Jogo de cartas: adaptação do jogo mau-mau das funções orgânicas oxigenadas e hidrocarbonetos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martinelli, Cynthia
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/27748
Resumo: O educador através da educação forma um cidadão crítico e reflexivo. O conhecimento sobre a aprendizagem e suas teorias, o permite maiores possibilidades de trabalho na sala de aula com seus educandos, já que cada um tem seu estilo próprio de aprendizagem. O presente trabalho tem como objetivo auxiliar o educando, através da utilização de jogos didáticos, no aprendizado de funções orgânicas oxigenadas e hidrocarbonetos, diante da inquietude da sala de aula, da busca pelo aprendizado dinâmico e ativo. A metodologia utilizada é uma adaptação do jogo de cartas MAU-MAU sobre as funções orgânicas oxigenadas e hidrocarbonetos, que foi aplicado a duas turmas do Ensino Médio, culminando num processo ensino-aprendizagem dinâmico e construtivista. Após a aplicação do jogo didático, os alunos responderam a um questionário com o objetivo de avaliar os resultados do jogo na aprendizagem. Sabe-se que os jogos didáticos são um auxílio real no processo ensino-aprendizagem, promovendo a busca pelo conhecimento por parte do aluno, como também uma interação saudável entre eles. Vale ressaltar que é importante a segurança e conhecimento por parte do educador que o aplicará. Durante a aplicação do jogo verificou-se o interesse por parte dos alunos no assunto abordado, como também o desenvolvimento do conhecimento. A adaptação do jogo MAU-MAU poderá ser utilizado como ferramenta auxiliar pelo professor do Ensino Médio que aborda o assunto de funções orgânicas oxigenadas e hidrocarbonetos
id UFF-2_8ef31e1b99241deb022d5d3473d98f06
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/27748
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Jogo de cartas: adaptação do jogo mau-mau das funções orgânicas oxigenadas e hidrocarbonetosEducaçãoJogo didáticoFunções orgânicasQuímicaHidrocarbonetoEnsino médioEducationDidactic gameOrganic functionsO educador através da educação forma um cidadão crítico e reflexivo. O conhecimento sobre a aprendizagem e suas teorias, o permite maiores possibilidades de trabalho na sala de aula com seus educandos, já que cada um tem seu estilo próprio de aprendizagem. O presente trabalho tem como objetivo auxiliar o educando, através da utilização de jogos didáticos, no aprendizado de funções orgânicas oxigenadas e hidrocarbonetos, diante da inquietude da sala de aula, da busca pelo aprendizado dinâmico e ativo. A metodologia utilizada é uma adaptação do jogo de cartas MAU-MAU sobre as funções orgânicas oxigenadas e hidrocarbonetos, que foi aplicado a duas turmas do Ensino Médio, culminando num processo ensino-aprendizagem dinâmico e construtivista. Após a aplicação do jogo didático, os alunos responderam a um questionário com o objetivo de avaliar os resultados do jogo na aprendizagem. Sabe-se que os jogos didáticos são um auxílio real no processo ensino-aprendizagem, promovendo a busca pelo conhecimento por parte do aluno, como também uma interação saudável entre eles. Vale ressaltar que é importante a segurança e conhecimento por parte do educador que o aplicará. Durante a aplicação do jogo verificou-se o interesse por parte dos alunos no assunto abordado, como também o desenvolvimento do conhecimento. A adaptação do jogo MAU-MAU poderá ser utilizado como ferramenta auxiliar pelo professor do Ensino Médio que aborda o assunto de funções orgânicas oxigenadas e hidrocarbonetosCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThe educator through education forms a critical and reflective citizen. Knowledge about learning and its theories allows the educator greater possibilities of working in the classroom with their students, since each one has its own style of learning. The present work aims to assist the student, through the use of didactic games, in the learning of oxygenated organic functions and hydrocarbons, in the face of the restlessness of the classroom, the search for dynamic and active learning. The methodology used is an adaptation of the MAU-MAU card game on oxygenated organic and hydrocarbon functions, which was applied to two high school classes, culminating in a dynamic and constructivist teaching-learning process. After applying the didactic game, the students answered a questionnaire in order to evaluate the results of the game in learning. It is known that didactic games are a real aid in the teaching-learning process, promoting the search for knowledge by the student, as well as a healthy interaction between them. It is noteworthy that it is important the safety and knowledge on the part of the educator who will apply it and interest on the part of the student. During the application of the game, there was interest on the part of the students in the subject addressed, as well as the development of knowledge. The adaptation of the MAU-MAU game can be used as an auxiliary tool by the high school teacher who addresses the subject of oxygenated organic functions and hydrocarbons93 p.Santos, Danielle da Costa Rubim Messeder doshttp://lattes.cnpq.br/3774442484775804Vieira, Lígia Maria Mendonçahttp://lattes.cnpq.br/0059570879207078https://lattes.cnpq.br/5891118757963000Martinelli, Cynthia2023-01-27T17:39:47Z2023-01-27T17:39:47Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfMARTINELLI, Cynthia. Jogo de cartas: adaptação do jogo Mau-Mau das funções orgânicas oxigenadas e hidrocarbonetos. 