de veículos elétricos solicitando recarga ao mesmo tempo. Tradicionalmente os VEs atuam como carga, mas também podem atuar como geração, através do V2G. Assim, o VE pode mitigar impactos, como sobrecargas e subtensões, e prover serviços. Logo, esse trabalho tem como objetivo propor uma análise de como o uso de métodos de carregamento de veículos elétricos aliados ao uso de uma modalidade tarifária, a Tarifa Branca, pode contribuir para que a operação do sistema elétrico de potência (SEP) não seja comprometida. Para isso, é feito uma modelagem utilizando o software Matlab/Simulink, implementando duas formas de carregamento, uma através do controle de corrente e outra usando a Tarifa Branca como controle. |
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Estudo de técnicas de controle dinâmico para carregamento de veículos elétricosEstratégias de Carregamento, Sistema elétrico de distribuição, Veículos elétricos, Tarifa BrancaVeículo elétricoEngenharia elétricaSistema elétricoCharging Methods, Distribution Electric System, Electric Vehicle, Tarifa BrancaDiante dos dilemas ambientais em pauta atualmente, a busca por meios de transportes mais sustentáveis tem causado um aumento nas vendas de veículos elétricos (VEs). Paralelamente, vem sendo observado um crescimento da demanda por energia por consumidores residenciais. Nessa conjuntura, é importante um planejamento para que os sistemas de distribuição de energia elétrica forneçam a energia necessária de modo que não haja problemas. Dessa forma, novas tecnologias vêm sendo estudadas para garantir que o sistema elétrico assegure a qualidade e a confiabilidade do fornecimento de energia aos consumidores. Uma das preocupações criadas com o aumento da penetração de veículos elétricos é de como o sistema de distribuição de energia irá se comportar caso haja uma quantidade significativa de veículos elétricos solicitando recarga ao mesmo tempo. Tradicionalmente os VEs atuam como carga, mas também podem atuar como geração, através do V2G. Assim, o VE pode mitigar impactos, como sobrecargas e subtensões, e prover serviços. Logo, esse trabalho tem como objetivo propor uma análise de como o uso de métodos de carregamento de veículos elétricos aliados ao uso de uma modalidade tarifária, a Tarifa Branca, pode contribuir para que a operação do sistema elétrico de potência (SEP) não seja comprometida. Para isso, é feito uma modelagem utilizando o software Matlab/Simulink, implementando duas formas de carregamento, uma através do controle de corrente e outra usando a Tarifa Branca como controle.Faced with the environmental dilemmas currently on the agenda, the search for more sustainable means of transport has caused an increase in sales of electric vehicles (EVs). At the same time, a growth in demand for energy by residential consumers has been observed. At this juncture, planning is important so that the electricity distribution systems provide the necessary energy so that there are no problems. Thus, new technologies are being studied to ensure that the electrical system ensures the quality and reliability of energy supply to consumers. One of the concerns created with the increased penetration of electric vehicles is how the energy distribution system will behave if there is a significant number of electric vehicles requesting recharge at the same time. Traditionally, EVs act as load, but they can also act as generation through V2G. Thus, the EV can mitigate impacts, such as overloads and undervoltage, and provide services. Therefore, this work aims to propose an analysis of how the use of electric vehicle charging methods combined with the use of a tariff modality, the “Tarifa Branca”, can contribute to the operation of the electric power system (EPS) not being compromised. For this, a modeling is done using Matlab/Simulink software, implementing two ways of charging, one through current control and another using the “Tarifa Branca” as control.66 p.Borba, Bruno Soares Moreira CesarBitencourt, Leonardo de ArrudaDias, Daniel Henrique NogueiraBitencourt, Alexandre de ArrudaTorres, Juliana Martins2022-12-21T15:17:24Z2022-12-21T15:17:24Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfTORRES, Juliana Martins. Estudo de técnicas de controle dinâmico para carregamento de veículos elétricos. 2022. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022http://app.uff.br/riuff/handle/1/27391CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-12-21T15:17:28Zoai:app.uff.br:1/27391Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-12-21T15:17:28Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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