Mapas conceituais como instrumento de promoção e avaliação da aprendizagem de cosmologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Rogério Aparecido dos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4220
Resumo: A cosmologia faz parte dos conteúdos de física moderna e contemporânea do nível médio, cuja abordagem já está presente no currículo minimo de Física do estado do Rio de Janeiro. Esse novo currículo propõe um ensino de física menos matematizado, mais próximo da alfabetização científica, onde o indivíduo apropria-­se dos debates científicos, reconhecendo a ciência e a tecnologia como interdependentes, de caráter evolutivo, e capazes de moldar a sociedade contemporânea. O presente trabalho, em consonância com esse novo paradigma educacional, apresenta como produto uma sequência didática baseada em mapas conceituais para ensino de cosmologia em turmas do primeiro ano do ensino médio. A metodologia dos mapas conceituais foi escolhida porque trata­-se de uma ferramenta de grande utilidade, tanto para facilitar, como para avaliar o processo de ensino­ aprendizagem, em especial para mostrar indícios da ocorrência de aprendizagem significativa. Nesta dissertação apresentamos como são construídos e analisados mapas conceituais, bem como as bases que fundamentam o uso de tais mapas para estudos da ocorrência de aprendizagem significativa. A sequência didática proposta como produto contêm os roteiros de aulas completos para que o professor possa trabalhar a cosmologia com seus alunos utilizando mapas conceituais. Nossa proposta privilegia a confecção cooperativa dos mapas para propiciar a negociação dos conceitos entre os alunos. Apresentamos a análise dos resultados obtidos da aplicação do produto em uma turma de ensino médio da rede pública estadual (RJ). Junto com o produto, apresentamos um guia para que o professor possa analisar os mapas conceituais produzidos por sua turma, buscando indícios do tipo de aprendizagem que seus alunos estão tendo
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