Panorama da Aplicação de Massive Open Online Course (MOOC) no Ensino Superior: Desafios e Possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Marcos Vinícius Mendonça
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Silveira, Ismar Frango, Araújo Jr., Carlos Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/8843
Resumo: Este trabalho aborda a aplicação dos Massive Open On-line Courses – MOOC – no contexto do Ensino Superior. Traz um breve histórico, características e principais tipos de MOOC, bem como os relaciona com o movimento da Educação Aberta. Demonstra através de mapeamento sistemático da literatura um panorama dos estudos publicados na área, tendo como recorte temporal o período entre 2011 e 2015. Os resultados obtidos evidenciam que a aplicação dos MOOC no Ensino Superior é apontada como tema emergente e descortina uma série de potencialidades e desafios, exigindo uma nova postura das instituições de ensino superior. Ressalta que os estudos nessa temática ainda são incipientes.
id UFF-2_85c6496be51a0ce4f39a8b8b7e9eaca2
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/8843
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Panorama da Aplicação de Massive Open Online Course (MOOC) no Ensino Superior: Desafios e PossibilidadesOverview of the application of Massive Open Online Course (MOOC) in Higher Education: Challenges and OpportunitiesMassive Online Open CourseTecnologias EmergentesEducação AbertaEnsino SuperiorMOOCRevisão Sistemática da LiteraturaCursos Online Abertos e MassivosMOOCMOOC ,Emerging TechnologiesHigher educationOpen EducationMassive Online Open CourseEste trabalho aborda a aplicação dos Massive Open On-line Courses – MOOC – no contexto do Ensino Superior. Traz um breve histórico, características e principais tipos de MOOC, bem como os relaciona com o movimento da Educação Aberta. Demonstra através de mapeamento sistemático da literatura um panorama dos estudos publicados na área, tendo como recorte temporal o período entre 2011 e 2015. Os resultados obtidos evidenciam que a aplicação dos MOOC no Ensino Superior é apontada como tema emergente e descortina uma série de potencialidades e desafios, exigindo uma nova postura das instituições de ensino superior. Ressalta que os estudos nessa temática ainda são incipientes.SimThis paper proposes to identify application of Massive Open Online Courses – MOOC – in higher education context. It provides a brief history, features and main types of MOOC as well as relates to the movement of Open Education. Demonstrates through systematic mapping of literature an overview of the studies published in the field, with the time frame the period between 2011 and 2015. The results show that the application of MOOC in higher education is seen as an emerging theme and opens up a number of potential and challenges requiring a new approach of higher education institutions. It is evident although the studies on this topic are still incipient.Fundação CecierjNiterói2019-03-19T16:30:09Z2019-03-19T16:30:09Z2016-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfANDRADE, Marcos Vinícius Mendonça; SILVEIRA, Ismar Frango. Panorama da Aplicação de Massive Open Online Course (MOOC) no Ensino Superior: Desafios e Possibilidades. EAD EM FOCO, [S.l.], v. 6, n. 3, dez. 2016. ISSN 2177-8310. Disponível em: https://doi.org/10.18264/eadf.v6i3.392.https://app.uff.br/riuff/handle/1/8843Técnico AdministrativoEAD EM FOCO, [S.l.], v. 6, n. 3, dez. 2016. ISSN 2177-8310. Disponível em: <http://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/39CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, Marcos Vinícius MendonçaSilveira, Ismar FrangoAraújo Jr., Carlos Fernandoporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-18T01:35:23Zoai:app.uff.br:1/8843Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-11-18T01:35:23Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Panorama da Aplicação de Massive Open Online Course (MOOC) no Ensino Superior: Desafios e Possibilidades
