Turismo cinematográfico: estratégias de captação de produções como parte integrante do marketing de destinos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/1146 |
Resumo: | O turismo cinematográfico é um segmento do turismo que vem se desenvolvendo e atraindo atenção de atores de ambas as áreas. Ao contemplar cenários que servem de base para o desenrolar de narrativas o espectador acaba sendo influenciado, consciente ou não, e passa a incorporar esses cenários em seu imaginário pessoal. Dessa forma o cinema atua como um reforço de símbolos que afeta a escolha dos turistas. Observa-se que diversos destinos turísticos, apesar de servirem como locações para filmes, ainda não conseguem captar os benefícios provenientes dessa atividade. Este trabalho investiga a relação das duas indústrias e quais são as principais estratégias utilizadas pelos destinos turísticos para a captação de produções cinematográfica com o objetivo de se promover e impulsionar o turismo local. Utilizando o método exploratório bibliográfico, foram identificadas que as práticas mais comuns são os incentivos fiscais e apoio logístico, além de promoção dos destinos através de roteiros turísticos inspirados nos filmes e suas locações |
id |
UFF-2_b08d4f03531caf2d8b37add907ecca57 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/1146 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Turismo cinematográfico: estratégias de captação de produções como parte integrante do marketing de destinosTurismo cinematográficoDestinosEstratégiaMarketingTurismoCinemaMarketing de destinos turísticosFilm tourismDestinationStrategyMarketingO turismo cinematográfico é um segmento do turismo que vem se desenvolvendo e atraindo atenção de atores de ambas as áreas. Ao contemplar cenários que servem de base para o desenrolar de narrativas o espectador acaba sendo influenciado, consciente ou não, e passa a incorporar esses cenários em seu imaginário pessoal. Dessa forma o cinema atua como um reforço de símbolos que afeta a escolha dos turistas. Observa-se que diversos destinos turísticos, apesar de servirem como locações para filmes, ainda não conseguem captar os benefícios provenientes dessa atividade. Este trabalho investiga a relação das duas indústrias e quais são as principais estratégias utilizadas pelos destinos turísticos para a captação de produções cinematográfica com o objetivo de se promover e impulsionar o turismo local. Utilizando o método exploratório bibliográfico, foram identificadas que as práticas mais comuns são os incentivos fiscais e apoio logístico, além de promoção dos destinos através de roteiros turísticos inspirados nos filmes e suas locaçõesFilm tourism is a tourism segment that is evolving and attracting attention of actors from both areas. When contemplating scenarios that underpin the unfolding narrative the viewer ends up being influenced, consciously or not, and they will incorporate these scenarios in their imagination. Thus the film acts as a reinforcement of symbols that affects the choice of tourists. It is observed that many tourist destinations, although serve as locations for movies, still fail to capture the benefits from this activity. This paper investigates the relationship between the two industries and what are the main strategies used by tourism destinations marketing organizations (DMO) and/or the public sector for attracting film productions in order to promote its image and leverage local tourism. Using the exploratory bibliographical method, it is identified that the most common practices are tax incentives and logistical support, besides promotion of destinations through tours inspired by films and their locationsMayer, Verônica FederFonseca Filho, Ari da SilvaSilva, Erly Maria de Carvalho ePinheiro, Vivian Moraes da Graça2015-12-14T14:04:45Z2015-12-14T14:04:45Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1146CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-25T16:48:21Zoai:app.uff.br:1/1146Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-11-25T16:48:21Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Turismo cinematográfico: estratégias de captação de produções como parte integrante do marketing de destinos |
title |
Turismo cinematográfico: estratégias de captação de produções como parte integrante do marketing de destinos |
spellingShingle |
Turismo cinematográfico: estratégias de captação de produções como parte integrante do marketing de destinos Pinheiro, Vivian Moraes da Graça Turismo cinematográfico Destinos Estratégia Marketing Turismo Cinema Marketing de destinos turísticos Film tourism Destination Strategy Marketing |
title_short |
Turismo cinematográfico: estratégias de captação de produções como parte integrante do marketing de destinos |
title_full |
Turismo cinematográfico: estratégias de captação de produções como parte integrante do marketing de destinos |
title_fullStr |
Turismo cinematográfico: estratégias de captação de produções como parte integrante do marketing de destinos |
title_full_unstemmed |
Turismo cinematográfico: estratégias de captação de produções como parte integrante do marketing de destinos |
title_sort |
Turismo cinematográfico: estratégias de captação de produções como parte integrante do marketing de destinos |
author |
Pinheiro, Vivian Moraes da Graça |
author_facet |
Pinheiro, Vivian Moraes da Graça |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mayer, Verônica Feder Fonseca Filho, Ari da Silva Silva, Erly Maria de Carvalho e |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinheiro, Vivian Moraes da Graça |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Turismo cinematográfico Destinos Estratégia Marketing Turismo Cinema Marketing de destinos turísticos Film tourism Destination Strategy Marketing |
topic |
Turismo cinematográfico Destinos Estratégia Marketing Turismo Cinema Marketing de destinos turísticos Film tourism Destination Strategy Marketing |
description |
O turismo cinematográfico é um segmento do turismo que vem se desenvolvendo e atraindo atenção de atores de ambas as áreas. Ao contemplar cenários que servem de base para o desenrolar de narrativas o espectador acaba sendo influenciado, consciente ou não, e passa a incorporar esses cenários em seu imaginário pessoal. Dessa forma o cinema atua como um reforço de símbolos que afeta a escolha dos turistas. Observa-se que diversos destinos turísticos, apesar de servirem como locações para filmes, ainda não conseguem captar os benefícios provenientes dessa atividade. Este trabalho investiga a relação das duas indústrias e quais são as principais estratégias utilizadas pelos destinos turísticos para a captação de produções cinematográfica com o objetivo de se promover e impulsionar o turismo local. Utilizando o método exploratório bibliográfico, foram identificadas que as práticas mais comuns são os incentivos fiscais e apoio logístico, além de promoção dos destinos através de roteiros turísticos inspirados nos filmes e suas locações |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2015-12-14T14:04:45Z 2015-12-14T14:04:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/1146 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/1146 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1797044641510457344 |