Geração de mapas de iluminação baseado em topologia estimada para iluminação de sprites.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Godoy, Felipe Freichos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Santana, Abraão Caldas
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5683
Resumo: Jogos 2D geralmente utilizam sprites que precisam ser iluminados artificialmente. Embora este processo seja trivial quando os sprites vem de modelos 3D, isso não acontece quando foram desenhados por um artista. Este trabalho apresenta um método para a criação de informação topológica aproximada de imagens 2D para serem usadas em modelos de iluminação 3D tradicionais. A nossa solução apresenta resultados mais flexíveis que as técnicas existentes, permitindo ajustes e edição manual, garantindo o processo de design ao autor. O método proposto aborda o problema com a geração procedural de mapas topológicos, facilmente editáveis e ajustáveis, em escala de cinza para um número de direções. Esses mapas são posteriormente combinados em uma textura e decodificados em um mapa de normais que representa a superfície completa da imagem
id UFF-2_91d45d59123e24d900283c235f3d546c
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/5683
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Geração de mapas de iluminação baseado em topologia estimada para iluminação de sprites.Computação GráficaRenderizaçãoComputação gráficaRenderizaçãoComputer GraphicsRenderingJogos 2D geralmente utilizam sprites que precisam ser iluminados artificialmente. Embora este processo seja trivial quando os sprites vem de modelos 3D, isso não acontece quando foram desenhados por um artista. Este trabalho apresenta um método para a criação de informação topológica aproximada de imagens 2D para serem usadas em modelos de iluminação 3D tradicionais. A nossa solução apresenta resultados mais flexíveis que as técnicas existentes, permitindo ajustes e edição manual, garantindo o processo de design ao autor. O método proposto aborda o problema com a geração procedural de mapas topológicos, facilmente editáveis e ajustáveis, em escala de cinza para um número de direções. Esses mapas são posteriormente combinados em uma textura e decodificados em um mapa de normais que representa a superfície completa da imagem2D games often use sprites that must be artificially shaded. While this process is trivial when the sprites come from 3D models, this is not true when they were draw by an artist. This work presents a method for creating approximated topological information of 2D images to be used with traditional 3D illumination models. Our solution presents more flexible results than the existing techniques, allowing adjustments and manual editing and ensuring the author’s design process. The proposed method tackles the problem by procedurally generating easily editable and adjustable grayscale topological maps for a number of directions. These maps are later combined into one texture and decoded into a normal map that represents the complete image surface.Gonzales Clua, Estaban WalterMontenegro, Anselmo AntunesTorok, Leonardo GomesGodoy, Felipe FreichosSantana, Abraão Caldas2018-01-31T12:14:15Z2018-01-31T12:14:15Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/5683http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-15T16:06:47Zoai:app.uff.br:1/5683Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-09-15T16:06:47Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Geração de mapas de iluminação baseado em topologia estimada para iluminação de sprites.
title Geração de mapas de iluminação baseado em topologia estimada para iluminação de sprites.
spellingShingle Geração de mapas de iluminação baseado em topologia estimada para iluminação de sprites.
Godoy, Felipe Freichos
Computação Gráfica
Renderização
Computação gráfica
Renderização
Computer Graphics
Rendering
title_short Geração de mapas de iluminação baseado em topologia estimada para iluminação de sprites.
title_full Geração de mapas de iluminação baseado em topologia estimada para iluminação de sprites.
title_fullStr Geração de mapas de iluminação baseado em topologia estimada para iluminação de sprites.
title_full_unstemmed Geração de mapas de iluminação baseado em topologia estimada para iluminação de sprites.
title_sort Geração de mapas de iluminação baseado em topologia estimada para iluminação de sprites.
author Godoy, Felipe Freichos
author_facet Godoy, Felipe Freichos
Santana, Abraão Caldas
author_role author
author2 Santana, Abraão Caldas
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonzales Clua, Estaban Walter
Montenegro, Anselmo Antunes
Torok, Leonardo Gomes
dc.contributor.author.fl_str_mv Godoy, Felipe Freichos
Santana, Abraão Caldas
dc.subject.por.fl_str_mv Computação Gráfica
Renderização
Computação gráfica
Renderização
Computer Graphics
Rendering
topic Computação Gráfica
Renderização
Computação gráfica
Renderização
Computer Graphics
Rendering
description Jogos 2D geralmente utilizam sprites que precisam ser iluminados artificialmente. Embora este processo seja trivial quando os sprites vem de modelos 3D, isso não acontece quando foram desenhados por um artista. Este trabalho apresenta um método para a criação de informação topológica aproximada de imagens 2D para serem usadas em modelos de iluminação 3D tradicionais. A nossa solução apresenta resultados mais flexíveis que as técnicas existentes, permitindo ajustes e edição manual, garantindo o processo de design ao autor. O método proposto aborda o problema com a geração procedural de mapas topológicos, facilmente editáveis e ajustáveis, em escala de cinza para um número de direções. Esses mapas são posteriormente combinados em uma textura e decodificados em um mapa de normais que representa a superfície completa da imagem
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-31T12:14:15Z
2018-01-31T12:14:15Z
2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/5683
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/5683
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797044778078044160