Atividades experimentais: uma proposta de ensino investigativo sobre a refração da luz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marinho, Lucas Veleda
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/23170
Resumo: A experimentação nas aulas de Física do Ensino Médio tem sido recomendada tanto por documentos oficiais do governo brasileiro como por pesquisadores de Ensino de Física. Porém, a maneira como essa metodologia é aplicada influencia sua eficácia, fazendo com que muitas vezes a sua utilização seja questionada. Sendo assim, neste trabalho buscamos, por meio de uma revisão bibliográfica, analisar quais são as principais tendências da experimentação como prática educativa na atualidade. Desse modo, são refletidas também epistemologias de ensino que, a nosso ver, melhor se adequam na aplicação da experimentação, como por exemplo, na perspectiva do ensino por investigação e da aprendizagem significativa de Ausubel acrescida da visão crítica de Marco Antonio Moreira, na tentativa de viabilizar a utilização de aparatos experimentais com materiais de baixo custo como uma estratégia de ensino de Física que favoreça um processo de formação crítica, no qual o estudante atua como protagonista de seu próprio processo de aprendizagem. Para tanto, foi elaborada uma sequência de ensino que tem como foco uma abordagem prático experimental investigativa para o estudo da refração da luz e que recorre a materiais simples e de baixo custo. Essa sequência, além da aproximação do estudante do conhecimento científico, tem a intencionalidade de promover seu envolvimento e, consequentemente, maior participação. Para tanto, pressupõe uma postura reflexiva do professor. Dessa forma, são levantados questionamentos que aproximem o cotidiano do estudante com a Física relacionada ao fenômeno de refração da luz e sugeridos três experimentos, um vídeo e um texto extraclasse para viabilizar uma discussão mais profunda sobre o tema. Cabe esclarecer que a sequência não pode ser aplicada devido ao período de suspensão das aulas presenciais em virtude da pandemia de COVID-19
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