A ciranda do tratamento diretamente observado da tuberculose: a construção do conhecimento em roda com Agentes Comunitários de Saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Áurea Cristina Accacio de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1227
Resumo: O Estudo focaliza a educação permanente com Agentes Comunitários de Saúde (ACS) no Tratamento Diretamente Observado da Tuberculose (TDO). Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, tendo como objetivos: descrever e analisar as dificuldades e as facilidades propostas em roda pelos ACS no Tratamento Diretamente Observado da tuberculose; descrever e analisar as estratégias adotadas pelos ACS para realizar o Tratamento Diretamente Observado da tuberculose; propor a reestruturação das ações de educação permanente no Tratamento Diretamente Observado da tuberculose. A coleta de informações foi desenvolvida em duas oficinas de trabalho com dez ACS em uma unidade de saúde da família do município de Itaboraí, no estado do Rio de Janeiro, RJ. Os dados foram coletados a partir de uma oficina, onde foram realizadas dinâmicas e atividades em uma roda de conversa. As oficinas foram transcritas na íntegra e os participantes identificados com pseudônimos de forma aleatória. Após a transcrição, as falas foram lidas exaustivamente, destacadas com cores diferentes e agrupadas por temas comuns com base nos objetivos do estudo, criando as categorias: O vínculo, o afeto e o comprometimento no Tratamento Diretamente Observado da tuberculose; O tratamento em si, o trabalho e as dificuldades; TDO: o jogo da “amarelinha” como estratégia para melhoria da assistência; Capacitação e educação permanente: rodas que giram em sentidos opostos. Os dados coletados na oficina foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo na modalidade temática. O estudo apontou que os ACS possuem diversas dificuldades na realização do Tratamento Diretamente Observado e estas superam em muito as facilidades na realização de seu trabalho. O conceito de Educação Permanente em Saúde, apesar de bastante difundido, é desconhecido pelos agentes, assim como sua aplicação na prática de trabalho, mas eles descrevem de forma clara e objetiva que desejam um espaço de troca e levantamento de problemas, onde suas idéias possam ser ouvidas e aplicadas. A Educação Permanente é levantada como uma necessidade por eles, mesmo não havendo o conhecimento formal dessa estratégia. Destaca-se ainda a capacitação como meio de transmissão mais utilizado no ensino na saúde, porém pouco esclarecedora para os agentes, não sendo capaz de instrumentalizá-los e subsidiá-los para o trabalho.
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A coleta de informações foi desenvolvida em duas oficinas de trabalho com dez ACS em uma unidade de saúde da família do município de Itaboraí, no estado do Rio de Janeiro, RJ. Os dados foram coletados a partir de uma oficina, onde foram realizadas dinâmicas e atividades em uma roda de conversa. As oficinas foram transcritas na íntegra e os participantes identificados com pseudônimos de forma aleatória. Após a transcrição, as falas foram lidas exaustivamente, destacadas com cores diferentes e agrupadas por temas comuns com base nos objetivos do estudo, criando as categorias: O vínculo, o afeto e o comprometimento no Tratamento Diretamente Observado da tuberculose; O tratamento em si, o trabalho e as dificuldades; TDO: o jogo da “amarelinha” como estratégia para melhoria da assistência; Capacitação e educação permanente: rodas que giram em sentidos opostos. Os dados coletados na oficina foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo na modalidade temática. O estudo apontou que os ACS possuem diversas dificuldades na realização do Tratamento Diretamente Observado e estas superam em muito as facilidades na realização de seu trabalho. O conceito de Educação Permanente em Saúde, apesar de bastante difundido, é desconhecido pelos agentes, assim como sua aplicação na prática de trabalho, mas eles descrevem de forma clara e objetiva que desejam um espaço de troca e levantamento de problemas, onde suas idéias possam ser ouvidas e aplicadas. A Educação Permanente é levantada como uma necessidade por eles, mesmo não havendo o conhecimento formal dessa estratégia. Destaca-se ainda a capacitação como meio de transmissão mais utilizado no ensino na saúde, porém pouco esclarecedora para os agentes, não sendo capaz de instrumentalizá-los e subsidiá-los para o trabalho.The study focuses on continuing education with community health agents in Directly Observed Treatment of Tuberculosis. It is a descriptive qualitative approach aimed at: describe and analyze the difficulties and the facilities proposed in the ACS runs on directly observed treatment of tuberculosis; describe and analyze the strategies adopted by ACS to perform the directly observed treatment of tuberculosis, proposing the restructuring of permanent education actions in directly observed treatment of tuberculosis. Data collection was conducted in two workshops with ten of an ACS unit family health Itaboraí in the state of Rio de Janeiro, RJ. The data collected in the workshops were transcribed in full and the participants identified with pseudonyms. After transcribing the speeches were read thoroughly, highlighted with different colors and grouped by common themes based on the study objectives by creating the following categories: bonding, affection and commitment in directly observed treatment of tuberculosis, the treatment itself, the work and difficulties, the hopscotch strategies for improving the directly observed treatment, training and continuing education: wheels that rotate in opposite directions. The data collected in the workshop were analyzed using the technique of content analysis in thematic. The study pointed out that the ACS have many difficulties in the treatment directly observed and these far outweigh the facilities in carrying out their work. The concept of EPS although widespread, is unknown to the agents, as well as its application in practical work, but they describe in a clear and objective wanting a swap space and lifting problems, where your ideas can be heard and applied. Continuing Education is raised as a need for them, even with no formal knowledge of this strategy, highlighting the training as the transmission medium used in teaching more health, but hardly enlightening, not being able to implement and support professionals to job.Andrade, MarildaMarques, DalvaniPereira, Audrey VidalOliveira, Áurea Cristina Accacio de2015-12-21T14:25:08Z2015-12-21T14:25:08Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Áurea Cristina Accacio de. A ciranda do tratamento diretamente observado da tuberculose: a construção do conhecimento em roda com Agentes Comunitários de Saúde. 2013. 89 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde)- Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2013.https://app.uff.br/riuff/handle/1/1227http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-06T03:57:06Zoai:app.uff.br:1/1227Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-09-06T03:57:06Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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