Grupo educativo de usuários com hipertensão arterial e diabetes Mellitus: uma abordagem dialógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brezolin, Cristhian Antonio
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/27528
Resumo: As atividades de promoção à saúde e prevenção de agravos são exercidas pelo enfermeiro no acompanhamento de pessoas com Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e Diabetes Mellitus (DM). Destaca-se nessa lógica a importância da inserção dos usuários em grupos interativos enquanto estratégia de educação em saúde, na melhora da qualidade de vida dos mesmos de modo contextualizado, além de proporcionar bem estar e apropriação de conhecimentos. As orientações integradas e dialogadas em grupos são consideradas como pontos chave no controle de Doenças Crônicas não Transmissíveis e seus agravos. Neste sentido, o estudo enfoca a narrativa do usuário acerca da repercussão das atividades grupais no estado de saúde dos mesmos. Assim, o objeto desse estudo é o grupo educativo na concepção de usuários com Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus. Tendo como objetivos: conhecer as concepções dos usuários sobre a influência do grupo educativo no seu estilo de vida; analisar como as atividades desenvolvidas no grupo repercutem na saúde do usuário. Tem como questão de pesquisa: quais são as repercussões da abordagem horizontalizada utilizada no grupo educativo para hipertensos e diabéticos? Metodologia: trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. O cenário é uma Unidade Básica de Saúde (UBS), no Município de Niterói. A população de estudo é constituída por adultos e idosos participantes do grupo de hipertensos e diabéticos de uma UBS. A coleta de dados foi efetuada por meio de entrevistas semiestruturadas com 12 usuários, realizadas entre dezembro de 2017 e fevereiro de 2018. A análise foi de conteúdo tipo temática. A pesquisa foi submetida e aprovada pelo Comitê de Ética do Hospital Universitário Antônio Pedro, sob o parecer 2.080.807 e CAAE 67111916.3.0000.5243, atendendo às resoluções nº 466/12 do Conselho Nacional de Saúde. Resultados: o perfil sociodemográfico dos entrevistados evidencia predominância da faixa etária de 60 a 70 anos (42%), em sua maioria do sexo feminino (58%), aposentados (75%) e casados (50%). O conteúdo das entrevistas foi analisado e agrupado nas seguintes categorias temáticas, a saber: grupo como promotor da vida; grupo como formulador e mantenedor de relações com o serviço de saúde; grupo como promotor do autocuidado. Conclusão: a estratégia do grupo educativo desenvolvida pelo enfermeiro a clientes portadores de Doenças Crônicas Não Transmissíveis constitui-se como um efetivo recurso de abordagem voltado a essa clientela na atenção primária a saúde. O grupo repercute positivamente no estado psicológico do participante, melhora a socialização do indivíduo, aproxima o mesmo do sistema de saúde garantindo o acompanhamento constante de sua saúde, bem como melhora o conhecimento sobre a doença crônica e estimula a mudança para hábitos de vida saudáveis. Tudo isso garante um controle adequado da pressão arterial e glicemia, além de evitar complicações comuns intrínsecas do caráter crônico das enfermidades.
