Ambiente alimentar escolar: fatores relacionados com o consumo da alimentação em instituições de ensino
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/31311 |
Resumo: | A alimentação oferecida nas escolas públicas é regida por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que garante a oferta de refeições adequadas e saudáveis. Porém, apesar de o PNAE ser um programa público voltado para alimentação escolar saudável, pesquisas têm demonstrado o baixo consumo da alimentação oferecida na escola. O ambiente alimentar pode ser definido como o local em que os indivíduos estão inseridos e como esse ambiente (nas dimensões física, política, econômica e sociocultural) influenciam a escolha alimentar, gerando impacto em seu estado nutricional e, consequentemente, em sua saúde. Diante do exposto, o objetivo geral foi avaliar o ambiente alimentar escolar quanto aos fatores relacionados com o consumo da alimentação em instituições públicas de ensino fundamental. Para alcançá-los, os objetivos específicos foram: 1) Caracterizar o ambiente alimentar escolar interno e externo quanto à presença de fatores competidores e promotores da alimentação saudável; 2) Identificar e descrever “se” e “como” os documentos governamentais voltados para a promoção da alimentação adequada e saudável abordam a regulação dos ambientes, com ênfase no ambiente alimentar escolar; 3) Avaliar a associação entre as condições de oferta da refeição com o consumo da alimentação escolar. A dissertação foi estruturada em 3 capítulos, em formato de artigo, a fim de responder os objetivos específicos. O primeiro capítulo trata-se de um estudo quantitativo e descritivo que identificou a predominância de fatores promotores da alimentação saudável em comparação aos competidores, tendo sido verificado elevada presença de alimentos ultraprocessados no interior e no entorno das escolas. O segundo se refere a um estudo qualitativo de análise documental sobre ambiente alimentar escolar, que identificou avanços e desafios sobre as políticas públicas voltadas à proteção dos ambientes escolares da oferta de produtos ultraprocessados. O terceiro e último capítulo teve por objetivo investigar os fatores associados à potencial redução do consumo da alimentação escolar nas escolas públicas, analisando as condições da oferta de refeições como um elemento essencial para a eficácia do PNAE. Conclui-se que o ambiente alimentar escolar ainda precisa de regulação para atingir os objetivos de Segurança Alimentar e Nutricional. |
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Ambiente alimentar escolar: fatores relacionados com o consumo da alimentação em instituições de ensinoAlimentação escolarPolítica públicaSistema alimentarSegurança Alimentar e NutricionalAlimentação escolarPolítica pública de saúdePrograma de nutriçãoSegurança alimentarSegurança nutricionalSchool feedingPublic policyFood systemFood SecurityA alimentação oferecida nas escolas públicas é regida por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que garante a oferta de refeições adequadas e saudáveis. Porém, apesar de o PNAE ser um programa público voltado para alimentação escolar saudável, pesquisas têm demonstrado o baixo consumo da alimentação oferecida na escola. O ambiente alimentar pode ser definido como o local em que os indivíduos estão inseridos e como esse ambiente (nas dimensões física, política, econômica e sociocultural) influenciam a escolha alimentar, gerando impacto em seu estado nutricional e, consequentemente, em sua saúde. Diante do exposto, o objetivo geral foi avaliar o ambiente alimentar escolar quanto aos fatores relacionados com o consumo da alimentação em instituições públicas de ensino fundamental. Para alcançá-los, os objetivos específicos foram: 1) Caracterizar o ambiente alimentar escolar interno e externo quanto à presença de fatores competidores e promotores da alimentação saudável; 2) Identificar e descrever “se” e “como” os documentos governamentais voltados para a promoção da alimentação adequada e saudável abordam a regulação dos ambientes, com ênfase no ambiente alimentar escolar; 3) Avaliar a associação entre as condições de oferta da refeição com o consumo da alimentação escolar. A dissertação foi estruturada em 3 capítulos, em formato de artigo, a fim de responder os objetivos específicos. O primeiro capítulo trata-se de um estudo quantitativo e descritivo que identificou a predominância de fatores promotores da alimentação saudável em comparação aos competidores, tendo sido verificado elevada presença de alimentos ultraprocessados no interior e no entorno das escolas. O segundo se refere a um estudo qualitativo de análise documental sobre ambiente alimentar escolar, que identificou avanços e desafios sobre as políticas públicas voltadas à proteção dos ambientes escolares da oferta de produtos ultraprocessados. O terceiro e último capítulo teve por objetivo investigar os fatores associados à potencial redução do consumo da alimentação escolar nas escolas públicas, analisando as condições da oferta de refeições como um elemento essencial para a eficácia do PNAE. Conclui-se que o ambiente alimentar escolar ainda precisa de regulação para atingir os objetivos de Segurança Alimentar e Nutricional.The food offered in public schools is governed by the National School Meal Program (PNAE), which guarantees the provision of adequate and healthy meals. However, despite the PNAE being a public program aimed at healthy school meals, research has demonstrated the low consumption of food offered at school. The food environment can be defined as the place in which individuals are located and how this environment (in the physical, political, economic and sociocultural dimensions) influences food choice, generating an impact on their nutritional status and, consequently, on their health. Given the above, the general objective was to evaluate the school food environment in terms of factors that are related to food consumption in public primary education institutions. To achieve them, the specific objectives were: 1) To characterize the internal and external school food environment in terms of the presence of competing factors and promoters of healthy eating; 2) Identify and describe “if” and “how” government documents aimed at promoting adequate and healthy eating address the regulation of environments, with an emphasis on the school food environment; 3) Evaluate the association between the conditions of meal provision and the consumption of school meals. The dissertation was structured into 3 chapters, in article format, in order to respond to the specific objectives. The first chapter is a quantitative and descriptive study that identified the predominance of factors that promote healthy eating in comparison to competitors, with a high presence of ultra-processed foods in and around schools. The second refers to a qualitative study of document analysis on the school food environment, which identified advances and challenges regarding public policies aimed at protecting school environments from the supply of ultra-processed products. The third and final chapter aimed to investigate the factors associated with the potential reduction in the consumption of school meals in public schools, analyzing the conditions of meal provision as an essential element for the effectiveness of the PNAE. It is concluded that the school food environment still needs regulation to achieve Food and Nutritional Security objectives.82 f.Henriques, Patríciahttp://lattes.cnpq.br/6889568909022390Ferreira, Daniele Mendonçahttp://lattes.cnpq.br/6222513276436258http://lattes.cnpq.br/3040474446979210Alvarenga, Camile Robady Torres de2023-12-04T19:17:05Z2023-12-04T19:17:05Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALVARENGA, Camile Robady Torres de. 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