Leitura na primeira infância: a importância do incentivo nos primeiros anos de vida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Camilla Carvalho Damasceno
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/24437
Resumo: Este estudo é resultado de uma pesquisa bibliográfica que objetivou evidenciar o papel da leitura na primeira infância, sua importância na formação do leitor e no desenvolvimento do indivíduo. Destaca o desenvolvimento na primeira infância como fase crucial do desenvolvimento humano, apontando características físicas e cognitivas desta etapa da vida. Indica o papel da leitura na vida do leitor, como iniciá-la e incentivá-la na primeira infância. Apresenta breve histórico da educação infantil brasileira, identificando suas principais carências. Estuda a dinamização da biblioteca infantil, indicando ações que podem ampliar seu acesso frente ao usuário. Aborda a posição da família e suas questões relacionadas ao incentivo e a formação do leitor mirim. Como resultado desta pesquisa, destaca-se a precariedade da educação infantil no Brasil, formal e informal, frente à importância do incentivo à leitura ainda na primeira infância.
id UFF-2_a358583bbf0c180b5e7cd45bd88d7e67
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/24437
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Leitura na primeira infância: a importância do incentivo nos primeiros anos de vidaLeituraPrimeira infânciaDesenvolvimento infantilFormação de leitoresLeituraDesenvolvimento infantilLeitorPrimeira infânciaReaderFirst childhoodChild developmentFormation of the readerEste estudo é resultado de uma pesquisa bibliográfica que objetivou evidenciar o papel da leitura na primeira infância, sua importância na formação do leitor e no desenvolvimento do indivíduo. Destaca o desenvolvimento na primeira infância como fase crucial do desenvolvimento humano, apontando características físicas e cognitivas desta etapa da vida. Indica o papel da leitura na vida do leitor, como iniciá-la e incentivá-la na primeira infância. Apresenta breve histórico da educação infantil brasileira, identificando suas principais carências. Estuda a dinamização da biblioteca infantil, indicando ações que podem ampliar seu acesso frente ao usuário. Aborda a posição da família e suas questões relacionadas ao incentivo e a formação do leitor mirim. Como resultado desta pesquisa, destaca-se a precariedade da educação infantil no Brasil, formal e informal, frente à importância do incentivo à leitura ainda na primeira infância.This work is the result of a bibliographical research that aimed to highlight the role of reading in early childhood, its importance in the formation of the reader and in the development of the individual. Highlight the development in first childhood as a crucial phase of human development, poiting to physical and cognitive characteristics on this stage of life. Indicates the role of reading in the reader’s life, how to start it and encourage it in the first childhood. Presents a brief history of brazilian children’s education, identitifying the deficiencies and highlithting its importance in encouraging reading. Studying the dynamics of the children’s library, pointing that aims to increase its visibility to the user. Covers the family position and issues relates to the encourage and formation of the little reader. As a result of this research, we see the precariousness of early childhood education in Brazil, both formal and informal, in view of the importance of encouraging reading in early childhoodUniversidade Federal FluminenseNiteróiCabral, Rosimere MendesSales, Rodrigo deGonçalves, AndréaFreitas, Camilla Carvalho Damasceno2022-02-01T15:00:00Z2022-02-01T15:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfFreitas, Camilla Carvalho Damasceno. Leitura na primeira infância: a importância do incentivo nos primeiros anos de vida. 2017. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2017.http://app.uff.br/riuff/handle/1/24437Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-02-01T15:00:05Zoai:app.uff.br:1/24437Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-02-01T15:00:05Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura na primeira infância: a importância do incentivo nos primeiros anos de vida
title Leitura na primeira infância: a importância do incentivo nos primeiros anos de vida
spellingShingle Leitura na primeira infância: a importância do incentivo nos primeiros anos de vida
Freitas, Camilla Carvalho Damasceno
Leitura
Primeira infância
Desenvolvimento infantil
Formação de leitores
Leitura
Desenvolvimento infantil
Leitor
Primeira infância
Reader
First childhood
Child development
Formation of the reader
title_short Leitura na primeira infância: a importância do incentivo nos primeiros anos de vida
title_full Leitura na primeira infância: a importância do incentivo nos primeiros anos de vida
title_fullStr Leitura na primeira infância: a importância do incentivo nos primeiros anos de vida
title_full_unstemmed Leitura na primeira infância: a importância do incentivo nos primeiros anos de vida
title_sort Leitura na primeira infância: a importância do incentivo nos primeiros anos de vida
author Freitas, Camilla Carvalho Damasceno
author_facet Freitas, Camilla Carvalho Damasceno
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cabral, Rosimere Mendes
Sales, Rodrigo de
Gonçalves, Andréa
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Camilla Carvalho Damasceno
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Primeira infância
Desenvolvimento infantil
Formação de leitores
Leitura
Desenvolvimento infantil
Leitor
Primeira infância
Reader
First childhood
Child development
Formation of the reader
topic Leitura
Primeira infância
Desenvolvimento infantil
Formação de leitores
Leitura
Desenvolvimento infantil
Leitor
Primeira infância
Reader
First childhood
Child development
Formation of the reader
description Este estudo é resultado de uma pesquisa bibliográfica que objetivou evidenciar o papel da leitura na primeira infância, sua importância na formação do leitor e no desenvolvimento do indivíduo. Destaca o desenvolvimento na primeira infância como fase crucial do desenvolvimento humano, apontando características físicas e cognitivas desta etapa da vida. Indica o papel da leitura na vida do leitor, como iniciá-la e incentivá-la na primeira infância. Apresenta breve histórico da educação infantil brasileira, identificando suas principais carências. Estuda a dinamização da biblioteca infantil, indicando ações que podem ampliar seu acesso frente ao usuário. Aborda a posição da família e suas questões relacionadas ao incentivo e a formação do leitor mirim. Como resultado desta pesquisa, destaca-se a precariedade da educação infantil no Brasil, formal e informal, frente à importância do incentivo à leitura ainda na primeira infância.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2022-02-01T15:00:00Z
2022-02-01T15:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Freitas, Camilla Carvalho Damasceno. Leitura na primeira infância: a importância do incentivo nos primeiros anos de vida. 2017. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2017.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/24437
Aluno de Graduação
identifier_str_mv Freitas, Camilla Carvalho Damasceno. Leitura na primeira infância: a importância do incentivo nos primeiros anos de vida. 2017. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2017.
Aluno de Graduação
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/24437
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797044769685241856