Noções de cálculo diferencial e integral para o ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Francisco Saraiva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14114
Resumo: O trabalho propõe inserir noções de cálculo no ensino médio. Devemos incluir noções de limite, derivada e integral no ensino médio, como forma de incentivar a expansão dos conhecimentos dos alunos, no que se refere ao comportamento de funções e aos conceitos relacionados com funções. Espera-se que os alunos que cursarem futuramente as disciplinas de cálculo do ensino superior, tenham mais facilidades de entender os conceitos fundamentais, com isso os altos índices de reprovações e abandonos nestas disciplinas e outras que envolvam ideias parecidas serão reduzidos. O motivo deste alto índice está ligado a uma má “construção” do conteúdo necessário para o ingresso no ensino superior. O trabalho tem como objetivo mostrar uma proposta para o ensino de noções de limite, derivada e integral no ensino médio. Percebe-se que existe a possibilidade de “abrir a mente” dos alunos do ensino médio, no que se refere à aprendizagem, através de noções intuitivas de cálculo, utilizando diferentes ferramentas, como investir nos gráficos dos comportamentos das funções e nos raciocínios utilizados em assuntos que envolvem funções
id UFF-2_9ccf919b076fc96a70fdcba97f51189c
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/14114
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Noções de cálculo diferencial e integral para o ensino médioFunçõesLimiteDerivadaIntegralEnsino de cálculoEnsino médioO trabalho propõe inserir noções de cálculo no ensino médio. Devemos incluir noções de limite, derivada e integral no ensino médio, como forma de incentivar a expansão dos conhecimentos dos alunos, no que se refere ao comportamento de funções e aos conceitos relacionados com funções. Espera-se que os alunos que cursarem futuramente as disciplinas de cálculo do ensino superior, tenham mais facilidades de entender os conceitos fundamentais, com isso os altos índices de reprovações e abandonos nestas disciplinas e outras que envolvam ideias parecidas serão reduzidos. O motivo deste alto índice está ligado a uma má “construção” do conteúdo necessário para o ingresso no ensino superior. O trabalho tem como objetivo mostrar uma proposta para o ensino de noções de limite, derivada e integral no ensino médio. Percebe-se que existe a possibilidade de “abrir a mente” dos alunos do ensino médio, no que se refere à aprendizagem, através de noções intuitivas de cálculo, utilizando diferentes ferramentas, como investir nos gráficos dos comportamentos das funções e nos raciocínios utilizados em assuntos que envolvem funçõesApolaya, Ricardo FuentesDel-Vecchio, Renata RaposoGonçalves, Ion MoutinhoDias, Francisco Saraiva2020-06-24T14:05:26Z2020-06-24T14:05:26Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfDIAS, Francisco Saraiva. Noções de cálculo diferencial e integral para o ensino médio. 2013. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2013.https://app.uff.br/riuff/handle/1/14114Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-15T22:24:48Zoai:app.uff.br:1/14114Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-01-15T22:24:48Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Noções de cálculo diferencial e integral para o ensino médio
title Noções de cálculo diferencial e integral para o ensino médio
spellingShingle Noções de cálculo diferencial e integral para o ensino médio
Dias, Francisco Saraiva
Funções
Limite
Derivada
Integral
Ensino de cálculo
Ensino médio
title_short Noções de cálculo diferencial e integral para o ensino médio
title_full Noções de cálculo diferencial e integral para o ensino médio
title_fullStr Noções de cálculo diferencial e integral para o ensino médio
title_full_unstemmed Noções de cálculo diferencial e integral para o ensino médio
title_sort Noções de cálculo diferencial e integral para o ensino médio
author Dias, Francisco Saraiva
author_facet Dias, Francisco Saraiva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Apolaya, Ricardo Fuentes
Del-Vecchio, Renata Raposo
Gonçalves, Ion Moutinho
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Francisco Saraiva
dc.subject.por.fl_str_mv Funções
Limite
Derivada
Integral
Ensino de cálculo
Ensino médio
topic Funções
Limite
Derivada
Integral
Ensino de cálculo
Ensino médio
description O trabalho propõe inserir noções de cálculo no ensino médio. Devemos incluir noções de limite, derivada e integral no ensino médio, como forma de incentivar a expansão dos conhecimentos dos alunos, no que se refere ao comportamento de funções e aos conceitos relacionados com funções. Espera-se que os alunos que cursarem futuramente as disciplinas de cálculo do ensino superior, tenham mais facilidades de entender os conceitos fundamentais, com isso os altos índices de reprovações e abandonos nestas disciplinas e outras que envolvam ideias parecidas serão reduzidos. O motivo deste alto índice está ligado a uma má “construção” do conteúdo necessário para o ingresso no ensino superior. O trabalho tem como objetivo mostrar uma proposta para o ensino de noções de limite, derivada e integral no ensino médio. Percebe-se que existe a possibilidade de “abrir a mente” dos alunos do ensino médio, no que se refere à aprendizagem, através de noções intuitivas de cálculo, utilizando diferentes ferramentas, como investir nos gráficos dos comportamentos das funções e nos raciocínios utilizados em assuntos que envolvem funções
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2020-06-24T14:05:26Z
2020-06-24T14:05:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DIAS, Francisco Saraiva. Noções de cálculo diferencial e integral para o ensino médio. 2013. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2013.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/14114
Aluno de Graduação
identifier_str_mv DIAS, Francisco Saraiva. Noções de cálculo diferencial e integral para o ensino médio. 2013. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2013.
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/14114
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797044650762043392