Surdez na perspectiva da inclusão em educação: dinâmica escolar no acolhimento dos/as estudantes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/27833 |
Resumo: | Esta dissertação reúne experiências, aprendizados, escutas e reflexões sobre a educação de pessoas surdas com o objetivo de perceber os desafios encontrados e estratégias utilizadas pelos docentes para incluir os estudantes usuários da Libras. Foi estruturada em formato multipaper, sendo composta por três artigos. O primeiro artigo considera o caminho transdisciplinar da educação de surdos(as) no município de Santo Antônio de Pádua-RJ e discute a influência das representações sociais de docentes na forma como lecionam e compreendem a surdez. O segundo analisa os efeitos da pandemia de COVID19 no ensino remoto para estudantes com surdez matriculados nas escolas públicas do Município, a atuação de intérpretes de Libras neste período de crise sanitária e apresenta algumas das alternativas adotadas para dar continuidade às atividades escolares. Por fim, o terceiro artigo reflete sobre como a “escuta empática” é essencial na prática docente, trazendo relatos e entendimentos sobre a dinâmica escolar, tendo em vista a recente alteração da Lei de Diretrizes e Bases, incluída pela Lei nº 14.191, de 3 de agosto de 2021, que dispõe sobre a Educação Bilíngue de Surdos/as. Foi possível notar que cada discente, na realidade que está inserido, apresenta necessidades que requerem ações especificas e escutar as demandas dos estudantes, conhecê-los, embora pareça óbvio, é atributo fundamental para orientar a prática docente. Portanto, o “comum”, o “cotidiano”, o “normal”, merecem atenção. |
id |
UFF-2_65bb2d4113b79030f3ba6590a1d63623 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/27833 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Surdez na perspectiva da inclusão em educação: dinâmica escolar no acolhimento dos/as estudantesInclusão em EducaçãoPráticas PedagógicasEducação Bilíngue de Surdos/asSurdezEducação de surdosSurdezPrática pedagógicaEducação bilíngueEducação inclusivaEsta dissertação reúne experiências, aprendizados, escutas e reflexões sobre a educação de pessoas surdas com o objetivo de perceber os desafios encontrados e estratégias utilizadas pelos docentes para incluir os estudantes usuários da Libras. Foi estruturada em formato multipaper, sendo composta por três artigos. O primeiro artigo considera o caminho transdisciplinar da educação de surdos(as) no município de Santo Antônio de Pádua-RJ e discute a influência das representações sociais de docentes na forma como lecionam e compreendem a surdez. O segundo analisa os efeitos da pandemia de COVID19 no ensino remoto para estudantes com surdez matriculados nas escolas públicas do Município, a atuação de intérpretes de Libras neste período de crise sanitária e apresenta algumas das alternativas adotadas para dar continuidade às atividades escolares. Por fim, o terceiro artigo reflete sobre como a “escuta empática” é essencial na prática docente, trazendo relatos e entendimentos sobre a dinâmica escolar, tendo em vista a recente alteração da Lei de Diretrizes e Bases, incluída pela Lei nº 14.191, de 3 de agosto de 2021, que dispõe sobre a Educação Bilíngue de Surdos/as. Foi possível notar que cada discente, na realidade que está inserido, apresenta necessidades que requerem ações especificas e escutar as demandas dos estudantes, conhecê-los, embora pareça óbvio, é atributo fundamental para orientar a prática docente. Portanto, o “comum”, o “cotidiano”, o “normal”, merecem atenção.77 f.Gomes, Jacqueline de Souzahttp://lattes.cnpq.br/5288043215984971Andrade, Francisca Marli Rodrigues dehttp://lattes.cnpq.br/4192469439181304Gräff, Patríciahttp://lattes.cnpq.br/5670585241403271Guimarães, Pablo de Vargashttp://lattes.cnpq.br/9179487937818878http://lattes.cnpq.br/2552691145232993Alves, Jéssika Figueredo2023-02-08T13:43:10Z2023-02-08T13:43:10Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALVES, Jéssika Figueredo. Surdez na perspectiva da inclusão em educação: dinâmica escolar no acolhimento dos/as estudantes. 2021. 77 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Programa de Pós-Graduação em Ensino, Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2021.http://app.uff.br/riuff/handle/1/27833CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-02-08T13:43:14Zoai:app.uff.br:1/27833Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-02-08T13:43:14Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Surdez na perspectiva da inclusão em educação: dinâmica escolar no acolhimento dos/as estudantes |
