Surdez na perspectiva da inclusão em educação: dinâmica escolar no acolhimento dos/as estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Jéssika Figueredo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/27833
Resumo: Esta dissertação reúne experiências, aprendizados, escutas e reflexões sobre a educação de pessoas surdas com o objetivo de perceber os desafios encontrados e estratégias utilizadas pelos docentes para incluir os estudantes usuários da Libras. Foi estruturada em formato multipaper, sendo composta por três artigos. O primeiro artigo considera o caminho transdisciplinar da educação de surdos(as) no município de Santo Antônio de Pádua-RJ e discute a influência das representações sociais de docentes na forma como lecionam e compreendem a surdez. O segundo analisa os efeitos da pandemia de COVID19 no ensino remoto para estudantes com surdez matriculados nas escolas públicas do Município, a atuação de intérpretes de Libras neste período de crise sanitária e apresenta algumas das alternativas adotadas para dar continuidade às atividades escolares. Por fim, o terceiro artigo reflete sobre como a “escuta empática” é essencial na prática docente, trazendo relatos e entendimentos sobre a dinâmica escolar, tendo em vista a recente alteração da Lei de Diretrizes e Bases, incluída pela Lei nº 14.191, de 3 de agosto de 2021, que dispõe sobre a Educação Bilíngue de Surdos/as. Foi possível notar que cada discente, na realidade que está inserido, apresenta necessidades que requerem ações especificas e escutar as demandas dos estudantes, conhecê-los, embora pareça óbvio, é atributo fundamental para orientar a prática docente. Portanto, o “comum”, o “cotidiano”, o “normal”, merecem atenção.
id UFF-2_65bb2d4113b79030f3ba6590a1d63623
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/27833
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Surdez na perspectiva da inclusão em educação: dinâmica escolar no acolhimento dos/as estudantesInclusão em EducaçãoPráticas PedagógicasEducação Bilíngue de Surdos/asSurdezEducação de surdosSurdezPrática pedagógicaEducação bilíngueEducação inclusivaEsta dissertação reúne experiências, aprendizados, escutas e reflexões sobre a educação de pessoas surdas com o objetivo de perceber os desafios encontrados e estratégias utilizadas pelos docentes para incluir os estudantes usuários da Libras. Foi estruturada em formato multipaper, sendo composta por três artigos. O primeiro artigo considera o caminho transdisciplinar da educação de surdos(as) no município de Santo Antônio de Pádua-RJ e discute a influência das representações sociais de docentes na forma como lecionam e compreendem a surdez. O segundo analisa os efeitos da pandemia de COVID19 no ensino remoto para estudantes com surdez matriculados nas escolas públicas do Município, a atuação de intérpretes de Libras neste período de crise sanitária e apresenta algumas das alternativas adotadas para dar continuidade às atividades escolares. Por fim, o terceiro artigo reflete sobre como a “escuta empática” é essencial na prática docente, trazendo relatos e entendimentos sobre a dinâmica escolar, tendo em vista a recente alteração da Lei de Diretrizes e Bases, incluída pela Lei nº 14.191, de 3 de agosto de 2021, que dispõe sobre a Educação Bilíngue de Surdos/as. Foi possível notar que cada discente, na realidade que está inserido, apresenta necessidades que requerem ações especificas e escutar as demandas dos estudantes, conhecê-los, embora pareça óbvio, é atributo fundamental para orientar a prática docente. Portanto, o “comum”, o “cotidiano”, o “normal”, merecem atenção.77 f.Gomes, Jacqueline de Souzahttp://lattes.cnpq.br/5288043215984971Andrade, Francisca Marli Rodrigues dehttp://lattes.cnpq.br/4192469439181304Gräff, Patríciahttp://lattes.cnpq.br/5670585241403271Guimarães, Pablo de Vargashttp://lattes.cnpq.br/9179487937818878http://lattes.cnpq.br/2552691145232993Alves, Jéssika Figueredo2023-02-08T13:43:10Z2023-02-08T13:43:10Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALVES, Jéssika Figueredo. Surdez na perspectiva da inclusão em educação: dinâmica escolar no acolhimento dos/as estudantes. 2021. 77 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Programa de Pós-Graduação em Ensino, Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2021.http://app.uff.br/riuff/handle/1/27833CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-02-08T13:43:14Zoai:app.uff.br:1/27833Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-02-08T13:43:14Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Surdez na perspectiva da inclusão em educação: dinâmica escolar no acolhimento dos/as estudantes
