Turismo cinematográfico: estratégias de captação de produções como parte integrante do marketing de destinos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Vivian Moraes da Graça
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1146
Resumo: O turismo cinematográfico é um segmento do turismo que vem se desenvolvendo e atraindo atenção de atores de ambas as áreas. Ao contemplar cenários que servem de base para o desenrolar de narrativas o espectador acaba sendo influenciado, consciente ou não, e passa a incorporar esses cenários em seu imaginário pessoal. Dessa forma o cinema atua como um reforço de símbolos que afeta a escolha dos turistas. Observa-se que diversos destinos turísticos, apesar de servirem como locações para filmes, ainda não conseguem captar os benefícios provenientes dessa atividade. Este trabalho investiga a relação das duas indústrias e quais são as principais estratégias utilizadas pelos destinos turísticos para a captação de produções cinematográfica com o objetivo de se promover e impulsionar o turismo local. Utilizando o método exploratório bibliográfico, foram identificadas que as práticas mais comuns são os incentivos fiscais e apoio logístico, além de promoção dos destinos através de roteiros turísticos inspirados nos filmes e suas locações
id UFF-2_b08d4f03531caf2d8b37add907ecca57
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/1146
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Turismo cinematográfico: estratégias de captação de produções como parte integrante do marketing de destinosTurismo cinematográficoDestinosEstratégiaMarketingTurismoCinemaMarketing de destinos turísticosFilm tourismDestinationStrategyMarketingO turismo cinematográfico é um segmento do turismo que vem se desenvolvendo e atraindo atenção de atores de ambas as áreas. Ao contemplar cenários que servem de base para o desenrolar de narrativas o espectador acaba sendo influenciado, consciente ou não, e passa a incorporar esses cenários em seu imaginário pessoal. Dessa forma o cinema atua como um reforço de símbolos que afeta a escolha dos turistas. Observa-se que diversos destinos turísticos, apesar de servirem como locações para filmes, ainda não conseguem captar os benefícios provenientes dessa atividade. Este trabalho investiga a relação das duas indústrias e quais são as principais estratégias utilizadas pelos destinos turísticos para a captação de produções cinematográfica com o objetivo de se promover e impulsionar o turismo local. Utilizando o método exploratório bibliográfico, foram identificadas que as práticas mais comuns são os incentivos fiscais e apoio logístico, além de promoção dos destinos através de roteiros turísticos inspirados nos filmes e suas locaçõesFilm tourism is a tourism segment that is evolving and attracting attention of actors from both areas. When contemplating scenarios that underpin the unfolding narrative the viewer ends up being influenced, consciously or not, and they will incorporate these scenarios in their imagination. Thus the film acts as a reinforcement of symbols that affects the choice of tourists. It is observed that many tourist destinations, although serve as locations for movies, still fail to capture the benefits from this activity. This paper investigates the relationship between the two industries and what are the main strategies used by tourism destinations marketing organizations (DMO) and/or the public sector for attracting film productions in order to promote its image and leverage local tourism. Using the exploratory bibliographical method, it is identified that the most common practices are tax incentives and logistical support, besides promotion of destinations through tours inspired by films and their locationsMayer, Verônica FederFonseca Filho, Ari da SilvaSilva, Erly Maria de Carvalho ePinheiro, Vivian Moraes da Graça2015-12-14T14:04:45Z2015-12-14T14:04:45Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1146CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-25T16:48:21Zoai:app.uff.br:1/1146Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-11-25T16:48:21Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Turismo cinematográfico: estratégias de captação de produções como parte integrante do marketing de destinos
title Turismo cinematográfico: estratégias de captação de produções como parte integrante do marketing de destinos
spellingShingle Turismo cinematográfico: estratégias de captação de produções como parte integrante do marketing de destinos
Pinheiro, Vivian Moraes da Graça
Turismo cinematográfico
Destinos
Estratégia
Marketing
Turismo
Cinema
Marketing de destinos turísticos
Film tourism
Destination
Strategy
Marketing
title_short Turismo cinematográfico: estratégias de captação de produções como parte integrante do marketing de destinos
title_full Turismo cinematográfico: estratégias de captação de produções como parte integrante do marketing de destinos
title_fullStr Turismo cinematográfico: estratégias de captação de produções como parte integrante do marketing de destinos
title_full_unstemmed Turismo cinematográfico: estratégias de captação de produções como parte integrante do marketing de destinos
title_sort Turismo cinematográfico: estratégias de captação de produções como parte integrante do marketing de destinos
author Pinheiro, Vivian Moraes da Graça
author_facet Pinheiro, Vivian Moraes da Graça
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mayer, Verônica Feder
Fonseca Filho, Ari da Silva
Silva, Erly Maria de Carvalho e
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Vivian Moraes da Graça
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo cinematográfico
Destinos
Estratégia
Marketing
Turismo
Cinema
Marketing de destinos turísticos
Film tourism
Destination
Strategy
Marketing
topic Turismo cinematográfico
Destinos
Estratégia
Marketing
Turismo
Cinema
Marketing de destinos turísticos
Film tourism
Destination
Strategy
Marketing
description O turismo cinematográfico é um segmento do turismo que vem se desenvolvendo e atraindo atenção de atores de ambas as áreas. Ao contemplar cenários que servem de base para o desenrolar de narrativas o espectador acaba sendo influenciado, consciente ou não, e passa a incorporar esses cenários em seu imaginário pessoal. Dessa forma o cinema atua como um reforço de símbolos que afeta a escolha dos turistas. Observa-se que diversos destinos turísticos, apesar de servirem como locações para filmes, ainda não conseguem captar os benefícios provenientes dessa atividade. Este trabalho investiga a relação das duas indústrias e quais são as principais estratégias utilizadas pelos destinos turísticos para a captação de produções cinematográfica com o objetivo de se promover e impulsionar o turismo local. Utilizando o método exploratório bibliográfico, foram identificadas que as práticas mais comuns são os incentivos fiscais e apoio logístico, além de promoção dos destinos através de roteiros turísticos inspirados nos filmes e suas locações
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2015-12-14T14:04:45Z
2015-12-14T14:04:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/1146
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/1146
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797044641510457344