Práticas green e lean para melhorias de desempenho sustentáveis e operacionais

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Main Author: Caiado, Rodrigo Goyannes Gusmão
Publication Date: 2018
Format: Doctoral thesis
Language: eng
Source: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Download full: https://app.uff.br/riuff/handle/1/8963
Summary: Nas últimas décadas, a importância de preocupações sustentáveis para a sobrevivência organizacional cresceu, e as abordagens Lean Thinking (LT), Seis Sigma e Lean Seis Sigma (LSS) estão se tornando cada vez mais notáveis para melhorar o desempenho da sustentabilidade. A integração entre as abordagens Green, Lean e Seis Sigma nos sistemas de serviços parece necessária para equilibrar a necessidade de eficiência operacional com o compromisso ambiental e a justiça social. O objetivo geral desta tese é apresentar práticas verdes e enxutas para melhorias de desempenho sustentável e operacional. A abordagem metodológica consistiu no desenvolvimento da tese por agregação de artigos, composto por três estudos. O objetivo do Estudo I é verificar o desempenho de sustentabilidade das organizações brasileiras em medidas de desempenho e propor diretrizes sustentáveis com a intenção de direcionar esforços futuros para a transição para o desenvolvimento sustentável (DS). O Estudo II tem como objetivo avaliar o grau de importância das medidas de desempenho sustentável das organizações brasileiras e propor diretrizes para alcançar a sustentabilidade, alinhando essas medidas com os programas de melhoria operacional. O objetivo do Estudo III é revisar criticamente as metodologias LT e LSS e destacar sua importância para alcançar serviços sustentáveis. Os Estudos I e II utilizaram uma abordagem de triangulação, coletando dados qualitativos e quantitativos adquiridos através de múltiplos métodos de coleta de uma revisão teórica da literatura, análise documental de relatórios corporativos, pesquisa por questionário e entrevistas semiestruturadas com profissionais da indústria e pesquisadores acadêmicos. No Estudo III, uma revisão sistemática da literatura (RSL) foi realizada. Os resultados do Estudo I mostram que os fatores organizacionais internos são os principais indutores do ambiente sustentável nas organizações, a sustentabilidade deve estar vinculada ao planejamento estratégico, começando da alta administração até os níveis mais baixos; e é essencial usar sistemas sustentáveis de medição de desempenho para responder a pressões externas e internas. Além disso, os Estudos I e II mostram que é responsabilidade corporativa concentrar seus esforços em programas de melhoria operacional e iniciativas sustentáveis para obter melhor proteção ambiental, reputação corporativa, gerenciamento de qualidade, desempenho de custos e relações com fornecedores, conforme forem considerados mais importantes na sustentabilidade organizacional. O Estudo III fornece uma estrutura holística de Green LSS (GLSS) que tenta ajudar os praticantes a encontrar maneiras de institucionalizá-lo em vários tipos de serviços, destacando nove fatores críticos para sua implementação, como a satisfação contínua do cliente e uma automação efetiva do Jidoka.
