Vivências pedagógicas com escuta e sensibilidade na educação infantil: diálogos com a pedagogia social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25242 |
Resumo: | O objetivo deste estudo, norteado pelas pesquisas do cotidiano é apresentar uma análise da escuta sensível do professor de Educação Infantil e a importância das vozes das crianças no contexto da Educação Infantil a partir da contribuição da Pedagogia Social. Para tal objetivo, apresento minha trajetória como professora de Educação Infantil e pesquisadora e o encontro com a temática apresentada, traço possíveis reflexões com relação ao atendimento das demandas das crianças no segmento da Educação Infantil. A dissertação abordou e buscou a compreensão da importância do acolhimento e da amorosidade no trabalho na Educação Infantil, trazendo conceituações importantes acerca deste primeiro segmento da educação básica, tendo em vista a importância para o trabalho pedagógico com as crianças, de forma a atender as suas curiosidades e desejos de conhecimento. Para atender tal objetivo, foi realizada uma pesquisa qualitativa e bibliográfica com entrevistas semiestruturadas, realizadas com professores da Unidade de Educação Infantil do Colégio Universitário Geraldo Reis - COLUNI UFF. Através dessas vivências, surge esse estudo que traz mais questionamentos e indagações do que respostas prontas para o que se pretende. |
id |
UFF-2_91fde04a0649f4226b94673a769c13bc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/25242 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Vivências pedagógicas com escuta e sensibilidade na educação infantil: diálogos com a pedagogia socialEducação InfantilPedagogia SocialPedagogia da InfânciaEducação infantilPedagogia socialEducationSocial PedagogyEarly Childhood EducationO objetivo deste estudo, norteado pelas pesquisas do cotidiano é apresentar uma análise da escuta sensível do professor de Educação Infantil e a importância das vozes das crianças no contexto da Educação Infantil a partir da contribuição da Pedagogia Social. Para tal objetivo, apresento minha trajetória como professora de Educação Infantil e pesquisadora e o encontro com a temática apresentada, traço possíveis reflexões com relação ao atendimento das demandas das crianças no segmento da Educação Infantil. A dissertação abordou e buscou a compreensão da importância do acolhimento e da amorosidade no trabalho na Educação Infantil, trazendo conceituações importantes acerca deste primeiro segmento da educação básica, tendo em vista a importância para o trabalho pedagógico com as crianças, de forma a atender as suas curiosidades e desejos de conhecimento. Para atender tal objetivo, foi realizada uma pesquisa qualitativa e bibliográfica com entrevistas semiestruturadas, realizadas com professores da Unidade de Educação Infantil do Colégio Universitário Geraldo Reis - COLUNI UFF. Através dessas vivências, surge esse estudo que traz mais questionamentos e indagações do que respostas prontas para o que se pretende.The objective of this study, guided by everyday research, is to present an analysis of the sensitive listening of the Early Childhood Education teacher and the importance of children's voices in the context of Early Childhood Education from the contribution of Social Pedagogy. For this purpose, I present my trajectory as a teacher of Early Childhood Education and researcher and the encounter with the presented theme, I trace possible reflections in relation to meeting the demands of children in the Early Childhood Education segment. The dissertation approached and sought to understand the importance of welcoming and loving work in Early Childhood Education, bringing important concepts about this first segment of basic education, in view of the importance for pedagogical work with children, to meet their needs. curiosities and desires for knowledge. To achieve this goal, a qualitative and bibliographic research was perform with semi-structured interviews, carried out with teachers of Early Childhood Education at Colégio Universitário Geraldo Reis - COLUNI UFF. This study had as a guide the researches of daily life, in this way we seek to realize how much the children's narratives could contribute to their protagonism in the Early Childhood Education segment. Through these experiences comes this study that brings more questions and inquiries than ready answers to what is intended.125 p.Araújo, Margareth Martins deLobo, Ana Paula Santos Lima LanterCouto, Nara SoaresDias, Renata CodeçoAltoé, Natália Moreira2022-06-15T13:32:39Z2022-06-15T13:32:39Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALTOÉ, Natália Moreira. Vivências pedagógicas com escuta e sensibilidade na educação infantil: diálogos com a pedagogia social. 2022. 125f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/25242CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-06-15T13:32:43Zoai:app.uff.br:1/25242Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-06-15T13:32:43Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Vivências pedagógicas com escuta e sensibilidade na educação infantil: diálogos com a pedagogia social |
title |
Vivências pedagógicas com escuta e sensibilidade na educação infantil: diálogos com a pedagogia social |
spellingShingle |
Vivências pedagógicas com escuta e sensibilidade na educação infantil: diálogos com a pedagogia social Altoé, Natália Moreira Educação Infantil Pedagogia Social Pedagogia da Infância Educação infantil Pedagogia social Education Social Pedagogy Early Childhood Education |
title_short |
Vivências pedagógicas com escuta e sensibilidade na educação infantil: diálogos com a pedagogia social |
title_full |
Vivências pedagógicas com escuta e sensibilidade na educação infantil: diálogos com a pedagogia social |
title_fullStr |
Vivências pedagógicas com escuta e sensibilidade na educação infantil: diálogos com a pedagogia social |
title_full_unstemmed |
Vivências pedagógicas com escuta e sensibilidade na educação infantil: diálogos com a pedagogia social |
title_sort |
Vivências pedagógicas com escuta e sensibilidade na educação infantil: diálogos com a pedagogia social |
author |
Altoé, Natália Moreira |
author_facet |
Altoé, Natália Moreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Araújo, Margareth Martins de Lobo, Ana Paula Santos Lima Lanter Couto, Nara Soares Dias, Renata Codeço |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Altoé, Natália Moreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil Pedagogia Social Pedagogia da Infância Educação infantil Pedagogia social Education Social Pedagogy Early Childhood Education |
topic |
Educação Infantil Pedagogia Social Pedagogia da Infância Educação infantil Pedagogia social Education Social Pedagogy Early Childhood Education |
description |
O objetivo deste estudo, norteado pelas pesquisas do cotidiano é apresentar uma análise da escuta sensível do professor de Educação Infantil e a importância das vozes das crianças no contexto da Educação Infantil a partir da contribuição da Pedagogia Social. Para tal objetivo, apresento minha trajetória como professora de Educação Infantil e pesquisadora e o encontro com a temática apresentada, traço possíveis reflexões com relação ao atendimento das demandas das crianças no segmento da Educação Infantil. A dissertação abordou e buscou a compreensão da importância do acolhimento e da amorosidade no trabalho na Educação Infantil, trazendo conceituações importantes acerca deste primeiro segmento da educação básica, tendo em vista a importância para o trabalho pedagógico com as crianças, de forma a atender as suas curiosidades e desejos de conhecimento. Para atender tal objetivo, foi realizada uma pesquisa qualitativa e bibliográfica com entrevistas semiestruturadas, realizadas com professores da Unidade de Educação Infantil do Colégio Universitário Geraldo Reis - COLUNI UFF. Através dessas vivências, surge esse estudo que traz mais questionamentos e indagações do que respostas prontas para o que se pretende. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-15T13:32:39Z 2022-06-15T13:32:39Z 2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ALTOÉ, Natália Moreira. Vivências pedagógicas com escuta e sensibilidade na educação infantil: diálogos com a pedagogia social. 2022. 125f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. http://app.uff.br/riuff/handle/1/25242 |
identifier_str_mv |
ALTOÉ, Natália Moreira. Vivências pedagógicas com escuta e sensibilidade na educação infantil: diálogos com a pedagogia social. 2022. 125f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/25242 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1802135434304684032 |