2022. 93 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Química) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/27748CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-02-28T13:46:40Zoai:app.uff.br:1/27748Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-02-28T13:46:40Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Jogo de cartas: adaptação do jogo mau-mau das funções orgânicas oxigenadas e hidrocarbonetos
title Jogo de cartas: adaptação do jogo mau-mau das funções orgânicas oxigenadas e hidrocarbonetos
spellingShingle Jogo de cartas: adaptação do jogo mau-mau das funções orgânicas oxigenadas e hidrocarbonetos
Martinelli, Cynthia
Educação
Jogo didático
Funções orgânicas
Química
Hidrocarboneto
Ensino médio
Education
Didactic game
Organic functions
title_short Jogo de cartas: adaptação do jogo mau-mau das funções orgânicas oxigenadas e hidrocarbonetos
title_full Jogo de cartas: adaptação do jogo mau-mau das funções orgânicas oxigenadas e hidrocarbonetos
title_fullStr Jogo de cartas: adaptação do jogo mau-mau das funções orgânicas oxigenadas e hidrocarbonetos
title_full_unstemmed Jogo de cartas: adaptação do jogo mau-mau das funções orgânicas oxigenadas e hidrocarbonetos
title_sort Jogo de cartas: adaptação do jogo mau-mau das funções orgânicas oxigenadas e hidrocarbonetos
author Martinelli, Cynthia
author_facet Martinelli, Cynthia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Danielle da Costa Rubim Messeder dos
http://lattes.cnpq.br/3774442484775804
Vieira, Lígia Maria Mendonça
http://lattes.cnpq.br/0059570879207078
https://lattes.cnpq.br/5891118757963000
dc.contributor.author.fl_str_mv Martinelli, Cynthia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Jogo didático
Funções orgânicas
Química
Hidrocarboneto
Ensino médio
Education
Didactic game
Organic functions
topic Educação
Jogo didático
Funções orgânicas
Química
Hidrocarboneto
Ensino médio
Education
Didactic game
Organic functions
description O educador através da educação forma um cidadão crítico e reflexivo. O conhecimento sobre a aprendizagem e suas teorias, o permite maiores possibilidades de trabalho na sala de aula com seus educandos, já que cada um tem seu estilo próprio de aprendizagem. O presente trabalho tem como objetivo auxiliar o educando, através da utilização de jogos didáticos, no aprendizado de funções orgânicas oxigenadas e hidrocarbonetos, diante da inquietude da sala de aula, da busca pelo aprendizado dinâmico e ativo. A metodologia utilizada é uma adaptação do jogo de cartas MAU-MAU sobre as funções orgânicas oxigenadas e hidrocarbonetos, que foi aplicado a duas turmas do Ensino Médio, culminando num processo ensino-aprendizagem dinâmico e construtivista. Após a aplicação do jogo didático, os alunos responderam a um questionário com o objetivo de avaliar os resultados do jogo na aprendizagem. Sabe-se que os jogos didáticos são um auxílio real no processo ensino-aprendizagem, promovendo a busca pelo conhecimento por parte do aluno, como também uma interação saudável entre eles. Vale ressaltar que é importante a segurança e conhecimento por parte do educador que o aplicará. Durante a aplicação do jogo verificou-se o interesse por parte dos alunos no assunto abordado, como também o desenvolvimento do conhecimento. A adaptação do jogo MAU-MAU poderá ser utilizado como ferramenta auxiliar pelo professor do Ensino Médio que aborda o assunto de funções orgânicas oxigenadas e hidrocarbonetos
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-27T17:39:47Z
2023-01-27T17:39:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARTINELLI, Cynthia. Jogo de cartas: adaptação do jogo Mau-Mau das funções orgânicas oxigenadas e hidrocarbonetos. 2022. 93 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Química) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/27748
identifier_str_mv MARTINELLI, Cynthia. Jogo de cartas: adaptação do jogo Mau-Mau das funções orgânicas oxigenadas e hidrocarbonetos. 2022. 93 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Química) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/27748
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797044739312189440