Vivências pedagógicas com escuta e sensibilidade na educação infantil: diálogos com a pedagogia social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Altoé, Natália Moreira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/25242
Resumo: O objetivo deste estudo, norteado pelas pesquisas do cotidiano é apresentar uma análise da escuta sensível do professor de Educação Infantil e a importância das vozes das crianças no contexto da Educação Infantil a partir da contribuição da Pedagogia Social. Para tal objetivo, apresento minha trajetória como professora de Educação Infantil e pesquisadora e o encontro com a temática apresentada, traço possíveis reflexões com relação ao atendimento das demandas das crianças no segmento da Educação Infantil. A dissertação abordou e buscou a compreensão da importância do acolhimento e da amorosidade no trabalho na Educação Infantil, trazendo conceituações importantes acerca deste primeiro segmento da educação básica, tendo em vista a importância para o trabalho pedagógico com as crianças, de forma a atender as suas curiosidades e desejos de conhecimento. Para atender tal objetivo, foi realizada uma pesquisa qualitativa e bibliográfica com entrevistas semiestruturadas, realizadas com professores da Unidade de Educação Infantil do Colégio Universitário Geraldo Reis - COLUNI UFF. Através dessas vivências, surge esse estudo que traz mais questionamentos e indagações do que respostas prontas para o que se pretende.
id UFF-2_91fde04a0649f4226b94673a769c13bc
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/25242
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Vivências pedagógicas com escuta e sensibilidade na educação infantil: diálogos com a pedagogia socialEducação InfantilPedagogia SocialPedagogia da InfânciaEducação infantilPedagogia socialEducationSocial PedagogyEarly Childhood EducationO objetivo deste estudo, norteado pelas pesquisas do cotidiano é apresentar uma análise da escuta sensível do professor de Educação Infantil e a importância das vozes das crianças no contexto da Educação Infantil a partir da contribuição da Pedagogia Social. Para tal objetivo, apresento minha trajetória como professora de Educação Infantil e pesquisadora e o encontro com a temática apresentada, traço possíveis reflexões com relação ao atendimento das demandas das crianças no segmento da Educação Infantil. A dissertação abordou e buscou a compreensão da importância do acolhimento e da amorosidade no trabalho na Educação Infantil, trazendo conceituações importantes acerca deste primeiro segmento da educação básica, tendo em vista a importância para o trabalho pedagógico com as crianças, de forma a atender as suas curiosidades e desejos de conhecimento. Para atender tal objetivo, foi realizada uma pesquisa qualitativa e bibliográfica com entrevistas semiestruturadas, realizadas com professores da Unidade de Educação Infantil do Colégio Universitário Geraldo Reis - COLUNI UFF. Através dessas vivências, surge esse estudo que traz mais questionamentos e indagações do que respostas prontas para o que se pretende.The objective of this study, guided by everyday research, is to present an analysis of the sensitive listening of the Early Childhood Education teacher and the importance of children's voices in the context of Early Childhood Education from the contribution of Social Pedagogy. For this purpose, I present my trajectory as a teacher of Early Childhood Education and researcher and the encounter with the presented theme, I trace possible reflections in relation to meeting the demands of children in the Early Childhood Education segment. The dissertation approached and sought to understand the importance of welcoming and loving work in Early Childhood Education, bringing important concepts about this first segment of basic education, in view of the importance for pedagogical work with children, to meet their needs. curiosities and desires for knowledge. To achieve this goal, a qualitative and bibliographic research was perform with semi-structured interviews, carried out with teachers of Early Childhood Education at Colégio Universitário Geraldo Reis - COLUNI UFF. This study had as a guide the researches of daily life, in this way we seek to realize how much the children's narratives could contribute to their protagonism in the Early Childhood Education segment. Through these experiences comes this study that brings more questions and inquiries than ready answers to what is intended.125 p.Araújo, Margareth Martins deLobo, Ana Paula Santos Lima LanterCouto, Nara SoaresDias, Renata CodeçoAltoé, Natália Moreira2022-06-15T13:32:39Z2022-06-15T13:32:39Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALTOÉ, Natália Moreira. Vivências pedagógicas com escuta e sensibilidade na educação infantil: diálogos com a pedagogia social. 2022. 125f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/25242CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-06-15T13:32:43Zoai:app.uff.br:1/25242Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-06-15T13:32:43Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Vivências pedagógicas com escuta e sensibilidade na educação infantil: diálogos com a pedagogia social
title Vivências pedagógicas com escuta e sensibilidade na educação infantil: diálogos com a pedagogia social
spellingShingle Vivências pedagógicas com escuta e sensibilidade na educação infantil: diálogos com a pedagogia social
Altoé, Natália Moreira
Educação Infantil
Pedagogia Social
Pedagogia da Infância
Educação infantil
Pedagogia social
Education
Social Pedagogy
Early Childhood Education
title_short Vivências pedagógicas com escuta e sensibilidade na educação infantil: diálogos com a pedagogia social
title_full Vivências pedagógicas com escuta e sensibilidade na educação infantil: diálogos com a pedagogia social
title_fullStr Vivências pedagógicas com escuta e sensibilidade na educação infantil: diálogos com a pedagogia social
title_full_unstemmed Vivências pedagógicas com escuta e sensibilidade na educação infantil: diálogos com a pedagogia social
title_sort Vivências pedagógicas com escuta e sensibilidade na educação infantil: diálogos com a pedagogia social
author Altoé, Natália Moreira
author_facet Altoé, Natália Moreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araújo, Margareth Martins de
Lobo, Ana Paula Santos Lima Lanter
Couto, Nara Soares
Dias, Renata Codeço
dc.contributor.author.fl_str_mv Altoé, Natália Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Pedagogia Social
Pedagogia da Infância
Educação infantil
Pedagogia social
Education
Social Pedagogy
Early Childhood Education
topic Educação Infantil
Pedagogia Social
Pedagogia da Infância
Educação infantil
Pedagogia social
Education
Social Pedagogy
Early Childhood Education
description O objetivo deste estudo, norteado pelas pesquisas do cotidiano é apresentar uma análise da escuta sensível do professor de Educação Infantil e a importância das vozes das crianças no contexto da Educação Infantil a partir da contribuição da Pedagogia Social. Para tal objetivo, apresento minha trajetória como professora de Educação Infantil e pesquisadora e o encontro com a temática apresentada, traço possíveis reflexões com relação ao atendimento das demandas das crianças no segmento da Educação Infantil. A dissertação abordou e buscou a compreensão da importância do acolhimento e da amorosidade no trabalho na Educação Infantil, trazendo conceituações importantes acerca deste primeiro segmento da educação básica, tendo em vista a importância para o trabalho pedagógico com as crianças, de forma a atender as suas curiosidades e desejos de conhecimento. Para atender tal objetivo, foi realizada uma pesquisa qualitativa e bibliográfica com entrevistas semiestruturadas, realizadas com professores da Unidade de Educação Infantil do Colégio Universitário Geraldo Reis - COLUNI UFF. Através dessas vivências, surge esse estudo que traz mais questionamentos e indagações do que respostas prontas para o que se pretende.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-15T13:32:39Z
2022-06-15T13:32:39Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALTOÉ, Natália Moreira. Vivências pedagógicas com escuta e sensibilidade na educação infantil: diálogos com a pedagogia social. 2022. 125f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/25242
identifier_str_mv ALTOÉ, Natália Moreira. Vivências pedagógicas com escuta e sensibilidade na educação infantil: diálogos com a pedagogia social. 2022. 125f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/25242
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135434304684032