Leitura na primeira infância: a importância do incentivo nos primeiros anos de vida
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24437 |
Resumo: | Este estudo é resultado de uma pesquisa bibliográfica que objetivou evidenciar o papel da leitura na primeira infância, sua importância na formação do leitor e no desenvolvimento do indivíduo. Destaca o desenvolvimento na primeira infância como fase crucial do desenvolvimento humano, apontando características físicas e cognitivas desta etapa da vida. Indica o papel da leitura na vida do leitor, como iniciá-la e incentivá-la na primeira infância. Apresenta breve histórico da educação infantil brasileira, identificando suas principais carências. Estuda a dinamização da biblioteca infantil, indicando ações que podem ampliar seu acesso frente ao usuário. Aborda a posição da família e suas questões relacionadas ao incentivo e a formação do leitor mirim. Como resultado desta pesquisa, destaca-se a precariedade da educação infantil no Brasil, formal e informal, frente à importância do incentivo à leitura ainda na primeira infância. |
id |
UFF-2_a358583bbf0c180b5e7cd45bd88d7e67 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/24437 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Leitura na primeira infância: a importância do incentivo nos primeiros anos de vidaLeituraPrimeira infânciaDesenvolvimento infantilFormação de leitoresLeituraDesenvolvimento infantilLeitorPrimeira infânciaReaderFirst childhoodChild developmentFormation of the readerEste estudo é resultado de uma pesquisa bibliográfica que objetivou evidenciar o papel da leitura na primeira infância, sua importância na formação do leitor e no desenvolvimento do indivíduo. Destaca o desenvolvimento na primeira infância como fase crucial do desenvolvimento humano, apontando características físicas e cognitivas desta etapa da vida. Indica o papel da leitura na vida do leitor, como iniciá-la e incentivá-la na primeira infância. Apresenta breve histórico da educação infantil brasileira, identificando suas principais carências. Estuda a dinamização da biblioteca infantil, indicando ações que podem ampliar seu acesso frente ao usuário. Aborda a posição da família e suas questões relacionadas ao incentivo e a formação do leitor mirim. Como resultado desta pesquisa, destaca-se a precariedade da educação infantil no Brasil, formal e informal, frente à importância do incentivo à leitura ainda na primeira infância.This work is the result of a bibliographical research that aimed to highlight the role of reading in early childhood, its importance in the formation of the reader and in the development of the individual. Highlight the development in first childhood as a crucial phase of human development, poiting to physical and cognitive characteristics on this stage of life. Indicates the role of reading in the reader’s life, how to start it and encourage it in the first childhood. Presents a brief history of brazilian children’s education, identitifying the deficiencies and highlithting its importance in encouraging reading. Studying the dynamics of the children’s library, pointing that aims to increase its visibility to the user. Covers the family position and issues relates to the encourage and formation of the little reader. As a result of this research, we see the precariousness of early childhood education in Brazil, both formal and informal, in view of the importance of encouraging reading in early childhoodUniversidade Federal FluminenseNiteróiCabral, Rosimere MendesSales, Rodrigo deGonçalves, AndréaFreitas, Camilla Carvalho Damasceno2022-02-01T15:00:00Z2022-02-01T15:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfFreitas, Camilla Carvalho Damasceno. Leitura na primeira infância: a importância do incentivo nos primeiros anos de vida. 2017. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2017.http://app.uff.br/riuff/handle/1/24437Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-02-01T15:00:05Zoai:app.uff.br:1/24437Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-02-01T15:00:05Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leitura na primeira infância: a importância do incentivo nos primeiros anos de vida |
title |
Leitura na primeira infância: a importância do incentivo nos primeiros anos de vida |
spellingShingle |
Leitura na primeira infância: a importância do incentivo nos primeiros anos de vida Freitas, Camilla Carvalho Damasceno Leitura Primeira infância Desenvolvimento infantil Formação de leitores Leitura Desenvolvimento infantil Leitor Primeira infância Reader First childhood Child development Formation of the reader |
title_short |
Leitura na primeira infância: a importância do incentivo nos primeiros anos de vida |
title_full |
Leitura na primeira infância: a importância do incentivo nos primeiros anos de vida |
title_fullStr |
Leitura na primeira infância: a importância do incentivo nos primeiros anos de vida |
title_full_unstemmed |
Leitura na primeira infância: a importância do incentivo nos primeiros anos de vida |
title_sort |
Leitura na primeira infância: a importância do incentivo nos primeiros anos de vida |
author |
Freitas, Camilla Carvalho Damasceno |
author_facet |
Freitas, Camilla Carvalho Damasceno |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cabral, Rosimere Mendes Sales, Rodrigo de Gonçalves, Andréa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Camilla Carvalho Damasceno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Primeira infância Desenvolvimento infantil Formação de leitores Leitura Desenvolvimento infantil Leitor Primeira infância Reader First childhood Child development Formation of the reader |
topic |
Leitura Primeira infância Desenvolvimento infantil Formação de leitores Leitura Desenvolvimento infantil Leitor Primeira infância Reader First childhood Child development Formation of the reader |
description |
Este estudo é resultado de uma pesquisa bibliográfica que objetivou evidenciar o papel da leitura na primeira infância, sua importância na formação do leitor e no desenvolvimento do indivíduo. Destaca o desenvolvimento na primeira infância como fase crucial do desenvolvimento humano, apontando características físicas e cognitivas desta etapa da vida. Indica o papel da leitura na vida do leitor, como iniciá-la e incentivá-la na primeira infância. Apresenta breve histórico da educação infantil brasileira, identificando suas principais carências. Estuda a dinamização da biblioteca infantil, indicando ações que podem ampliar seu acesso frente ao usuário. Aborda a posição da família e suas questões relacionadas ao incentivo e a formação do leitor mirim. Como resultado desta pesquisa, destaca-se a precariedade da educação infantil no Brasil, formal e informal, frente à importância do incentivo à leitura ainda na primeira infância. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2022-02-01T15:00:00Z 2022-02-01T15:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Freitas, Camilla Carvalho Damasceno. Leitura na primeira infância: a importância do incentivo nos primeiros anos de vida. 2017. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2017. http://app.uff.br/riuff/handle/1/24437 Aluno de Graduação |
identifier_str_mv |
Freitas, Camilla Carvalho Damasceno. Leitura na primeira infância: a importância do incentivo nos primeiros anos de vida. 2017. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2017. Aluno de Graduação |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/24437 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense Niterói |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense Niterói |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1797044769685241856 |