Caracterização Físico-Química de Óleos Lubrificantes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/19646 |
Resumo: | Existe disponível no mercado brasileiro, uma grande variedade de produtos lubrificantes para aplicação em motores automotivos dos ciclos Otto e Diesel, diferindo entre si em termos de formulação (mistura de óleos básicos e aditivos), grau de viscosidade e nível de desempenho. A escolha correta de um óleo lubrificante pode trazer benefícios em termos da vida útil do motor, extensão do período de troca e proteção para o meio ambiente, pela redução de emissões, economia de combustível e redução de descarte de óleos usados. Alguns desses benefícios podem ser estimados a partir de ensaios laboratoriais como os testes físicos e químicos. Neste trabalho, 16 amostras de óleos lubrificantes de diferentes distribuidoras, marcas e tipos, foram analisadas e comparadas, tendo sido possível traçar um perfil dos lubrificantes comercializados no Brasil, no tocante ao atendimento as especificações internacionais e propriedades típicas como: Densidade, Corrosão, Viscosidades, Ponto de Fulgor e Ponto de Névoa. Os ensaios foram realizados no Laboratório de Reologia (LARE) e de Termociências (LATERMO) do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal Fluminense. Os resultados das análises mostraram que os lubrificantes produzidos e comercializados no mercado brasileiro atendem à especificação SAE de viscosidade a qual se propõem. Todos os produtos "top" de linha apresentaram resultados satisfatórios indicando para os consumidores uma maior garantia de durabilidade dos motores de seus veículos pelo uso de produtos de última geração. |
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