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O objetivo geral desta tese é apresentar práticas verdes e enxutas para melhorias de desempenho sustentável e operacional. A abordagem metodológica consistiu no desenvolvimento da tese por agregação de artigos, composto por três estudos. O objetivo do Estudo I é verificar o desempenho de sustentabilidade das organizações brasileiras em medidas de desempenho e propor diretrizes sustentáveis com a intenção de direcionar esforços futuros para a transição para o desenvolvimento sustentável (DS). O Estudo II tem como objetivo avaliar o grau de importância das medidas de desempenho sustentável das organizações brasileiras e propor diretrizes para alcançar a sustentabilidade, alinhando essas medidas com os programas de melhoria operacional. O objetivo do Estudo III é revisar criticamente as metodologias LT e LSS e destacar sua importância para alcançar serviços sustentáveis. Os Estudos I e II utilizaram uma abordagem de triangulação, coletando dados qualitativos e quantitativos adquiridos através de múltiplos métodos de coleta de uma revisão teórica da literatura, análise documental de relatórios corporativos, pesquisa por questionário e entrevistas semiestruturadas com profissionais da indústria e pesquisadores acadêmicos. No Estudo III, uma revisão sistemática da literatura (RSL) foi realizada. Os resultados do Estudo I mostram que os fatores organizacionais internos são os principais indutores do ambiente sustentável nas organizações, a sustentabilidade deve estar vinculada ao planejamento estratégico, começando da alta administração até os níveis mais baixos; e é essencial usar sistemas sustentáveis de medição de desempenho para responder a pressões externas e internas. Além disso, os Estudos I e II mostram que é responsabilidade corporativa concentrar seus esforços em programas de melhoria operacional e iniciativas sustentáveis para obter melhor proteção ambiental, reputação corporativa, gerenciamento de qualidade, desempenho de custos e relações com fornecedores, conforme forem considerados mais importantes na sustentabilidade organizacional. O Estudo III fornece uma estrutura holística de Green LSS (GLSS) que tenta ajudar os praticantes a encontrar maneiras de institucionalizá-lo em vários tipos de serviços, destacando nove fatores críticos para sua implementação, como a satisfação contínua do cliente e uma automação efetiva do Jidoka.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPESIn the last few decades, the importance of sustainable concerns for organizational survival has grown, and Lean Thinking (LT), Six Sigma and Lean Six Sigma (LSS) approaches are becoming more and more notable to improve sustainability performance. The integration between Green, Lean and Six Sigma approaches in service systems seems necessary in order to balance the need for operational efficiency with environmental commitment and social fairness. The overall aim of this thesis was to present Green and Lean practices towards sustainable and operational performance improvements. The methodological approach consisted of the development of the thesis by aggregation of articles, composed of three studies. Study I aims to verify the sustainability performance of Brazilian organizations in performance measures and to propose sustainable guidelines with the intention of directing future efforts to the transition to sustainable development (SD). Study II aims to evaluate the degree of importance of sustainable performance measures of Brazilian organizations and to propose guidelines to achieve sustainability aligning these measures with operational improvement programmes. The purpose Study III is to critically review the LT and LSS methodologies and highlight their importance to achieve sustainable services. Study I and II utilised a triangulated approach by collecting qualitative and quantitative data acquired through multiple collection methods of a theoretical literature review, documentary analysis of corporate reports, questionnaire survey and semi-structured interviews with industry professionals and academic researchers. In Study III, a systematic literature review (SLR) of the subjects under investigation was conducted. Study I’ results shows that internal organizational factors are the main inductors of the sustainable environment in organizations, and sustainability must be tied to strategic planning, starting from upper management to lower levels; and it is essential to use sustainable performance measurement systems in order to respond to external and internal levers. In addition, Study I and II show that it is the corporate responsibility to focus their efforts on both operational improvement programmes and sustainable initiatives in order to achieve better environmental protection, corporate reputation, quality management, cost performance and suppliers relations, as they are considered to be more important on organizational sustainability. The Study III provides a holistic Green LSS (GLSS) framework attempting to help practitioners to find ways of institutionalizing it in numerous kinds of services, by pointing out nine critical factors for its implementation. such as continuous customer satisfaction, and an effective Jidoka automation. This thesis brings multiple contributions, providing academics and practitioners with a better picture of achieving SD through sustainable (green) and operational (lean) performance measures and by pointing out through a GLSS Framework some compatibilities between LSS and triple bottom line sustainability in services; helping to understand the perceptions and expectations of stakeholders; expanding the literature review on the subject studied, as well as presenting theoretical, managerial and political implications to organizational sustainability.Universidade Federal FLuminenseNiteróiQuelhas, Osvaldo Luiz GonçalvesMeiriño, Marcelo JasmimZotes, Luís PerezPereira, Fernando NevesCarmo, Luiz Felipe Roris Rodriguez Scavarda doBarbastefano, Rafael GarciaRangel, Luis Alberto DuncanRangel, Luis Alberto DuncanCaiado, Rodrigo Goyannes Gusmão2019-03-29T13:32:57Z2019-03-29T13:32:57Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/8963Aluno de DoutoradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessengreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-07-14T01:44:34Zoai:app.uff.br:1/8963Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-07-14T01:44:34Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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