Gamificação como ferramenta de apoio a aprendizagem de programação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Junior, Luiz Fernando Dias Carvalho da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/31364
Resumo: O presente estudo tem a intenção de estudar se, com o advento da tecnologia e a miniaturização de dispositivos que detém grande capacidade computacional e gama de ferramentas e aplicativos cada vez maior, é possível ajudar estudantes de programação nas suas mais diversas áreas. O tema da gamificação se encaixa nesta era tecnológica como uma evolução de uma indústria que transcende sua origem de entretenimento e se torna uma multi-ferramenta com aplicações ligadas tanto a ensino como: saúde, esporte, cultura e lazer. Mas o quão válido é a aplicação da gamificação como auxiliar em ganhos mensuráveis de conhecimento e habilidades que um usuário deseja adquirir no campo da programação e o quão rápido a evolução do tema tem sido notada/adotada ao redor do mundo? Buscamos responder perguntas como essas enquanto ponderamos sobre como essa indústria irá se comportar em um ambiente onde a tecnologia se reinventa cada vez mais rapidamente
id UFF-2_c146055fa9a776e67a84627b9c9b637e
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/31364
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Gamificação como ferramenta de apoio a aprendizagem de programaçãoGamificaçãoTecnologiaProgramaçãoProgramação (Computação)Mudança tecnológicaGamificaçãoGamificationTechnologyProgrammingO presente estudo tem a intenção de estudar se, com o advento da tecnologia e a miniaturização de dispositivos que detém grande capacidade computacional e gama de ferramentas e aplicativos cada vez maior, é possível ajudar estudantes de programação nas suas mais diversas áreas. O tema da gamificação se encaixa nesta era tecnológica como uma evolução de uma indústria que transcende sua origem de entretenimento e se torna uma multi-ferramenta com aplicações ligadas tanto a ensino como: saúde, esporte, cultura e lazer. Mas o quão válido é a aplicação da gamificação como auxiliar em ganhos mensuráveis de conhecimento e habilidades que um usuário deseja adquirir no campo da programação e o quão rápido a evolução do tema tem sido notada/adotada ao redor do mundo? Buscamos responder perguntas como essas enquanto ponderamos sobre como essa indústria irá se comportar em um ambiente onde a tecnologia se reinventa cada vez mais rapidamenteThe purpose of this study is to investigate whether, given technological advances and the miniaturization of devices that have great computing power and an everincreasing range of tools and apps, it is possible to help students with programming in their different areas of knowledge. Gamification fits into this technological era as the evolution of an industry that goes beyond its origins in entertainment and becomes a multitool with applications in education, health, sports, culture and leisure. But how valid and measurable is this gamification as a tool for studies related to programming and how quickly has this evolution been perceived/adopted by the community worldwide? We seek to answer these questions in this study, while wondering how this industry will fare in the future in an environment where technology is reinventing itself ever more rapidly27 p.Oliveira, Josiane Coelho deMantuan, Altobelli de BritoSilva Junior, Luiz Fernando Dias Carvalho da2023-12-07T17:32:53Z2023-12-07T17:32:53Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA JUNIOR, Luiz Fernando Dias Carvalho da. Gamificação como ferramenta de apoio a aprendizagem de programação. 2023. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Sistemas de Computação) - Instituto de Computação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/31364CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-12-07T17:32:58Zoai:app.uff.br:1/31364Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-12-07T17:32:58Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Gamificação como ferramenta de apoio a aprendizagem de programação
title Gamificação como ferramenta de apoio a aprendizagem de programação
spellingShingle Gamificação como ferramenta de apoio a aprendizagem de programação
Silva Junior, Luiz Fernando Dias Carvalho da
Gamificação
Tecnologia
Programação
Programação (Computação)
Mudança tecnológica
Gamificação
Gamification
Technology
Programming
title_short Gamificação como ferramenta de apoio a aprendizagem de programação
title_full Gamificação como ferramenta de apoio a aprendizagem de programação
title_fullStr Gamificação como ferramenta de apoio a aprendizagem de programação
title_full_unstemmed Gamificação como ferramenta de apoio a aprendizagem de programação
title_sort Gamificação como ferramenta de apoio a aprendizagem de programação
author Silva Junior, Luiz Fernando Dias Carvalho da
author_facet Silva Junior, Luiz Fernando Dias Carvalho da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Josiane Coelho de
Mantuan, Altobelli de Brito
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Junior, Luiz Fernando Dias Carvalho da
dc.subject.por.fl_str_mv Gamificação
Tecnologia
Programação
Programação (Computação)
Mudança tecnológica
Gamificação
Gamification
Technology
Programming
topic Gamificação
Tecnologia
Programação
Programação (Computação)
Mudança tecnológica
Gamificação
Gamification
Technology
Programming
description O presente estudo tem a intenção de estudar se, com o advento da tecnologia e a miniaturização de dispositivos que detém grande capacidade computacional e gama de ferramentas e aplicativos cada vez maior, é possível ajudar estudantes de programação nas suas mais diversas áreas. O tema da gamificação se encaixa nesta era tecnológica como uma evolução de uma indústria que transcende sua origem de entretenimento e se torna uma multi-ferramenta com aplicações ligadas tanto a ensino como: saúde, esporte, cultura e lazer. Mas o quão válido é a aplicação da gamificação como auxiliar em ganhos mensuráveis de conhecimento e habilidades que um usuário deseja adquirir no campo da programação e o quão rápido a evolução do tema tem sido notada/adotada ao redor do mundo? Buscamos responder perguntas como essas enquanto ponderamos sobre como essa indústria irá se comportar em um ambiente onde a tecnologia se reinventa cada vez mais rapidamente
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-07T17:32:53Z
2023-12-07T17:32:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA JUNIOR, Luiz Fernando Dias Carvalho da. Gamificação como ferramenta de apoio a aprendizagem de programação. 2023. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Sistemas de Computação) - Instituto de Computação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/31364
identifier_str_mv SILVA JUNIOR, Luiz Fernando Dias Carvalho da. Gamificação como ferramenta de apoio a aprendizagem de programação. 2023. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Sistemas de Computação) - Instituto de Computação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/31364
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797044690900484096