Conflito e gerenciamento de projetos: uma lição não aprendida pelos gerentes de projetos brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos Junior, Maurício Augusto Cabral
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6627
Resumo: O conflito, particularmente aquele de natureza interpessoal, é algo inerente ao convívio humano, de intensidade variável e cujas possíveis consequências costumam ser encaradas unicamente do ponto de vista negativo, tratando-se, portanto, de ser este um assunto um tanto delicado, indesejado até, no ambiente organizacional de um modo geral. Os projetos, por sua vez, são atividades cada vez mais presentes nas organizações, envolvendo indivíduos com diferentes motivações, não necessariamente convergentes e, portanto, potencialmente conflitantes; o gerente de projetos – profissional responsável pelo bom andamento dos trabalhos – torna-se peça-chave no intricado jogo de interesses que se estabelece, devendo, assim, ser capaz de abordar efetivamente os conflitos decorrentes, sob o risco de fracassar no exercício de sua função. Desta forma, o estudo a seguir tem por objetivo principal apurar o nível de aprendizado dos gerentes de projetos brasileiros nas técnicas formais de solução de conflitos (como a negociação, facilitação e mediação, entre outras), a partir da análise do conteúdo do Guia PMBOK®, base de conhecimento daquele que é reconhecido como a principal e mais influente organização dedicada ao estudo do gerenciamento de projetos no mundo, o PMI® (Project Management Institute). Os resultados mostraram que o assunto não seria uma lição aprendida, com um nível de aprendizado apenas parcial, causado, entre outros motivos, pela abordagem inadequada sobre o gerenciamento de conflitos no referido guia e pela indisponibilidade de tempo e/ou recursos por parte dos gerentes de projetos brasileiros para investir no assunto
id UFF-2_a307814a813b8c4250078dbcb6036d67
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/6627
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Conflito e gerenciamento de projetos: uma lição não aprendida pelos gerentes de projetos brasileirosPMIPMBOKProjetoConflitoGerenciamento de projetosGerênciaRelações interpessoais na empresaPMIPMBOKProjectConflictO conflito, particularmente aquele de natureza interpessoal, é algo inerente ao convívio humano, de intensidade variável e cujas possíveis consequências costumam ser encaradas unicamente do ponto de vista negativo, tratando-se, portanto, de ser este um assunto um tanto delicado, indesejado até, no ambiente organizacional de um modo geral. Os projetos, por sua vez, são atividades cada vez mais presentes nas organizações, envolvendo indivíduos com diferentes motivações, não necessariamente convergentes e, portanto, potencialmente conflitantes; o gerente de projetos – profissional responsável pelo bom andamento dos trabalhos – torna-se peça-chave no intricado jogo de interesses que se estabelece, devendo, assim, ser capaz de abordar efetivamente os conflitos decorrentes, sob o risco de fracassar no exercício de sua função. Desta forma, o estudo a seguir tem por objetivo principal apurar o nível de aprendizado dos gerentes de projetos brasileiros nas técnicas formais de solução de conflitos (como a negociação, facilitação e mediação, entre outras), a partir da análise do conteúdo do Guia PMBOK®, base de conhecimento daquele que é reconhecido como a principal e mais influente organização dedicada ao estudo do gerenciamento de projetos no mundo, o PMI® (Project Management Institute). Os resultados mostraram que o assunto não seria uma lição aprendida, com um nível de aprendizado apenas parcial, causado, entre outros motivos, pela abordagem inadequada sobre o gerenciamento de conflitos no referido guia e pela indisponibilidade de tempo e/ou recursos por parte dos gerentes de projetos brasileiros para investir no assuntoCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThe conflict, particularly those of interpersonal nature, is something inherent in human society, variable and whose possible consequences are usually only seen from a negative point of view intensity in the case, therefore, that this is an issue somewhat delicate, unwanted up in the organizational environment in general. The projects, in turn, are increasingly present activities in organizations, involving individuals with different motivations, not necessarily convergent and therefore potentially conflicting; the project manager - professional responsible for the smooth running of these - becomes key piece in the intricate set of interests that is established and should therefore be able to effectively address the conflicts arising at the risk of failing in the exercise of its function. Thus, the study below is