Uma escola de "promessas": Religião e mercado de trabalho entre os jovens de ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luna, Williams Moreira Barros
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/30094
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar as relações entre a educação, religiosidade e trabalho em uma escola pública estadual localizada na região de Guarus, no Município de Campos dos Goytacazes. Através da observação participante, análise de documento e de entrevistas com profissionais da escola, alunos e egressos, percebemos a influência de vertentes religiosas cristãs, de matrizes Católicas Apostólica Romanas e Pentecostais, que se destacam nesta cultura escolar, sobretudo na preparação das juventudes ao mundo do trabalho. Cabe também compreender o porquê da escola ser vista com certo prestígio pela comunidade ao seu redor. Para orientar essas análises, desenvolvemos a hipótese de que, por detrás do cotidiano visível desta realidade escolar existe um pano de fundo teológico presente, manifestado principalmente através da teologia da prosperidade . Para aferi-la, utilizamos como ferramenta de pesquisa a aplicação de roteiros de entrevista direcionados a dois públicos: gestores da escola e estudantes. Aos atuais professores e gestores utilizamos entrevistas abertas para entendermos do ponto de vista institucional as possíveis causas desta imersão religiosa, com os discentes atuais para compreendermos os efeitos desta imersão segundo os estudantes contemporâneos, assim como suas perspectivas de futuro profissional e por fim, aos egressos, no intuito de perceber, segundo estes, em que medida a escola consolidou ou não uma ética da prosperidade nos ex-alunos. Visamos, com essa pesquisa, contribuir com um saber científico sobre a relação entre educação, trabalho e religião que se estabelece nesta escola, entender principalmente seus dilemas, limitações e efeitos nas subjetividades desta nova classe trabalhadora, a saber, as juventudes.
id UFF-2_72db2497b52696ee7410c0bc286bc983
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/30094
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Uma escola de "promessas": Religião e mercado de trabalho entre os jovens de ensino médioeducação, ideologia, juventudes, religião, trabalhoeducation, ideology, youth, religion, workO objetivo deste trabalho é analisar as relações entre a educação, religiosidade e trabalho em uma escola pública estadual localizada na região de Guarus, no Município de Campos dos Goytacazes. Através da observação participante, análise de documento e de entrevistas com profissionais da escola, alunos e egressos, percebemos a influência de vertentes religiosas cristãs, de matrizes Católicas Apostólica Romanas e Pentecostais, que se destacam nesta cultura escolar, sobretudo na preparação das juventudes ao mundo do trabalho. Cabe também compreender o porquê da escola ser vista com certo prestígio pela comunidade ao seu redor. Para orientar essas análises, desenvolvemos a hipótese de que, por detrás do cotidiano visível desta realidade escolar existe um pano de fundo teológico presente, manifestado principalmente através da teologia da prosperidade . Para aferi-la, utilizamos como ferramenta de pesquisa a aplicação de roteiros de entrevista direcionados a dois públicos: gestores da escola e estudantes. Aos atuais professores e gestores utilizamos entrevistas abertas para entendermos do ponto de vista institucional as possíveis causas desta imersão religiosa, com os discentes atuais para compreendermos os efeitos desta imersão segundo os estudantes contemporâneos, assim como suas perspectivas de futuro profissional e por fim, aos egressos, no intuito de perceber, segundo estes, em que medida a escola consolidou ou não uma ética da prosperidade nos ex-alunos. Visamos, com essa pesquisa, contribuir com um saber científico sobre a relação entre educação, trabalho e religião que se estabelece nesta escola, entender principalmente seus dilemas, limitações e efeitos nas subjetividades desta nova classe trabalhadora, a saber, as juventudes.The purpose of this paper is to analyze the relationships between education, religiosity and work in a state public school located in the Guarus region, in Campos dos Goytacazes. Through participant observation, document analysis and interviews with school professionals, students and graduates we realize the influence of Christian religious strands, Roman Catholic Apostolic and Pentecostal matrices, which stand out in this school culture. Above all, in the preparation of youths to the world of work . It is also important to understand why the school is viewed with some prestige by the community around it. To guide these analyzes, we developed the hypothesis that behind the visible daily life of this school reality there is a present theological background , manifested mainly through prosperity theology . To measure it, we also used as a research tool the application of interview scripts directed to two audiences: the current teachers and managers use open interviews, to understand from the institutional point of view the possible causes of this religious immersion; current students to understand the effects of this immersion according to contemporary students, as well as their perspectives of professional future; and, finally, to