“Bom dia a tod@s! Sejam bem-vindos aos fóruns PEADC!”: análise da formação de uma sala de aula virtual
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2017 |
Format: | Bachelor thesis |
Language: | por |
Source: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Download full: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/5036 |
Summary: | Neste trabalho, o objetivo é relatar o contexto formador de um ambiente comunicativo. O campo se remete a salas de aula virtuais do Curso de Pós-Graduação em Antropologia e Desenvolvimento Cognitivo - o PEADC. Dentro de um período de 11 meses foram feitas análises das interações ocorridas neste curso. Tomamos o primeiro Módulo do ciclo deste curso, realizado no ano de 2011, na busca de evidências de evocações de Padrões de Emoção e Relações de Sociabilidade ocorridas dentro de suas salas de aula virtuais. Destes dados surgiram as dinâmicas de mediação dos atores - Alunos, Coordenação, Docentes/Monitoria e Fórum - que, com elas, mediam, modificam e garantem a ocorrência das interações nesse ambiente comunicativo virtual |
id |
UFF-2_b1aa4b0128128f4c6589ab07fefd35ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/5036 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
“Bom dia a tod@s! Sejam bem-vindos aos fóruns PEADC!”: análise da formação de uma sala de aula virtualAmbiente comunicativoSalas de aula virtuaisMediaçãoTeoria ator-redePadrões de emoçãoRelações de sociabilidadeSala de aula virtualMediaçãoRede socialCommunicative environmentVirtual classroomMediationActorNetwork theoryEmotional patternsRelations of sociabilityNeste trabalho, o objetivo é relatar o contexto formador de um ambiente comunicativo. O campo se remete a salas de aula virtuais do Curso de Pós-Graduação em Antropologia e Desenvolvimento Cognitivo - o PEADC. Dentro de um período de 11 meses foram feitas análises das interações ocorridas neste curso. Tomamos o primeiro Módulo do ciclo deste curso, realizado no ano de 2011, na busca de evidências de evocações de Padrões de Emoção e Relações de Sociabilidade ocorridas dentro de suas salas de aula virtuais. Destes dados surgiram as dinâmicas de mediação dos atores - Alunos, Coordenação, Docentes/Monitoria e Fórum - que, com elas, mediam, modificam e garantem a ocorrência das interações nesse ambiente comunicativo virtualThis monograph reports the building context of a communicative environment. The field is a virtual classroom from the course: Curso de Pós-Graduação em Antropologia e Desenvolvimento Cognitivo - PEADC. During 11 months, I have done an interaction analyses of the conversational posts, in the first module of that course. The aim of this exercise was to show the emergence of Emotional Patterns and Relations of Sociability in the virtual classroom. From this data emerged the necessity to show the actors’s dynamics of mediation that are shaped in and by that environment. Therefore, highlighting the importance of four group of actors - Student, Coordination, Teachers/Tutor and Forum - and their dynamics that mediate, modify and ensure the interactions in this virtual communicative environmentTavares, Julio Cesar de SouzaRamos, Jair SouzaFerreira, EmmanoelOliveira, João Vitor Pavão Leite de2017-10-30T12:34:30Z2017-10-30T12:34:30Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/5036Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-30T18:17:59Zoai:app.uff.br:1/5036Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-08-30T18:17:59Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Bom dia a tod@s! Sejam bem-vindos aos fóruns PEADC!”: análise da formação de uma sala de aula virtual |
title |
“Bom dia a tod@s! Sejam bem-vindos aos fóruns PEADC!”: análise da formação de uma sala de aula virtual |
spellingShingle |
“Bom dia a tod@s! Sejam bem-vindos aos fóruns PEADC!”: análise da formação de uma sala de aula virtual Oliveira, João Vitor Pavão Leite de Ambiente comunicativo Salas de aula virtuais Mediação Teoria ator-rede Padrões de emoção Relações de sociabilidade Sala de aula virtual Mediação Rede social Communicative environment Virtual classroom Mediation ActorNetwork theory Emotional patterns Relations of sociability |
title_short |
“Bom dia a tod@s! Sejam bem-vindos aos fóruns PEADC!”: análise da formação de uma sala de aula virtual |
title_full |
“Bom dia a tod@s! Sejam bem-vindos aos fóruns PEADC!”: análise da formação de uma sala de aula virtual |
title_fullStr |
“Bom dia a tod@s! Sejam bem-vindos aos fóruns PEADC!”: análise da formação de uma sala de aula virtual |
title_full_unstemmed |
“Bom dia a tod@s! Sejam bem-vindos aos fóruns PEADC!”: análise da formação de uma sala de aula virtual |
title_sort |
“Bom dia a tod@s! Sejam bem-vindos aos fóruns PEADC!”: análise da formação de uma sala de aula virtual |
author |
Oliveira, João Vitor Pavão Leite de |
author_facet |
Oliveira, João Vitor Pavão Leite de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Tavares, Julio Cesar de Souza Ramos, Jair Souza Ferreira, Emmanoel |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, João Vitor Pavão Leite de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ambiente comunicativo Salas de aula virtuais Mediação Teoria ator-rede Padrões de emoção Relações de sociabilidade Sala de aula virtual Mediação Rede social Communicative environment Virtual classroom Mediation ActorNetwork theory Emotional patterns Relations of sociability |
topic |
Ambiente comunicativo Salas de aula virtuais Mediação Teoria ator-rede Padrões de emoção Relações de sociabilidade Sala de aula virtual Mediação Rede social Communicative environment Virtual classroom Mediation ActorNetwork theory Emotional patterns Relations of sociability |
description |
Neste trabalho, o objetivo é relatar o contexto formador de um ambiente comunicativo. O campo se remete a salas de aula virtuais do Curso de Pós-Graduação em Antropologia e Desenvolvimento Cognitivo - o PEADC. Dentro de um período de 11 meses foram feitas análises das interações ocorridas neste curso. Tomamos o primeiro Módulo do ciclo deste curso, realizado no ano de 2011, na busca de evidências de evocações de Padrões de Emoção e Relações de Sociabilidade ocorridas dentro de suas salas de aula virtuais. Destes dados surgiram as dinâmicas de mediação dos atores - Alunos, Coordenação, Docentes/Monitoria e Fórum - que, com elas, mediam, modificam e garantem a ocorrência das interações nesse ambiente comunicativo virtual |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-30T12:34:30Z 2017-10-30T12:34:30Z 2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/5036 Aluno de Graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/5036 |
identifier_str_mv |
Aluno de Graduação |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1797044637597171712 |