Estudo de técnicas de controle dinâmico para carregamento de veículos elétricos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Juliana Martins
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/27391
Resumo: Diante dos dilemas ambientais em pauta atualmente, a busca por meios de transportes mais sustentáveis tem causado um aumento nas vendas de veículos elétricos (VEs). Paralelamente, vem sendo observado um crescimento da demanda por energia por consumidores residenciais. Nessa conjuntura, é importante um planejamento para que os sistemas de distribuição de energia elétrica forneçam a energia necessária de modo que não haja problemas. Dessa forma, novas tecnologias vêm sendo estudadas para garantir que o sistema elétrico assegure a qualidade e a confiabilidade do fornecimento de energia aos consumidores. Uma das preocupações criadas com o aumento da penetração de veículos elétricos é de como o sistema de distribuição de energia irá se comportar caso haja uma quantidade significativa de veículos elétricos solicitando recarga ao mesmo tempo. Tradicionalmente os VEs atuam como carga, mas também podem atuar como geração, através do V2G. Assim, o VE pode mitigar impactos, como sobrecargas e subtensões, e prover serviços. Logo, esse trabalho tem como objetivo propor uma análise de como o uso de métodos de carregamento de veículos elétricos aliados ao uso de uma modalidade tarifária, a Tarifa Branca, pode contribuir para que a operação do sistema elétrico de potência (SEP) não seja comprometida. Para isso, é feito uma modelagem utilizando o software Matlab/Simulink, implementando duas formas de carregamento, uma através do controle de corrente e outra usando a Tarifa Branca como controle.
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