Overview of the application of Massive Open Online Course (MOOC) in Higher Education: Challenges and Opportunities
title Panorama da Aplicação de Massive Open Online Course (MOOC) no Ensino Superior: Desafios e Possibilidades
spellingShingle Panorama da Aplicação de Massive Open Online Course (MOOC) no Ensino Superior: Desafios e Possibilidades
Andrade, Marcos Vinícius Mendonça
Massive Online Open Course
Tecnologias Emergentes
Educação Aberta
Ensino Superior
MOOC
Revisão Sistemática da Literatura
Cursos Online Abertos e Massivos
MOOC
MOOC ,
Emerging Technologies
Higher education
Open Education
Massive Online Open Course
title_short Panorama da Aplicação de Massive Open Online Course (MOOC) no Ensino Superior: Desafios e Possibilidades
title_full Panorama da Aplicação de Massive Open Online Course (MOOC) no Ensino Superior: Desafios e Possibilidades
title_fullStr Panorama da Aplicação de Massive Open Online Course (MOOC) no Ensino Superior: Desafios e Possibilidades
title_full_unstemmed Panorama da Aplicação de Massive Open Online Course (MOOC) no Ensino Superior: Desafios e Possibilidades
title_sort Panorama da Aplicação de Massive Open Online Course (MOOC) no Ensino Superior: Desafios e Possibilidades
author Andrade, Marcos Vinícius Mendonça
author_facet Andrade, Marcos Vinícius Mendonça
Silveira, Ismar Frango
Araújo Jr., Carlos Fernando
author_role author
author2 Silveira, Ismar Frango
Araújo Jr., Carlos Fernando
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Marcos Vinícius Mendonça
Silveira, Ismar Frango
Araújo Jr., Carlos Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Massive Online Open Course
Tecnologias Emergentes
Educação Aberta
Ensino Superior
MOOC
Revisão Sistemática da Literatura
Cursos Online Abertos e Massivos
MOOC
MOOC ,
Emerging Technologies
Higher education
Open Education
Massive Online Open Course
topic Massive Online Open Course
Tecnologias Emergentes
Educação Aberta
Ensino Superior
MOOC
Revisão Sistemática da Literatura
Cursos Online Abertos e Massivos
MOOC
MOOC ,
Emerging Technologies
Higher education
Open Education
Massive Online Open Course
description Este trabalho aborda a aplicação dos Massive Open On-line Courses – MOOC – no contexto do Ensino Superior. Traz um breve histórico, características e principais tipos de MOOC, bem como os relaciona com o movimento da Educação Aberta. Demonstra através de mapeamento sistemático da literatura um panorama dos estudos publicados na área, tendo como recorte temporal o período entre 2011 e 2015. Os resultados obtidos evidenciam que a aplicação dos MOOC no Ensino Superior é apontada como tema emergente e descortina uma série de potencialidades e desafios, exigindo uma nova postura das instituições de ensino superior. Ressalta que os estudos nessa temática ainda são incipientes.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10
2019-03-19T16:30:09Z
2019-03-19T16:30:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ANDRADE, Marcos Vinícius Mendonça; SILVEIRA, Ismar Frango. Panorama da Aplicação de Massive Open Online Course (MOOC) no Ensino Superior: Desafios e Possibilidades. EAD EM FOCO, [S.l.], v. 6, n. 3, dez. 2016. ISSN 2177-8310. Disponível em: https://doi.org/10.18264/eadf.v6i3.392.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/8843
Técnico Administrativo
identifier_str_mv ANDRADE, Marcos Vinícius Mendonça; SILVEIRA, Ismar Frango. Panorama da Aplicação de Massive Open Online Course (MOOC) no Ensino Superior: Desafios e Possibilidades. EAD EM FOCO, [S.l.], v. 6, n. 3, dez. 2016. ISSN 2177-8310. Disponível em: https://doi.org/10.18264/eadf.v6i3.392.
Técnico Administrativo
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/8843
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv EAD EM FOCO, [S.l.], v. 6, n. 3, dez. 2016. ISSN 2177-8310. Disponível em: <http://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/39
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
Niterói
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797044682988978176