Atividades experimentais: uma proposta de ensino investigativo sobre a refração da luz
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/23170 |
Resumo: | A experimentação nas aulas de Física do Ensino Médio tem sido recomendada tanto por documentos oficiais do governo brasileiro como por pesquisadores de Ensino de Física. Porém, a maneira como essa metodologia é aplicada influencia sua eficácia, fazendo com que muitas vezes a sua utilização seja questionada. Sendo assim, neste trabalho buscamos, por meio de uma revisão bibliográfica, analisar quais são as principais tendências da experimentação como prática educativa na atualidade. Desse modo, são refletidas também epistemologias de ensino que, a nosso ver, melhor se adequam na aplicação da experimentação, como por exemplo, na perspectiva do ensino por investigação e da aprendizagem significativa de Ausubel acrescida da visão crítica de Marco Antonio Moreira, na tentativa de viabilizar a utilização de aparatos experimentais com materiais de baixo custo como uma estratégia de ensino de Física que favoreça um processo de formação crítica, no qual o estudante atua como protagonista de seu próprio processo de aprendizagem. Para tanto, foi elaborada uma sequência de ensino que tem como foco uma abordagem prático experimental investigativa para o estudo da refração da luz e que recorre a materiais simples e de baixo custo. Essa sequência, além da aproximação do estudante do conhecimento científico, tem a intencionalidade de promover seu envolvimento e, consequentemente, maior participação. Para tanto, pressupõe uma postura reflexiva do professor. Dessa forma, são levantados questionamentos que aproximem o cotidiano do estudante com a Física relacionada ao fenômeno de refração da luz e sugeridos três experimentos, um vídeo e um texto extraclasse para viabilizar uma discussão mais profunda sobre o tema. Cabe esclarecer que a sequência não pode ser aplicada devido ao período de suspensão das aulas presenciais em virtude da pandemia de COVID-19 |
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Atividades experimentais: uma proposta de ensino investigativo sobre a refração da luzEnsino de FísicaAprendizagem significativaAtividades experimentaisEnsino InvestigativoRefração da luzEnsino de FísicaAprendizagem significativaAtividades experimentaisRefração da luzPhysics classesMeaningful learningScientific experimentsInvestigation methodsLight refractionA experimentação nas aulas de Física do Ensino Médio tem sido recomendada tanto por documentos oficiais do governo brasileiro como por pesquisadores de Ensino de Física. Porém, a maneira como essa metodologia é aplicada influencia sua eficácia, fazendo com que muitas vezes a sua utilização seja questionada. Sendo assim, neste trabalho buscamos, por meio de uma revisão bibliográfica, analisar quais são as principais tendências da experimentação como prática educativa na atualidade. Desse modo, são refletidas também epistemologias de ensino que, a nosso ver, melhor se adequam na aplicação da experimentação, como por exemplo, na perspectiva do ensino por investigação e da aprendizagem significativa de Ausubel acrescida da visão crítica de Marco Antonio Moreira, na tentativa de viabilizar a utilização de aparatos experimentais com materiais de baixo custo como uma estratégia de ensino de Física que favoreça um processo de formação crítica, no qual o estudante atua como protagonista de seu próprio processo de aprendizagem. Para tanto, foi elaborada uma sequência de ensino que tem como foco uma abordagem prático experimental investigativa para o estudo da refração da luz e que recorre a materiais simples e de baixo custo. Essa sequência, além da aproximação do estudante do conhecimento científico, tem a intencionalidade de promover seu envolvimento e, consequentemente, maior participação. Para tanto, pressupõe uma postura reflexiva do professor. Dessa forma, são levantados questionamentos que aproximem o cotidiano do estudante com a Física relacionada ao fenômeno de refração da luz e sugeridos três experimentos, um vídeo e um texto extraclasse para viabilizar uma discussão mais profunda sobre o tema. Cabe esclarecer que a sequência não pode ser aplicada devido ao período de suspensão das aulas presenciais em virtude da pandemia de COVID-19The scientific experimentation at high school physics classes has been recommended by physics researchers as well as by the Brazilian government. However, the way this methodology is applied influences in its efficiency, causing its utilization to be questioned. Therefore, in this article we will analyze, through a literature review, which are the main tendencies for scientific experimentation as an educational practice nowadays. Accordingly, educational epistemologies are debated, hence, from our point of view, they adjust better at the actual application of scientific experimentation. To illustrate, we reference Ausubel and his perspective of investigative method and meaningful learning, as well as Marco Antônio Moreira’s critical view, while trying to enable the utilization of scientific experimentation with low-cost materials and a physics educational strategy that supports a process of critical thinking where the student acts as a protagonist of its own schooling process. It´s presented an educational sequence focused in a practical, investigative, and experimental approach to the development of the light reflection knowledge, that only requires simple and low-cost materials. This sequence aims to promote involvement between the student and the scientific knowledge, pursuant to its absorption. Equally important is the teacher’s reflective position before the project. To conclude and raise debates that connect the students day-to-day to the physics behind light refraction, we suggest three experimentations, one video and an article, to enable a deeper discussion of the subject. Laying emphasis on the fact that the sequence exposed here cannot be applied, hence the suspension of classroom lessons due to covid-19 pandemicAlmeida, Lucia da Cruz deCosta, IsaBarrelo Junior, NelsonMarinho, Lucas Veleda2021-09-10T18:13:15Z2021-09-10T18:13:15Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMARINHO, Lucas Veleda. Atividades experimentais: uma proposta de ensino investigativo sobre a refração da luz. 2021. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2021.https://app.uff.br/riuff/handle/1/23170http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-17T17:26:05Zoai:app.uff.br:1/23170Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-12-17T17:26:05Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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