Site "Inventar com Imagens em Movimento": um dispositivo ao filme como cognição inventiva na educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço, Marina Muniz de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/29974
Resumo: A contemporaneidade tem sido marcada pelo predomínio das tecnologias de informação que, ao mesmo tempo em que facilitam o acesso à informação e comunicação global de acontecimentos recentes, imprimem relações com uma temporalidade em que as pessoas são impelidas a uma condição “apressada” que dificulta experiências fortes - erfahrung imprescindíveis para a criação. Essa relação com o tempo, característica da contemporaneidade, reflete nos espaços da educação e nos processos de atenção e aprendizagem. A atenção, sob essas condições de tempo, está associada à produtividade própria do modelo econômico capitalista, fazendo com que crianças sofram com diagnósticos de TDAH, uma espécie de “pandemia” nos meios escolares. Como efeito desse processo temos a “medicalização” exacerbada, meio de controle e docilização dos corpos. Corpos infantis que ao se rebelarem às formas de atenção e ritmos impostos pela Escola são considerados desatentos e indisciplinados, alvo de controle biopsicossocial. Nessa pesquisa, apontamos a necessidade da ruptura com a concepção da cognição como representação de um mundo pré-dado e a proposição da cognição como invenção para apresentar modos de atenção que explodem com o binarismo - atenção x desatenção -, apontando a arte como dispositivo para uma educação que atualiza modos de se reinventar e inventar novos mundos, alternativa potente que se contrapõe aos modelos tecnocratas que se impõem para a educação. A aprendizagem, na perspectiva da cognição como invenção, consiste em um processo de suspensão do tempo e de encontros afetivos de duração com os signos, potencializando aprendizagens. Diante do exposto, esse estudo gerou a criação do site: “Inventar Com Imagens Em Movimento”, para propor a utilização das tecnologias de informação como coadjuvantes no fazer inventivo com as imagens em movimento. No site estarão disponibilizados tutoriais de aplicativos que podem ser acessados por smarthphones, para incentivar educadores e alunos a criarem imagens em movimento, possibilidades estéticas do pensamento, formas inventivas de fazer e se dizer com imagens, expor emoções e percepções de mundo. Para desenvolver esse estudo, optamos pela cartografia como método de pesquisa. A pesquisa cartográfica é regida segundo alguns princípios norteadores: a heterogeneidade, que ressalta a natureza rizomática desta forma de investigação, ou seja, qualquer ponto do rizoma conecta-se a outro ponto, formando uma rede heterogênea, variável, acêntrica e aberta; a multiplicidade, onde o investigador propõe se debruçar sobre os elementos de investigação lançando seu olhar sobre as singularidades, nas relações em seus devires; a ruptura a-significante que compreende o movimento da pesquisa como processo aberto, não delimitado por um significado e reconhece que podem ocorrer rupturas a qualquer momento. A cartografia em si, se caracteriza como um modo de entender e encaminhar a pesquisa como prática a partir das questões-problema que surgem ao longo do processo, produzindo planos de imanência que levam o pesquisador para novos pontos de vista. Nessa perspectiva o cartógrafo (pesquisador) caminha junto com suas questões problematizadoras, ele “experiencia” o processo e a pesquisa acontece nesse entrecruzamento de vivências entre cartógrafo e um objeto que não se finda em si mesmo, posto que, para o pesquisador cartógrafo interessam as forças dos objetos e não suas formas, mas aquilo que o ajuda a fazer surgir novas formas. Processo que caracteriza um modo de fazer pesquisa intervenção.
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spelling Site "Inventar com Imagens em Movimento": um dispositivo ao filme como cognição inventiva na educaçãoAprendizagem da Atenção; Cognição como Invenção; Imagens em Movimento.Educação, Cognição, Criatividade(Educação), Transtorno do deficit de atenção com hiperatividadeLearning of Attention; Cognition as an Invention; Moving ImagesA contemporaneidade tem sido marcada pelo predomínio das tecnologias de informação que, ao mesmo tempo em que facilitam o acesso à informação e comunicação global de acontecimentos recentes, imprimem relações com uma temporalidade em que as pessoas são impelidas a uma condição “apressada” que dificulta experiências fortes - erfahrung imprescindíveis para a criação. Essa relação com o tempo, característica da contemporaneidade, reflete nos espaços da educação e nos processos de atenção e aprendizagem. A atenção, sob essas condições de tempo, está associada à produtividade própria do modelo econômico capitalista, fazendo com que crianças sofram com diagnósticos de TDAH, uma espécie de “pandemia” nos meios escolares. Como efeito desse processo temos a “medicalização” exacerbada, meio de controle e docilização dos corpos. Corpos infantis que ao se rebelarem às formas de atenção e ritmos impostos pela Escola são considerados desatentos e indisciplinados, alvo de controle biopsicossocial. Nessa pesquisa, apontamos a necessidade da ruptura com a concepção da cognição como representação de um mundo pré-dado e a proposição da cognição como invenção para apresentar modos de atenção que explodem com o binarismo - atenção x desatenção -, apontando a arte como dispositivo para uma educação que atualiza modos de se reinventar e inventar novos mundos, alternativa potente que se contrapõe aos modelos tecnocratas que se impõem para a educação. A aprendizagem, na perspectiva da cognição como invenção, consiste em um processo de suspensão do tempo e de encontros afetivos de duração com os signos, potencializando aprendizagens. Diante