Gamificação como ferramenta de apoio a aprendizagem de programação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Junior, Luiz Fernando Dias Carvalho da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/31364
Resumo: O presente estudo tem a intenção de estudar se, com o advento da tecnologia e a miniaturização de dispositivos que detém grande capacidade computacional e gama de ferramentas e aplicativos cada vez maior, é possível ajudar estudantes de programação nas suas mais diversas áreas. O tema da gamificação se encaixa nesta era tecnológica como uma evolução de uma indústria que transcende sua origem de entretenimento e se torna uma multi-ferramenta com aplicações ligadas tanto a ensino como: saúde, esporte, cultura e lazer. Mas o quão válido é a aplicação da gamificação como auxiliar em ganhos mensuráveis de conhecimento e habilidades que um usuário deseja adquirir no campo da programação e o quão rápido a evolução do tema tem sido notada/adotada ao redor do mundo? Buscamos responder perguntas como essas enquanto ponderamos sobre como essa indústria irá se comportar em um ambiente onde a tecnologia se reinventa cada vez mais rapidamente