Impactos positivos e negativos do Subprojeto PIBID Ciências Naturais na formação docente

Bibliographic Details
Main Author: Souza, Dominique Guimarães de
Publication Date: 2020
Other Authors: Miranda, Jean Carlos, Souza, Fabiano dos Santos
Format: Article
Language: por
Source: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Download full: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15421
Summary: O presente trabalho tem por objetivo analisar os impactos na formação dos licenciandos por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Federal Fluminense (UFF). Para tal, foi aplicado um questionário a 10 licenciandos que ĕ zeram parte do Subprojeto PIBID Ciências Naturais, na Escola Municipal “Escola Viva” Professora Edy Belloti, localizada em Santo Antônio de Pádua/RJ, no período de 2014 e 2015. O questionário aplicado era composto por duas questões abertas, que tratavam dos pontos positivos e negativos do Programa, segundo a ótica dos licenciandos. Os resultados obtidos indicam uma transformação na postura dos licenciandos enquanto futuros professores, que em sua formação inicial sofreram inĘ uência positiva do Programa, buscando relacionar a teoria e a prática na construção de uma educação de qualidade, afetando diretamente a sua identidade, proĕ ssional e pessoal. Durante este processo os licenciandos foram levados a reĘ etirem sobre os desaĕ os encontrados dentro e fora da sala de aula, buscarem soluções para os obstáculos e a superar o modelo de ensino tradicional enraizado nas escolas brasileiras. O presente trabalho corrobora outros estudos que têm demonstrado como uma política pública nacional de formação inicial de professores bem estruturada pode contribuir para a valorização do magistério, incentivando a formação docente em nível superior para a Educação Básica, por meio da inserção do professor em formação no cotidiano escolar.
id UFF-2_c2893e12bb74cf3a55c627a9e1b8e420
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/15421
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Impactos positivos e negativos do Subprojeto PIBID Ciências Naturais na formação docentePositive and negative impacts of Subproject PIBID Natural Sciences in teaching trainingEnsino de CiênciasFormação de ProfessoresPIBIDScience TeachingTeacher TrainingPIBIDO presente trabalho tem por objetivo analisar os impactos na formação dos licenciandos por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Federal Fluminense (UFF). Para tal, foi aplicado um questionário a 10 licenciandos que ĕ zeram parte do Subprojeto PIBID Ciências Naturais, na Escola Municipal “Escola Viva” Professora Edy Belloti, localizada em Santo Antônio de Pádua/RJ, no período de 2014 e 2015. O questionário aplicado era composto por duas questões abertas, que tratavam dos pontos positivos e negativos do Programa, segundo a ótica dos licenciandos. Os resultados obtidos indicam uma transformação na postura dos licenciandos enquanto futuros professores, que em sua formação inicial sofreram inĘ uência positiva do Programa, buscando relacionar a teoria e a prática na construção de uma educação de qualidade, afetando diretamente a sua identidade, proĕ ssional e pessoal. Durante este processo os licenciandos foram levados a reĘ etirem sobre os desaĕ os encontrados dentro e fora da sala de aula, buscarem soluções para os obstáculos e a superar o modelo de ensino tradicional enraizado nas escolas brasileiras. O presente trabalho corrobora outros estudos que têm demonstrado como uma política pública nacional de formação inicial de professores bem estruturada pode contribuir para a valorização do magistério, incentivando a formação docente em nível superior para a Educação Básica, por meio da inserção do professor em formação no cotidiano escolar.SimThe purpose of this study is to analyze the impacts on the training of graduates through the Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) [Program of Initiation to Teaching Scholarship], Universidade Federal Fluminense (UFF). To that end, a questionnaire was applied to 10 graduates who were part of the PIBID Natural Sciences Subproject at the “Escola Viva” Municipal School, Professor Edy Belloti, located in Santo Antônio de Pádua / RJ, in the period of 2014 and 2015.  e questionnaire applied was composed of two open questions, which dealt with the positive and negative aspects of the Program, according to the perspective of the graduates.  e results indicate a change in the attitude of the students as future teachers, who in their initial formation suff ered a positive inĘ uence of the Program, seeking to relate theory and practice in the construction of a quality education, directly aff ecting their identity, professional and personal. During this process the graduates were led to reĘ ect on the challenges found inside and outside the classroom, to ĕ nd solutions to the obstacles and to overcome the traditional teaching model rooted in Brazilian schools.  