title Surdez na perspectiva da inclusão em educação: dinâmica escolar no acolhimento dos/as estudantes
spellingShingle Surdez na perspectiva da inclusão em educação: dinâmica escolar no acolhimento dos/as estudantes
Alves, Jéssika Figueredo
Inclusão em Educação
Práticas Pedagógicas
Educação Bilíngue de Surdos/as
Surdez
Educação de surdos
Surdez
Prática pedagógica
Educação bilíngue
Educação inclusiva
title_short Surdez na perspectiva da inclusão em educação: dinâmica escolar no acolhimento dos/as estudantes
title_full Surdez na perspectiva da inclusão em educação: dinâmica escolar no acolhimento dos/as estudantes
title_fullStr Surdez na perspectiva da inclusão em educação: dinâmica escolar no acolhimento dos/as estudantes
title_full_unstemmed Surdez na perspectiva da inclusão em educação: dinâmica escolar no acolhimento dos/as estudantes
title_sort Surdez na perspectiva da inclusão em educação: dinâmica escolar no acolhimento dos/as estudantes
author Alves, Jéssika Figueredo
author_facet Alves, Jéssika Figueredo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, Jacqueline de Souza
http://lattes.cnpq.br/5288043215984971
Andrade, Francisca Marli Rodrigues de
http://lattes.cnpq.br/4192469439181304
Gräff, Patrícia
http://lattes.cnpq.br/5670585241403271
Guimarães, Pablo de Vargas
http://lattes.cnpq.br/9179487937818878
http://lattes.cnpq.br/2552691145232993
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Jéssika Figueredo
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão em Educação
Práticas Pedagógicas
Educação Bilíngue de Surdos/as
Surdez
Educação de surdos
Surdez
Prática pedagógica
Educação bilíngue
Educação inclusiva
topic Inclusão em Educação
Práticas Pedagógicas
Educação Bilíngue de Surdos/as
Surdez
Educação de surdos
Surdez
Prática pedagógica
Educação bilíngue
Educação inclusiva
description Esta dissertação reúne experiências, aprendizados, escutas e reflexões sobre a educação de pessoas surdas com o objetivo de perceber os desafios encontrados e estratégias utilizadas pelos docentes para incluir os estudantes usuários da Libras. Foi estruturada em formato multipaper, sendo composta por três artigos. O primeiro artigo considera o caminho transdisciplinar da educação de surdos(as) no município de Santo Antônio de Pádua-RJ e discute a influência das representações sociais de docentes na forma como lecionam e compreendem a surdez. O segundo analisa os efeitos da pandemia de COVID19 no ensino remoto para estudantes com surdez matriculados nas escolas públicas do Município, a atuação de intérpretes de Libras neste período de crise sanitária e apresenta algumas das alternativas adotadas para dar continuidade às atividades escolares. Por fim, o terceiro artigo reflete sobre como a “escuta empática” é essencial na prática docente, trazendo relatos e entendimentos sobre a dinâmica escolar, tendo em vista a recente alteração da Lei de Diretrizes e Bases, incluída pela Lei nº 14.191, de 3 de agosto de 2021, que dispõe sobre a Educação Bilíngue de Surdos/as. Foi possível notar que cada discente, na realidade que está inserido, apresenta necessidades que requerem ações especificas e escutar as demandas dos estudantes, conhecê-los, embora pareça óbvio, é atributo fundamental para orientar a prática docente. Portanto, o “comum”, o “cotidiano”, o “normal”, merecem atenção.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-08T13:43:10Z
2023-02-08T13:43:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALVES, Jéssika Figueredo. Surdez na perspectiva da inclusão em educação: dinâmica escolar no acolhimento dos/as estudantes. 2021. 77 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Programa de Pós-Graduação em Ensino, Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2021.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/27833
identifier_str_mv ALVES, Jéssika Figueredo. Surdez na perspectiva da inclusão em educação: dinâmica escolar no acolhimento dos/as estudantes. 2021. 77 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Programa de Pós-Graduação em Ensino, Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2021.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/27833
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797044673373536256