do exposto, esse estudo gerou a criação do site: “Inventar Com Imagens Em Movimento”, para propor a utilização das tecnologias de informação como coadjuvantes no fazer inventivo com as imagens em movimento. No site estarão disponibilizados tutoriais de aplicativos que podem ser acessados por smarthphones, para incentivar educadores e alunos a criarem imagens em movimento, possibilidades estéticas do pensamento, formas inventivas de fazer e se dizer com imagens, expor emoções e percepções de mundo. Para desenvolver esse estudo, optamos pela cartografia como método de pesquisa. A pesquisa cartográfica é regida segundo alguns princípios norteadores: a heterogeneidade, que ressalta a natureza rizomática desta forma de investigação, ou seja, qualquer ponto do rizoma conecta-se a outro ponto, formando uma rede heterogênea, variável, acêntrica e aberta; a multiplicidade, onde o investigador propõe se debruçar sobre os elementos de investigação lançando seu olhar sobre as singularidades, nas relações em seus devires; a ruptura a-significante que compreende o movimento da pesquisa como processo aberto, não delimitado por um significado e reconhece que podem ocorrer rupturas a qualquer momento. A cartografia em si, se caracteriza como um modo de entender e encaminhar a pesquisa como prática a partir das questões-problema que surgem ao longo do processo, produzindo planos de imanência que levam o pesquisador para novos pontos de vista. Nessa perspectiva o cartógrafo (pesquisador) caminha junto com suas questões problematizadoras, ele “experiencia” o processo e a pesquisa acontece nesse entrecruzamento de vivências entre cartógrafo e um objeto que não se finda em si mesmo, posto que, para o pesquisador cartógrafo interessam as forças dos objetos e não suas formas, mas aquilo que o ajuda a fazer surgir novas formas. Processo que caracteriza um modo de fazer pesquisa intervenção.Contemporaneity has been marked by the predominance of information technologies which, at the same time as they facilitate access to information and global communication of recent events, imprint relationships with a temporality in which people are pushed to a "hurried" condition that hinders experiences strong - erfahrung essential for creation. This relationship with time, characteristic of contemporaneity, reflects in the spaces of education and in the processes of attention and learning. Attention, under these conditions of time, is associated with the productivity of the capitalist economic model, making children suffer from ADHD diagnoses, a kind of “pandemic” in school environments. As an effect of this process, we have exacerbated “medicalization”, a means of controlling and docile bodies Children's bodies that rebel against the forms of attention and rhythms imposed by the School are considered inattentive and undisciplined, target of biopsychosocial control. In this research, we point out the need to break with the conception of cognition as a representation of a pre-given world and the proposition of cognition as an invention to present modes of attention that explode with binarism - attention x inattention -, pointing out art as a device for an education that updates ways of reinventing and inventing new worlds, a powerful alternative that opposes the technocratic models that impose themselves on education. Learning, from the perspective of cognition as an invention, consists of a process of suspension of time and affective encounters of duration with signs, enhancing learning. Given the above, this study led to the creation of the website: “Invent With Moving Pictures”, to propose the use of information technologies as supporting elements in the inventive process with moving images. On the website will be available tutorials of applications that can be accessed by smartphones, to encourage educators and students to create moving images, aesthetic possibilities of thought, inventive ways of doing and saying themselves with images, exposing emotions and perceptions of the world. To develop this study, we chose cartography as a research method. Cartographic research is governed by some guiding principles: heterogeneity, which highlights the rhizomatic nature of this form of investigation, that is, any point on the rhizome connects to another point, forming a heterogeneous, variable, acentric and open network; multiplicity, where the investigator proposes to focus on the elements of investigation, casting his gaze on the singularities, on the relationships in their becomings; the a-significant rupture that understands the research movement as an open process, not delimited by a meaning and recognizes that ruptures can occur at any time. Cartography itself is characterized as a way of understanding and forwarding research as a practice based on the problem-questions that arise throughout the process, producing immanence plans that lead the researcher to new points of view. From this perspective, the cartographer (researcher) walks along with his problematizing questions, he “experiences” the process and the research takes place in this intersection of experiences between cartographer and an object that does not end in itself, since, for the cartographic researcher, the forces of objects and not their forms, but what helps them to make new forms emerge. Process that characterizes a way of doing intervention research.95 p.Silva, Dagmar Mello eSilva, Marcia Maria eFerreira, Herenice Mirabelli CassinoAndrade, Luiz Antonio BotelhoLourenço, Marina Muniz de2023-08-16T16:24:59Z2023-08-16T16:24:59Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLOURENÇO, Marina Muniz de. Site "Inventar com Imagens em Movimento": um dispositivo ao filme como cognição inventiva na educação. 2021. 95 f. 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