Aritmética para comerciantes no Rio de Janeiro imperial nas primeiras décadas do século XIX
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Publication Date: | 2019 |
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Summary: | Criadas a semelhança da aula de Lisboa, a Aula de Comercio funcionou a partir de 1809 no Rio de Janeiro, Salvador e Recife, com o objetivo de qualificar os comerciantes das principais praças comerciais do País. Dentre os conteúdos estudados estavam a aritmética, geografia, escrituração mercantil e economia política. Uma das referências para o ensino foi os Elementos de Arithmetica, de Bezout, usado em Portugal e no Brasil. Este trabalho tem como objetivo caracterizar o ensino da matemática na Aula de Comercio a partir da legislação que regulou sua criação e funcionamento no Rio de Janeiro, em 1809, até os anos de 1840, em que obras escritas por brasileiros começaram a circular, especialmente a partir da reforma de 1846, como o Novo Tratado de Arithmetica Commercial e a Arithmetica Elementar Commercial. Percebe-se que os conteúdos desses manuais se aproximam mais dos conteúdos práticos necessários ao comércio do que o livro de Bezout. A partir do estudo dos manuais escolares e da legislação espera-se uma aproximação maior do ponto de vista histórico acerca da circulação de ideias e da cultura escolar, na acepção de Dominique Julia, presente nas Aulas de Comercio, durante as primeiras décadas do século XIX. |
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Criadas a semelhança da aula de Lisboa, a Aula de Comercio funcionou a partir de 1809 no Rio de Janeiro, Salvador e Recife, com o objetivo de qualificar os comerciantes das principais praças comerciais do País. Dentre os conteúdos estudados estavam a aritmética, geografia, escrituração mercantil e economia política. Uma das referências para o ensino foi os Elementos de Arithmetica, de Bezout, usado em Portugal e no Brasil. Este trabalho tem como objetivo caracterizar o ensino da matemática na Aula de Comercio a partir da legislação que regulou sua criação e funcionamento no Rio de Janeiro, em 1809, até os anos de 1840, em que obras escritas por brasileiros começaram a circular, especialmente a partir da reforma de 1846, como o Novo Tratado de Arithmetica Commercial e a Arithmetica Elementar Commercial. Percebe-se que os conteúdos desses manuais se aproximam mais dos conteúdos práticos necessários ao comércio do que o livro de Bezout. A partir do estudo dos manuais escolares e da legislação espera-se uma aproximação maior do ponto de vista histórico acerca da circulação de ideias e da cultura escolar, na acepção de Dominique Julia, presente nas Aulas de Comercio, durante as primeiras décadas do século XIX. |
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