Aritmética para comerciantes no Rio de Janeiro imperial nas primeiras décadas do século XIX

Bibliographic Details
Main Author: Soares, Flávia dos Santos
Publication Date: 2019
Other Authors: Silva, Virgínia de Freitas
Format: Conference object
Language: por
Source: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Download full: https://app.uff.br/riuff/handle/1/13806
Summary: Criadas a semelhança da aula de Lisboa, a Aula de Comercio funcionou a partir de 1809 no Rio de Janeiro, Salvador e Recife, com o objetivo de qualificar os comerciantes das principais praças comerciais do País. Dentre os conteúdos estudados estavam a aritmética, geografia, escrituração mercantil e economia política. Uma das referências para o ensino foi os Elementos de Arithmetica, de Bezout, usado em Portugal e no Brasil. Este trabalho tem como objetivo caracterizar o ensino da matemática na Aula de Comercio a partir da legislação que regulou sua criação e funcionamento no Rio de Janeiro, em 1809, até os anos de 1840, em que obras escritas por brasileiros começaram a circular, especialmente a partir da reforma de 1846, como o Novo Tratado de Arithmetica Commercial e a Arithmetica Elementar Commercial. Percebe-se que os conteúdos desses manuais se aproximam mais dos conteúdos práticos necessários ao comércio do que o livro de Bezout. A partir do estudo dos manuais escolares e da legislação espera-se uma aproximação maior do ponto de vista histórico acerca da circulação de ideias e da cultura escolar, na acepção de Dominique Julia, presente nas Aulas de Comercio, durante as primeiras décadas do século XIX.
id UFF-2_9728d11a4483294df9ee22cd7d74f478
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/13806
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Aritmética para comerciantes no Rio de Janeiro imperial nas primeiras décadas do século XIXEnsino comercialséculo XIXlivros didáticosaritméticaCriadas a semelhança da aula de Lisboa, a Aula de Comercio funcionou a partir de 1809 no Rio de Janeiro, Salvador e Recife, com o objetivo de qualificar os comerciantes das principais praças comerciais do País. Dentre os conteúdos estudados estavam a aritmética, geografia, escrituração mercantil e economia política. Uma das referências para o ensino foi os Elementos de Arithmetica, de Bezout, usado em Portugal e no Brasil. Este trabalho tem como objetivo caracterizar o ensino da matemática na Aula de Comercio a partir da legislação que regulou sua criação e funcionamento no Rio de Janeiro, em 1809, até os anos de 1840, em que obras escritas por brasileiros começaram a circular, especialmente a partir da reforma de 1846, como o Novo Tratado de Arithmetica Commercial e a Arithmetica Elementar Commercial. Percebe-se que os conteúdos desses manuais se aproximam mais dos conteúdos práticos necessários ao comércio do que o livro de Bezout. A partir do estudo dos manuais escolares e da legislação espera-se uma aproximação maior do ponto de vista histórico acerca da circulação de ideias e da cultura escolar, na acepção de Dominique Julia, presente nas Aulas de Comercio, durante as primeiras décadas do século XIX.SBEMSimSBEMNiterói2020-05-19T14:13:44Z2020-05-19T14:13:44Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSOARES, Flávia dos Santos; SILVA, Virgínia de Freitas. Aritmética para comerciantes no Rio de Janeiro imperial nas primeiras décadas do século XIX. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 13., 2019, Cuiabá. Anais [...]. Brasília: SBEM, 2019. p. 1-15.https://app.uff.br/riuff/handle/1/13806ProfessorAnais do XIII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2019, Cuiabá. Brasília: SBEM, 2019. p. 1-15. https://www.sbemmatogrosso.com.br/xiiienem/anais.phpopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Flávia dos SantosSilva, Virgínia de Freitasporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2020-12-08T22:46:52Zoai:app.uff.br:1/13806Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202020-12-08T22:46:52Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Aritmética para comerciantes no Rio de Janeiro imperial nas primeiras décadas do século XIX
title Aritmética para comerciantes no Rio de Janeiro imperial nas primeiras décadas do século XIX
spellingShingle Aritmética para comerciantes no Rio de Janeiro imperial nas primeiras décadas do século XIX
Soares, Flávia dos Santos
Ensino comercial
século XIX
livros didáticos
aritmética
title_short Aritmética para comerciantes no Rio de Janeiro imperial nas primeiras décadas do século XIX
title_full Aritmética para comerciantes no Rio de Janeiro imperial nas primeiras décadas do século XIX
title_fullStr Aritmética para comerciantes no Rio de Janeiro imperial nas primeiras décadas do século XIX
title_full_unstemmed Aritmética para comerciantes no Rio de Janeiro imperial nas primeiras décadas do século XIX
title_sort Aritmética para comerciantes no Rio de Janeiro imperial nas primeiras décadas do século XIX
author Soares, Flávia dos Santos
author_facet Soares, Flávia dos Santos
Silva, Virgínia de Freitas
author_role author
author2 Silva, Virgínia de Freitas
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Flávia dos Santos
Silva, Virgínia de Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino comercial
século XIX
livros didáticos
aritmética
topic Ensino comercial
século XIX
livros didáticos
aritmética
description Criadas a semelhança da aula de Lisboa, a Aula de Comercio funcionou a partir de 1809 no Rio de Janeiro, Salvador e Recife, com o objetivo de qualificar os comerciantes das principais praças comerciais do País. Dentre os conteúdos estudados estavam a aritmética, geografia, escrituração mercantil e economia política. Uma das referências para o ensino foi os Elementos de Arithmetica, de Bezout, usado em Portugal e no Brasil. Este trabalho tem como objetivo caracterizar o ensino da matemática na Aula de Comercio a partir da legislação que regulou sua criação e funcionamento no Rio de Janeiro, em 1809, até os anos de 1840, em que obras escritas por brasileiros começaram a circular, especialmente a partir da reforma de 1846, como o Novo Tratado de Arithmetica Commercial e a Arithmetica Elementar Commercial. Percebe-se que os conteúdos desses manuais se aproximam mais dos conteúdos práticos necessários ao comércio do que o livro de Bezout. A partir do estudo dos manuais escolares e da legislação espera-se uma aproximação maior do ponto de vista histórico acerca da circulação de ideias e da cultura escolar, na acepção de Dominique Julia, presente nas Aulas de Comercio, durante as primeiras décadas do século XIX.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-05-19T14:13:44Z
2020-05-19T14:13:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOARES, Flávia dos Santos; SILVA, Virgínia de Freitas. Aritmética para comerciantes no Rio de Janeiro imperial nas primeiras décadas do século XIX. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 13., 2019, Cuiabá. Anais [...]. Brasília: SBEM, 2019. p. 1-15.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/13806
Professor
identifier_str_mv SOARES, Flávia dos Santos; SILVA, Virgínia de Freitas. Aritmética para comerciantes no Rio de Janeiro imperial nas primeiras décadas do século XIX. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 13., 2019, Cuiabá. Anais [...]. Brasília: SBEM, 2019. p. 1-15.
Professor
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/13806
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Anais do XIII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2019, Cuiabá. Brasília: SBEM, 2019. p. 1-15. https://www.sbemmatogrosso.com.br/xiiienem/anais.php
dc.rights.driver.fl_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv SBEM
Niterói
publisher.none.fl_str_mv SBEM
Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797044786098601984