Gamificação como ferramenta de apoio a aprendizagem de programação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/31364 |
Resumo: | O presente estudo tem a intenção de estudar se, com o advento da tecnologia e a miniaturização de dispositivos que detém grande capacidade computacional e gama de ferramentas e aplicativos cada vez maior, é possível ajudar estudantes de programação nas suas mais diversas áreas. O tema da gamificação se encaixa nesta era tecnológica como uma evolução de uma indústria que transcende sua origem de entretenimento e se torna uma multi-ferramenta com aplicações ligadas tanto a ensino como: saúde, esporte, cultura e lazer. Mas o quão válido é a aplicação da gamificação como auxiliar em ganhos mensuráveis de conhecimento e habilidades que um usuário deseja adquirir no campo da programação e o quão rápido a evolução do tema tem sido notada/adotada ao redor do mundo? Buscamos responder perguntas como essas enquanto ponderamos sobre como essa indústria irá se comportar em um ambiente onde a tecnologia se reinventa cada vez mais rapidamente |
id |
UFF-2_c146055fa9a776e67a84627b9c9b637e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/31364 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Gamificação como ferramenta de apoio a aprendizagem de programaçãoGamificaçãoTecnologiaProgramaçãoProgramação (Computação)Mudança tecnológicaGamificaçãoGamificationTechnologyProgrammingO presente estudo tem a intenção de estudar se, com o advento da tecnologia e a miniaturização de dispositivos que detém grande capacidade computacional e gama de ferramentas e aplicativos cada vez maior, é possível ajudar estudantes de programação nas suas mais diversas áreas. O tema da gamificação se encaixa nesta era tecnológica como uma evolução de uma indústria que transcende sua origem de entretenimento e se torna uma multi-ferramenta com aplicações ligadas tanto a ensino como: saúde, esporte, cultura e lazer. Mas o quão válido é a aplicação da gamificação como auxiliar em ganhos mensuráveis de conhecimento e habilidades que um usuário deseja adquirir no campo da programação e o quão rápido a evolução do tema tem sido notada/adotada ao redor do mundo? Buscamos responder perguntas como essas enquanto ponderamos sobre como essa indústria irá se comportar em um ambiente onde a tecnologia se reinventa cada vez mais rapidamenteThe purpose of this study is to investigate whether, given technological advances and the miniaturization of devices that have great computing power and an everincreasing range of tools and apps, it is possible to help students with programming in their different areas of knowledge. Gamification fits into this technological era as the evolution of an industry that goes beyond its origins in entertainment and becomes a multitool with applications in education, health, sports, culture and leisure. But how valid and measurable is this gamification as a tool for studies related to programming and how quickly has this evolution been perceived/adopted by the community worldwide? We seek to answer these questions in this study, while wondering how this industry will fare in the future in an environment where technology is reinventing itself ever more rapidly27 p.Oliveira, Josiane Coelho deMantuan, Altobelli de BritoSilva Junior, Luiz Fernando Dias Carvalho da2023-12-07T17:32:53Z2023-12-07T17:32:53Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA JUNIOR, Luiz Fernando Dias Carvalho da. Gamificação como ferramenta de apoio a aprendizagem de programação. 2023. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Sistemas de Computação) - Instituto de Computação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/31364CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-12-07T17:32:58Zoai:app.uff.br:1/31364Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-12-07T17:32:58Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gamificação como ferramenta de apoio a aprendizagem de programação |
title |
Gamificação como ferramenta de apoio a aprendizagem de programação |
spellingShingle |
Gamificação como ferramenta de apoio a aprendizagem de programação Silva Junior, Luiz Fernando Dias Carvalho da Gamificação Tecnologia Programação Programação (Computação) Mudança tecnológica Gamificação Gamification Technology Programming |
title_short |
Gamificação como ferramenta de apoio a aprendizagem de programação |
title_full |
Gamificação como ferramenta de apoio a aprendizagem de programação |
title_fullStr |
Gamificação como ferramenta de apoio a aprendizagem de programação |
title_full_unstemmed |
Gamificação como ferramenta de apoio a aprendizagem de programação |
title_sort |
Gamificação como ferramenta de apoio a aprendizagem de programação |
author |
Silva Junior, Luiz Fernando Dias Carvalho da |
author_facet |
Silva Junior, Luiz Fernando Dias Carvalho da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Josiane Coelho de Mantuan, Altobelli de Brito |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva Junior, Luiz Fernando Dias Carvalho da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gamificação Tecnologia Programação Programação (Computação) Mudança tecnológica Gamificação Gamification Technology Programming |
topic |
Gamificação Tecnologia Programação Programação (Computação) Mudança tecnológica Gamificação Gamification Technology Programming |
description |
O presente estudo tem a intenção de estudar se, com o advento da tecnologia e a miniaturização de dispositivos que detém grande capacidade computacional e gama de ferramentas e aplicativos cada vez maior, é possível ajudar estudantes de programação nas suas mais diversas áreas. O tema da gamificação se encaixa nesta era tecnológica como uma evolução de uma indústria que transcende sua origem de entretenimento e se torna uma multi-ferramenta com aplicações ligadas tanto a ensino como: saúde, esporte, cultura e lazer. Mas o quão válido é a aplicação da gamificação como auxiliar em ganhos mensuráveis de conhecimento e habilidades que um usuário deseja adquirir no campo da programação e o quão rápido a evolução do tema tem sido notada/adotada ao redor do mundo? Buscamos responder perguntas como essas enquanto ponderamos sobre como essa indústria irá se comportar em um ambiente onde a tecnologia se reinventa cada vez mais rapidamente |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-07T17:32:53Z 2023-12-07T17:32:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA JUNIOR, Luiz Fernando Dias Carvalho da. Gamificação como ferramenta de apoio a aprendizagem de programação. 2023. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Sistemas de Computação) - Instituto de Computação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023. http://app.uff.br/riuff/handle/1/31364 |
identifier_str_mv |
SILVA JUNIOR, Luiz Fernando Dias Carvalho da. Gamificação como ferramenta de apoio a aprendizagem de programação. 2023. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Sistemas de Computação) - Instituto de Computação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/31364 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1797044690900484096 |