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Assim, o objeto desse estudo é o grupo educativo na concepção de usuários com Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus. Tendo como objetivos: conhecer as concepções dos usuários sobre a influência do grupo educativo no seu estilo de vida; analisar como as atividades desenvolvidas no grupo repercutem na saúde do usuário. Tem como questão de pesquisa: quais são as repercussões da abordagem horizontalizada utilizada no grupo educativo para hipertensos e diabéticos? Metodologia: trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. O cenário é uma Unidade Básica de Saúde (UBS), no Município de Niterói. A população de estudo é constituída por adultos e idosos participantes do grupo de hipertensos e diabéticos de uma UBS. A coleta de dados foi efetuada por meio de entrevistas semiestruturadas com 12 usuários, realizadas entre dezembro de 2017 e fevereiro de 2018. A análise foi de conteúdo tipo temática. A pesquisa foi submetida e aprovada pelo Comitê de Ética do Hospital Universitário Antônio Pedro, sob o parecer 2.080.807 e CAAE 67111916.3.0000.5243, atendendo às resoluções nº 466/12 do Conselho Nacional de Saúde. Resultados: o perfil sociodemográfico dos entrevistados evidencia predominância da faixa etária de 60 a 70 anos (42%), em sua maioria do sexo feminino (58%), aposentados (75%) e casados (50%). O conteúdo das entrevistas foi analisado e agrupado nas seguintes categorias temáticas, a saber: grupo como promotor da vida; grupo como formulador e mantenedor de relações com o serviço de saúde; grupo como promotor do autocuidado. Conclusão: a estratégia do grupo educativo desenvolvida pelo enfermeiro a clientes portadores de Doenças Crônicas Não Transmissíveis constitui-se como um efetivo recurso de abordagem voltado a essa clientela na atenção primária a saúde. O grupo repercute positivamente no estado psicológico do participante, melhora a socialização do indivíduo, aproxima o mesmo do sistema de saúde garantindo o acompanhamento constante de sua saúde, bem como melhora o conhecimento sobre a doença crônica e estimula a mudança para hábitos de vida saudáveis. Tudo isso garante um controle adequado da pressão arterial e glicemia, além de evitar complicações comuns intrínsecas do caráter crônico das enfermidades.Health promotion and disease prevention activities are performed by the nurse in the follow-up of people with systemic arterial hypertension (SAH) and Diabetes Mellitus (DM). In this logic, the importance of inserting users into interactive groups as a health education strategy, improving their quality of life in a contextualized way, and providing well-being and knowledge appropriation is highlighted. The integrated guidelines and dialogues in groups are considered as key points in the control of chronic noncommunicable diseases and their aggravations. In this sense, the study focuses on the user's narrative about the repercussion of group activities on their health status. Thus, the object of this study is the educational group in the design of users with Arterial Hypertension and Diabetes Mellitus. Having as objectives: to know the users' conceptions about the influence of the educational group on their lifestyle; analyze how the activities developed in the group have repercussions on the health of the user. It has as a guiding question: what are the repercussions of the horizontal approach used in the educational group for hypertensive and diabetic? Methodology: This is a descriptive research with a qualitative approach. The scenario is a Basic Health Unit, in the Municipality of Niterói. The study population consists of adults and elderly participants of the hypertensive and diabetic group of a UBS. Data collection was done through semi-structured interviews with 12 users, carried out between December 2017 and February 2018. The analysis was of thematic content. The research was submitted and approved by the Ethics Committee of the University Hospital Antônio Pedro, under the opinion 2,080,807 and CAAE 67111916.3.0000.5243, in compliance with Resolutions No. 466/12 of the National Health Council. Results: the sociodemographic profile of the interviewees shows predominance (58%), retired (75%), and married (50%), the majority of whom were women between the ages of 60 and 70 (42%). The content of the interviews was analyzed and grouped in the following thematic categories, namely: group as promoter of life; group as a formulator and maintainer of relations with the health service; group as a self-care promoter. Conclusion: the strategy of the educational group developed by nurses to clients with Chronic Noncommunicable Diseases constitutes an important approach to this clientele in primary health care. The group has positive repercussions on the participant's psychological state, improves the socialization of the individual, brings it closer to the health system, assuring the constant monitoring of his / her health, as well as improving the knowledge about the chronic illness and stimulating the change to healthy life habits. All this guarantees an adequate control of blood pressure and glycemia, in addition to avoiding common complications intrinsic to the chronic character of the diseases.55 p.Teixeira, Enéas Rangelhttp://lattes.cnpq.br/2282552925139090Daher, Donizete Vagohttp://lattes.cnpq.br/6800822152435035Silva, Juliana da CostaPereira, Eliane Ramoshttp://lattes.cnpq.br/5088894307129020http://lattes.cnpq.br/9440711776788784Brezolin, Cristhian Antonio2023-01-13T12:59:06Z2023-01-13T12:59:06Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfBrezolin, Cristhian Antonio. Grupo educativo de usuários com hipertensão arterial e diabetes Mellitus: uma abordagem dialógica. 2018, 55 f. 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