primarily engaged determine the level of learning of the Brazilian project managers in formal techniques of conflict resolution (such as negotiation, facilitation and mediation, among others), from the analysis of the content of the PMBOK® Guide, knowledge base of what is recognized as the biggest and most influential organization dedicated to the study of project management in the world, the PMI (Project Management Institute). The results showed that it would not be a lesson learned, with a level of only partial learning, caused, among other reasons, by inadequate approach to conflict management in that tab and the downtime and/or resources by the managers Brazilian projects to invest in itCastro Junior, Joel de Lima PereiraGurgel, Cláudio Roberto MarquesFontes Filho, Joaquim RubensRamos Junior, Maurício Augusto Cabral2018-06-07T20:30:06Z2018-06-07T20:30:06Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6627Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-15T02:55:05Zoai:app.uff.br:1/6627Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-08-15T02:55:05Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Conflito e gerenciamento de projetos: uma lição não aprendida pelos gerentes de projetos brasileiros
title Conflito e gerenciamento de projetos: uma lição não aprendida pelos gerentes de projetos brasileiros
spellingShingle Conflito e gerenciamento de projetos: uma lição não aprendida pelos gerentes de projetos brasileiros
Ramos Junior, Maurício Augusto Cabral
PMI
PMBOK
Projeto
Conflito
Gerenciamento de projetos
Gerência
Relações interpessoais na empresa
PMI
PMBOK
Project
Conflict
title_short Conflito e gerenciamento de projetos: uma lição não aprendida pelos gerentes de projetos brasileiros
title_full Conflito e gerenciamento de projetos: uma lição não aprendida pelos gerentes de projetos brasileiros
title_fullStr Conflito e gerenciamento de projetos: uma lição não aprendida pelos gerentes de projetos brasileiros
title_full_unstemmed Conflito e gerenciamento de projetos: uma lição não aprendida pelos gerentes de projetos brasileiros
title_sort Conflito e gerenciamento de projetos: uma lição não aprendida pelos gerentes de projetos brasileiros
author Ramos Junior, Maurício Augusto Cabral
author_facet Ramos Junior, Maurício Augusto Cabral
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castro Junior, Joel de Lima Pereira
Gurgel, Cláudio Roberto Marques
Fontes Filho, Joaquim Rubens
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos Junior, Maurício Augusto Cabral
dc.subject.por.fl_str_mv PMI
PMBOK
Projeto
Conflito
Gerenciamento de projetos
Gerência
Relações interpessoais na empresa
PMI
PMBOK
Project
Conflict
topic PMI
PMBOK
Projeto
Conflito
Gerenciamento de projetos
Gerência
Relações interpessoais na empresa
PMI
PMBOK
Project
Conflict
description O conflito, particularmente aquele de natureza interpessoal, é algo inerente ao convívio humano, de intensidade variável e cujas possíveis consequências costumam ser encaradas unicamente do ponto de vista negativo, tratando-se, portanto, de ser este um assunto um tanto delicado, indesejado até, no ambiente organizacional de um modo geral. Os projetos, por sua vez, são atividades cada vez mais presentes nas organizações, envolvendo indivíduos com diferentes motivações, não necessariamente convergentes e, portanto, potencialmente conflitantes; o gerente de projetos – profissional responsável pelo bom andamento dos trabalhos – torna-se peça-chave no intricado jogo de interesses que se estabelece, devendo, assim, ser capaz de abordar efetivamente os conflitos decorrentes, sob o risco de fracassar no exercício de sua função. Desta forma, o estudo a seguir tem por objetivo principal apurar o nível de aprendizado dos gerentes de projetos brasileiros nas técnicas formais de solução de conflitos (como a negociação, facilitação e mediação, entre outras), a partir da análise do conteúdo do Guia PMBOK®, base de conhecimento daquele que é reconhecido como a principal e mais influente organização dedicada ao estudo do gerenciamento de projetos no mundo, o PMI® (Project Management Institute). Os resultados mostraram que o assunto não seria uma lição aprendida, com um nível de aprendizado apenas parcial, causado, entre outros motivos, pela abordagem inadequada sobre o gerenciamento de conflitos no referido guia e pela indisponibilidade de tempo e/ou recursos por parte dos gerentes de projetos brasileiros para investir no assunto
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2018-06-07T20:30:06Z
2018-06-07T20:30:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/6627
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/6627
identifier_str_mv Aluno de Mestrado
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797044635332247552