Psicopedagogia: qual a contribuição do especialista frente aos problemas de escolarização? Uma abordagem crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Sâmela Estéfany Francisco
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6902
Resumo: O referente estudo tem como objetivo compreender a história, os meios de atuação, formação e objeto de estudo da Psicopedagogia. Busca a compreensão da atuação dos profissionais psicopedagogos frente aos problemas de escolarização, entendendo, desta forma, sua prática nas escolas. Além de estudar e entender mais sobre os diferentes campos onde o profissional atua, como o atendimento clínico, e sua real importância na relação ensino-aprendizagem. O intuito desta pesquisa surgiu da falta de compreensão de como esse profissional atua e em quais circunstâncias é necessário. Ainda, neste estudo, é feita uma discussão mediante assuntos pertinentes sobre o fracasso escolar que perpetuam até atualmente, como questões políticas, sociais, cognitivas etc., e sobre o pensamento medicamentoso entrelaçado a práticas educacionais. A pesquisa foi realizada com uma abordagem crítica sobre as grandes áreas que a Psicopedagogia utiliza como campo de atuação e estudo. Como metodologia de estudo são utilizadas pesquisas bibliográficas e de campo. O trabalho de campo contou com entrevistas e questionários. O referencial teórico abrange várias áreas, em especial, a área da Psicologia e da Pedagogia
id UFF-2_7194d955e793665a26a38b13af9bc48b
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/6902
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Psicopedagogia: qual a contribuição do especialista frente aos problemas de escolarização? Uma abordagem críticaPsicopedagogiaDificuldades de aprendizagemFracasso escolarPsicopedagogiaPsychopedagogyLearning difficultiesSchool failurO referente estudo tem como objetivo compreender a história, os meios de atuação, formação e objeto de estudo da Psicopedagogia. Busca a compreensão da atuação dos profissionais psicopedagogos frente aos problemas de escolarização, entendendo, desta forma, sua prática nas escolas. Além de estudar e entender mais sobre os diferentes campos onde o profissional atua, como o atendimento clínico, e sua real importância na relação ensino-aprendizagem. O intuito desta pesquisa surgiu da falta de compreensão de como esse profissional atua e em quais circunstâncias é necessário. Ainda, neste estudo, é feita uma discussão mediante assuntos pertinentes sobre o fracasso escolar que perpetuam até atualmente, como questões políticas, sociais, cognitivas etc., e sobre o pensamento medicamentoso entrelaçado a práticas educacionais. A pesquisa foi realizada com uma abordagem crítica sobre as grandes áreas que a Psicopedagogia utiliza como campo de atuação e estudo. Como metodologia de estudo são utilizadas pesquisas bibliográficas e de campo. O trabalho de campo contou com entrevistas e questionários. O referencial teórico abrange várias áreas, em especial, a área da Psicologia e da PedagogiaThe purpose of this study is to understand the history, the means of action, training and object of study of Psychopedagogy. It seeks to understand the performance of psychopedagogic professionals in the face of problems of schooling, understanding, in this way, their practice in schools. In addition to studying and understanding more about the different fields where the professional acts, such as clinical care, and their real importance in the teaching-learning relationship. The purpose of this research came from the lack of understanding of how is action of this professional and in what circumstances is necessary. Also, in this study, a discussion is made through pertinent subjects about the school failure they perpetuate until now, such as political, social, cognitive issues, etc., and about medicine drug thinking intertwined with educational practices. The research was carried out with a critical approach on the great areas that Psychopedagogy uses as field of action and study. As a study methodology, bibliographical and field research are used. The field work included interviews and questionnaires. The theoretical framework covers several areas, especially the area of Psychology and PedagogyInsfran, Fernanda Fochi NogueiraFaria, Sâmela Estéfany Francisco2018-07-05T19:29:50Z2018-07-05T19:29:50Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6902http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-05T18:15:35Zoai:app.uff.br:1/6902Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-10-05T18:15:35Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Psicopedagogia: qual a contribuição do especialista frente aos problemas de escolarização? Uma abordagem crítica
title Psicopedagogia: qual a contribuição do especialista frente aos problemas de escolarização? Uma abordagem crítica
spellingShingle Psicopedagogia: qual a contribuição do especialista frente aos problemas de escolarização? Uma abordagem crítica
Faria, Sâmela Estéfany Francisco
Psicopedagogia
Dificuldades de aprendizagem
Fracasso escolar
Psicopedagogia
Psychopedagogy
Learning difficulties
School failur
title_short Psicopedagogia: qual a contribuição do especialista frente aos problemas de escolarização? Uma abordagem crítica
title_full Psicopedagogia: qual a contribuição do especialista frente aos problemas de escolarização? Uma abordagem crítica
title_fullStr Psicopedagogia: qual a contribuição do especialista frente aos problemas de escolarização? Uma abordagem crítica
title_full_unstemmed Psicopedagogia: qual a contribuição do especialista frente aos problemas de escolarização? Uma abordagem crítica
title_sort Psicopedagogia: qual a contribuição do especialista frente aos problemas de escolarização? Uma abordagem crítica
author Faria, Sâmela Estéfany Francisco
author_facet Faria, Sâmela Estéfany Francisco
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Insfran, Fernanda Fochi Nogueira
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Sâmela Estéfany Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv Psicopedagogia
Dificuldades de aprendizagem
Fracasso escolar
Psicopedagogia
Psychopedagogy
Learning difficulties
School failur
topic Psicopedagogia
Dificuldades de aprendizagem
Fracasso escolar
Psicopedagogia
Psychopedagogy
Learning difficulties
School failur
description O referente estudo tem como objetivo compreender a história, os meios de atuação, formação e objeto de estudo da Psicopedagogia. Busca a compreensão da atuação dos profissionais psicopedagogos frente aos problemas de escolarização, entendendo, desta forma, sua prática nas escolas. Além de estudar e entender mais sobre os diferentes campos onde o profissional atua, como o atendimento clínico, e sua real importância na relação ensino-aprendizagem. O intuito desta pesquisa surgiu da falta de compreensão de como esse profissional atua e em quais circunstâncias é necessário. Ainda, neste estudo, é feita uma discussão mediante assuntos pertinentes sobre o fracasso escolar que perpetuam até atualmente, como questões políticas, sociais, cognitivas etc., e sobre o pensamento medicamentoso entrelaçado a práticas educacionais. A pesquisa foi realizada com uma abordagem crítica sobre as grandes áreas que a Psicopedagogia utiliza como campo de atuação e estudo. Como metodologia de estudo são utilizadas pesquisas bibliográficas e de campo. O trabalho de campo contou com entrevistas e questionários. O referencial teórico abrange várias áreas, em especial, a área da Psicologia e da Pedagogia
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-07-05T19:29:50Z
2018-07-05T19:29:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/6902
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/6902
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797044718383661056