title |
Surdez na perspectiva da inclusão em educação: dinâmica escolar no acolhimento dos/as estudantes |
spellingShingle |
Surdez na perspectiva da inclusão em educação: dinâmica escolar no acolhimento dos/as estudantes Alves, Jéssika Figueredo Inclusão em Educação Práticas Pedagógicas Educação Bilíngue de Surdos/as Surdez Educação de surdos Surdez Prática pedagógica Educação bilíngue Educação inclusiva |
title_short |
Surdez na perspectiva da inclusão em educação: dinâmica escolar no acolhimento dos/as estudantes |
title_full |
Surdez na perspectiva da inclusão em educação: dinâmica escolar no acolhimento dos/as estudantes |
title_fullStr |
Surdez na perspectiva da inclusão em educação: dinâmica escolar no acolhimento dos/as estudantes |
title_full_unstemmed |
Surdez na perspectiva da inclusão em educação: dinâmica escolar no acolhimento dos/as estudantes |
title_sort |
Surdez na perspectiva da inclusão em educação: dinâmica escolar no acolhimento dos/as estudantes |
author |
Alves, Jéssika Figueredo |
author_facet |
Alves, Jéssika Figueredo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gomes, Jacqueline de Souza http://lattes.cnpq.br/5288043215984971 Andrade, Francisca Marli Rodrigues de http://lattes.cnpq.br/4192469439181304 Gräff, Patrícia http://lattes.cnpq.br/5670585241403271 Guimarães, Pablo de Vargas http://lattes.cnpq.br/9179487937818878 http://lattes.cnpq.br/2552691145232993 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Jéssika Figueredo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão em Educação Práticas Pedagógicas Educação Bilíngue de Surdos/as Surdez Educação de surdos Surdez Prática pedagógica Educação bilíngue Educação inclusiva |
topic |
Inclusão em Educação Práticas Pedagógicas Educação Bilíngue de Surdos/as Surdez Educação de surdos Surdez Prática pedagógica Educação bilíngue Educação inclusiva |
description |
Esta dissertação reúne experiências, aprendizados, escutas e reflexões sobre a educação de pessoas surdas com o objetivo de perceber os desafios encontrados e estratégias utilizadas pelos docentes para incluir os estudantes usuários da Libras. Foi estruturada em formato multipaper, sendo composta por três artigos. O primeiro artigo considera o caminho transdisciplinar da educação de surdos(as) no município de Santo Antônio de Pádua-RJ e discute a influência das representações sociais de docentes na forma como lecionam e compreendem a surdez. O segundo analisa os efeitos da pandemia de COVID19 no ensino remoto para estudantes com surdez matriculados nas escolas públicas do Município, a atuação de intérpretes de Libras neste período de crise sanitária e apresenta algumas das alternativas adotadas para dar continuidade às atividades escolares. Por fim, o terceiro artigo reflete sobre como a “escuta empática” é essencial na prática docente, trazendo relatos e entendimentos sobre a dinâmica escolar, tendo em vista a recente alteração da Lei de Diretrizes e Bases, incluída pela Lei nº 14.191, de 3 de agosto de 2021, que dispõe sobre a Educação Bilíngue de Surdos/as. Foi possível notar que cada discente, na realidade que está inserido, apresenta necessidades que requerem ações especificas e escutar as demandas dos estudantes, conhecê-los, embora pareça óbvio, é atributo fundamental para orientar a prática docente. Portanto, o “comum”, o “cotidiano”, o “normal”, merecem atenção. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-02-08T13:43:10Z 2023-02-08T13:43:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ALVES, Jéssika Figueredo. Surdez na perspectiva da inclusão em educação: dinâmica escolar no acolhimento dos/as estudantes. 2021. 77 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Programa de Pós-Graduação em Ensino, Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2021. http://app.uff.br/riuff/handle/1/27833 |
identifier_str_mv |
ALVES, Jéssika Figueredo. Surdez na perspectiva da inclusão em educação: dinâmica escolar no acolhimento dos/as estudantes. 2021. 77 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Programa de Pós-Graduação em Ensino, Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2021. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/27833 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1797044673373536256 |