“Bom dia a tod@s! Sejam bem-vindos aos fóruns PEADC!”: análise da formação de uma sala de aula virtual

Bibliographic Details
Main Author: Oliveira, João Vitor Pavão Leite de
Publication Date: 2017
Format: Bachelor thesis
Language: por
Source: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Download full: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5036
Summary: Neste trabalho, o objetivo é relatar o contexto formador de um ambiente comunicativo. O campo se remete a salas de aula virtuais do Curso de Pós-Graduação em Antropologia e Desenvolvimento Cognitivo - o PEADC. Dentro de um período de 11 meses foram feitas análises das interações ocorridas neste curso. Tomamos o primeiro Módulo do ciclo deste curso, realizado no ano de 2011, na busca de evidências de evocações de Padrões de Emoção e Relações de Sociabilidade ocorridas dentro de suas salas de aula virtuais. Destes dados surgiram as dinâmicas de mediação dos atores - Alunos, Coordenação, Docentes/Monitoria e Fórum - que, com elas, mediam, modificam e garantem a ocorrência das interações nesse ambiente comunicativo virtual
id UFF-2_b1aa4b0128128f4c6589ab07fefd35ed
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/5036
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling “Bom dia a tod@s! Sejam bem-vindos aos fóruns PEADC!”: análise da formação de uma sala de aula virtualAmbiente comunicativoSalas de aula virtuaisMediaçãoTeoria ator-redePadrões de emoçãoRelações de sociabilidadeSala de aula virtualMediaçãoRede socialCommunicative environmentVirtual classroomMediationActorNetwork theoryEmotional patternsRelations of sociabilityNeste trabalho, o objetivo é relatar o contexto formador de um ambiente comunicativo. O campo se remete a salas de aula virtuais do Curso de Pós-Graduação em Antropologia e Desenvolvimento Cognitivo - o PEADC. Dentro de um período de 11 meses foram feitas análises das interações ocorridas neste curso. Tomamos o primeiro Módulo do ciclo deste curso, realizado no ano de 2011, na busca de evidências de evocações de Padrões de Emoção e Relações de Sociabilidade ocorridas dentro de suas salas de aula virtuais. Destes dados surgiram as dinâmicas de mediação dos atores - Alunos, Coordenação, Docentes/Monitoria e Fórum - que, com elas, mediam, modificam e garantem a ocorrência das interações nesse ambiente comunicativo virtualThis monograph reports the building context of a communicative environment. The field is a virtual classroom from the course: Curso de Pós-Graduação em Antropologia e Desenvolvimento Cognitivo - PEADC. During 11 months, I have done an interaction analyses of the conversational posts, in the first module of that course. The aim of this exercise was to show the emergence of Emotional Patterns and Relations of Sociability in the virtual classroom. From this data emerged the necessity to show the actors’s dynamics of mediation that are shaped in and by that environment. Therefore, highlighting the importance of four group of actors - Student, Coordination, Teachers/Tutor and Forum - and their dynamics that mediate, modify and ensure the interactions in this virtual communicative environmentTavares, Julio Cesar de SouzaRamos, Jair SouzaFerreira, EmmanoelOliveira, João Vitor Pavão Leite de2017-10-30T12:34:30Z2017-10-30T12:34:30Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/5036Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-30T18:17:59Zoai:app.uff.br:1/5036Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-08-30T18:17:59Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv “Bom dia a tod@s! Sejam bem-vindos aos fóruns PEADC!”: análise da formação de uma sala de aula virtual
title “Bom dia a tod@s! Sejam bem-vindos aos fóruns PEADC!”: análise da formação de uma sala de aula virtual
spellingShingle “Bom dia a tod@s! Sejam bem-vindos aos fóruns PEADC!”: análise da formação de uma sala de aula virtual
Oliveira, João Vitor Pavão Leite de
Ambiente comunicativo
Salas de aula virtuais
Mediação
Teoria ator-rede
Padrões de emoção
Relações de sociabilidade
Sala de aula virtual
Mediação
Rede social
Communicative environment
Virtual classroom
Mediation
ActorNetwork theory
Emotional patterns
Relations of sociability
title_short “Bom dia a tod@s! Sejam bem-vindos aos fóruns PEADC!”: análise da formação de uma sala de aula virtual
title_full “Bom dia a tod@s! Sejam bem-vindos aos fóruns PEADC!”: análise da formação de uma sala de aula virtual
title_fullStr “Bom dia a tod@s! Sejam bem-vindos aos fóruns PEADC!”: análise da formação de uma sala de aula virtual
title_full_unstemmed “Bom dia a tod@s! Sejam bem-vindos aos fóruns PEADC!”: análise da formação de uma sala de aula virtual
title_sort “Bom dia a tod@s! Sejam bem-vindos aos fóruns PEADC!”: análise da formação de uma sala de aula virtual
author Oliveira, João Vitor Pavão Leite de
author_facet Oliveira, João Vitor Pavão Leite de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tavares, Julio Cesar de Souza
Ramos, Jair Souza
Ferreira, Emmanoel
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, João Vitor Pavão Leite de
dc.subject.por.fl_str_mv Ambiente comunicativo
Salas de aula virtuais
Mediação
Teoria ator-rede
Padrões de emoção
Relações de sociabilidade
Sala de aula virtual
Mediação
Rede social
Communicative environment
Virtual classroom
Mediation
ActorNetwork theory
Emotional patterns
Relations of sociability
topic Ambiente comunicativo
Salas de aula virtuais
Mediação
Teoria ator-rede
Padrões de emoção
Relações de sociabilidade
Sala de aula virtual
Mediação
Rede social
Communicative environment
Virtual classroom
Mediation
ActorNetwork theory
Emotional patterns
Relations of sociability
description Neste trabalho, o objetivo é relatar o contexto formador de um ambiente comunicativo. O campo se remete a salas de aula virtuais do Curso de Pós-Graduação em Antropologia e Desenvolvimento Cognitivo - o PEADC. Dentro de um período de 11 meses foram feitas análises das interações ocorridas neste curso. Tomamos o primeiro Módulo do ciclo deste curso, realizado no ano de 2011, na busca de evidências de evocações de Padrões de Emoção e Relações de Sociabilidade ocorridas dentro de suas salas de aula virtuais. Destes dados surgiram as dinâmicas de mediação dos atores - Alunos, Coordenação, Docentes/Monitoria e Fórum - que, com elas, mediam, modificam e garantem a ocorrência das interações nesse ambiente comunicativo virtual
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-30T12:34:30Z
2017-10-30T12:34:30Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/5036
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/5036
identifier_str_mv Aluno de Graduação
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797044637597171712