the graduates, in order to understand according to them, to what extent the school consolidated or not an ethics of prosperity in the former students. With this research, we aim to contribute with a scientific knowledge about the relationship between education, work and religion that is established in this school, mainly to understand its dilemmas, limitations and effects on the subjectivities of this new working class, namely, youths.98Paiva, A. L. S.http://lattes.cnpq.br/0993142677246044Monteiro, R. A.http://lattes.cnpq.br/4305683745439610Mesquita, Wania Amélia BelchiorLuna, Williams Moreira Barros2023-08-24T10:50:17Z2023-08-24T10:50:17Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfLUNA, Williams Moreira Barros. Uma escola de "promessas": Religião e mercado de trabalho entre os jovens de ensino médio. 2019. 98 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Universidade Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes, 2019.http://app.uff.br/riuff/handle/1/30094CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-08-24T10:50:21Zoai:app.uff.br:1/30094Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-08-24T10:50:21Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma escola de "promessas": Religião e mercado de trabalho entre os jovens de ensino médio
title Uma escola de "promessas": Religião e mercado de trabalho entre os jovens de ensino médio
spellingShingle Uma escola de "promessas": Religião e mercado de trabalho entre os jovens de ensino médio
Luna, Williams Moreira Barros
educação, ideologia, juventudes, religião, trabalho
education, ideology, youth, religion, work
title_short Uma escola de "promessas": Religião e mercado de trabalho entre os jovens de ensino médio
title_full Uma escola de "promessas": Religião e mercado de trabalho entre os jovens de ensino médio
title_fullStr Uma escola de "promessas": Religião e mercado de trabalho entre os jovens de ensino médio
title_full_unstemmed Uma escola de "promessas": Religião e mercado de trabalho entre os jovens de ensino médio
title_sort Uma escola de "promessas": Religião e mercado de trabalho entre os jovens de ensino médio
author Luna, Williams Moreira Barros
author_facet Luna, Williams Moreira Barros
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paiva, A. L. S.
http://lattes.cnpq.br/0993142677246044
Monteiro, R. A.
http://lattes.cnpq.br/4305683745439610
Mesquita, Wania Amélia Belchior
dc.contributor.author.fl_str_mv Luna, Williams Moreira Barros
dc.subject.por.fl_str_mv educação, ideologia, juventudes, religião, trabalho
education, ideology, youth, religion, work
topic educação, ideologia, juventudes, religião, trabalho
education, ideology, youth, religion, work
description O objetivo deste trabalho é analisar as relações entre a educação, religiosidade e trabalho em uma escola pública estadual localizada na região de Guarus, no Município de Campos dos Goytacazes. Através da observação participante, análise de documento e de entrevistas com profissionais da escola, alunos e egressos, percebemos a influência de vertentes religiosas cristãs, de matrizes Católicas Apostólica Romanas e Pentecostais, que se destacam nesta cultura escolar, sobretudo na preparação das juventudes ao mundo do trabalho. Cabe também compreender o porquê da escola ser vista com certo prestígio pela comunidade ao seu redor. Para orientar essas análises, desenvolvemos a hipótese de que, por detrás do cotidiano visível desta realidade escolar existe um pano de fundo teológico presente, manifestado principalmente através da teologia da prosperidade . Para aferi-la, utilizamos como ferramenta de pesquisa a aplicação de roteiros de entrevista direcionados a dois públicos: gestores da escola e estudantes. Aos atuais professores e gestores utilizamos entrevistas abertas para entendermos do ponto de vista institucional as possíveis causas desta imersão religiosa, com os discentes atuais para compreendermos os efeitos desta imersão segundo os estudantes contemporâneos, assim como suas perspectivas de futuro profissional e por fim, aos egressos, no intuito de perceber, segundo estes, em que medida a escola consolidou ou não uma ética da prosperidade nos ex-alunos. Visamos, com essa pesquisa, contribuir com um saber científico sobre a relação entre educação, trabalho e religião que se estabelece nesta escola, entender principalmente seus dilemas, limitações e efeitos nas subjetividades desta nova classe trabalhadora, a saber, as juventudes.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-24T10:50:17Z
2023-08-24T10:50:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LUNA, Williams Moreira Barros. Uma escola de "promessas": Religião e mercado de trabalho entre os jovens de ensino médio. 2019. 98 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Universidade Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes, 2019.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/30094
identifier_str_mv LUNA, Williams Moreira Barros. Uma escola de "promessas": Religião e mercado de trabalho entre os jovens de ensino médio. 2019. 98 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Universidade Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes, 2019.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/30094
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797044667886338048