Mulher negra, samba, racismo e sociedade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/31513 |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar os elementos estruturantes da formação econômico-social brasileira, que contribuíram para a visibilidade tardia das mulheres negras no samba. Assim como, analisar as opressões étnico-raciais e de gênero que atuam na relação dominação-exploração e na conformação de uma divisão sociossexual e étnico-racial do trabalho, que direcionaram essas mulheres para o trabalho reprodutivo, visto predominantemente nas figuras das conhecidas “tias” do samba, tais como Tia Ciata, Tia Vicentina e Tia Surica, Dona Ivone Lara e Clementina de Jesus, exemplos de mulheres compositoras e cantoras, não tiveram tanta visibilidade quanto as “tias” do samba, ainda que estas “tias” também fossem cantoras, são constantemente lembradas mais pelo seu feijão do que por sua composição ou habilidade de cantar. Inserida em suas biografias e narrativas, o que consequentemente nos fará entender as particularidades da realidade brasileira, sobre o samba como expressão da cultura dos trabalhadores e trabalhadoras no Brasil. |
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