e present paper corroborates other studies that have demonstrated how a well-structured national public policy of initial teacher training can contribute to the valorization of the teaching profession, encouraging teacher education at the higher level for Basic Education through the insertion of the teacher into daily training school.Universidade LaSalleSanto Antônio de Pádua2020-10-23T15:40:19Z2020-10-23T15:40:19Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSOUZA, D. G.; MIRANDA, J. C.; SOUZA, F. S. Impactos positivos e negativos do Subprojeto PIBID Ciências Naturais na formação docente. Revista de Educação, Ciência e Cultura, v. 25, p. 205-219, 2020.https://app.uff.br/riuff/handle/1/15421ProfessorCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Dominique Guimarães deMiranda, Jean CarlosSouza, Fabiano dos Santosporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2020-10-23T15:40:19Zoai:app.uff.br:1/15421Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202020-10-23T15:40:19Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Impactos positivos e negativos do Subprojeto PIBID Ciências Naturais na formação docente
Positive and negative impacts of Subproject PIBID Natural Sciences in teaching training
title Impactos positivos e negativos do Subprojeto PIBID Ciências Naturais na formação docente
spellingShingle Impactos positivos e negativos do Subprojeto PIBID Ciências Naturais na formação docente
Souza, Dominique Guimarães de
Ensino de Ciências
Formação de Professores
PIBID
Science Teaching
Teacher Training
PIBID
title_short Impactos positivos e negativos do Subprojeto PIBID Ciências Naturais na formação docente
title_full Impactos positivos e negativos do Subprojeto PIBID Ciências Naturais na formação docente
title_fullStr Impactos positivos e negativos do Subprojeto PIBID Ciências Naturais na formação docente
title_full_unstemmed Impactos positivos e negativos do Subprojeto PIBID Ciências Naturais na formação docente
title_sort Impactos positivos e negativos do Subprojeto PIBID Ciências Naturais na formação docente
author Souza, Dominique Guimarães de
author_facet Souza, Dominique Guimarães de
Miranda, Jean Carlos
Souza, Fabiano dos Santos
author_role author
author2 Miranda, Jean Carlos
Souza, Fabiano dos Santos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Dominique Guimarães de
Miranda, Jean Carlos
Souza, Fabiano dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Ciências
Formação de Professores
PIBID
Science Teaching
Teacher Training
PIBID
topic Ensino de Ciências
Formação de Professores
PIBID
Science Teaching
Teacher Training
PIBID
description O presente trabalho tem por objetivo analisar os impactos na formação dos licenciandos por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Federal Fluminense (UFF). Para tal, foi aplicado um questionário a 10 licenciandos que ĕ zeram parte do Subprojeto PIBID Ciências Naturais, na Escola Municipal “Escola Viva” Professora Edy Belloti, localizada em Santo Antônio de Pádua/RJ, no período de 2014 e 2015. O questionário aplicado era composto por duas questões abertas, que tratavam dos pontos positivos e negativos do Programa, segundo a ótica dos licenciandos. Os resultados obtidos indicam uma transformação na postura dos licenciandos enquanto futuros professores, que em sua formação inicial sofreram inĘ uência positiva do Programa, buscando relacionar a teoria e a prática na construção de uma educação de qualidade, afetando diretamente a sua identidade, proĕ ssional e pessoal. Durante este processo os licenciandos foram levados a reĘ etirem sobre os desaĕ os encontrados dentro e fora da sala de aula, buscarem soluções para os obstáculos e a superar o modelo de ensino tradicional enraizado nas escolas brasileiras. O presente trabalho corrobora outros estudos que têm demonstrado como uma política pública nacional de formação inicial de professores bem estruturada pode contribuir para a valorização do magistério, incentivando a formação docente em nível superior para a Educação Básica, por meio da inserção do professor em formação no cotidiano escolar.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-23T15:40:19Z
2020-10-23T15:40:19Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, D. G.; MIRANDA, J. C.; SOUZA, F. S. Impactos positivos e negativos do Subprojeto PIBID Ciências Naturais na formação docente. Revista de Educação, Ciência e Cultura, v. 25, p. 205-219, 2020.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/15421
Professor
identifier_str_mv SOUZA, D. G.; MIRANDA, J. C.; SOUZA, F. S. Impactos positivos e negativos do Subprojeto PIBID Ciências Naturais na formação docente. Revista de Educação, Ciência e Cultura, v. 25, p. 205-219, 2020.
Professor
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/15421
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle
Santo Antônio de Pádua
publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle
Santo Antônio de Pádua
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797044665081397248