Desviar, silenciar e tatear: conversas sobre viver no curso de Pedagogia/UFF

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Luis Alberto Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15774
Resumo: Esse texto busca, na escuta sensível das narrativas que expressam as sobrevivências das estudantes da Faculdade de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense (FEUFF), as táticas que essas estudantes tecem para sobreviverem na/à universidade. Como produzem no - espaço-tempo universitário - táticas para concluírem a graduação? Busco as sobrevivências dessas estudantes por meio de suas narrativas, de suas trajetórias temporais-espaciais de vida. Uma cartografia dessas sobrevivências. As conversas nos servirão como caminho e desvio com essas estudantes. No encontro com suas experiências vividas na universidade, minhas percepções, meus afetos estarão embolados. Em Eduardo Coutinho, Jorge Larrosa e Nilda Alves encontro as conversas como caminho. Em Michel de Certeau, dialogo com as táticas e estratégias. Ainda em Nilda Alves, a proposta de uma escrita acadêmica literaturizada. Para ideia de sobrevivência, trago Jacques Derrida, além de tentar produzir uma cartografia na perspectiva de Deleuze&Guatarri
id UFF-2_c477b0ac8d8da808e1541b190f046f0c
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/15774
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Desviar, silenciar e tatear: conversas sobre viver no curso de Pedagogia/UFFNarrativasSobrevivênciasTáticasConversasCotidianosEnsino superiorConversaçãoCotidianoNarrativesSurvivalsTacticsConversationsSurvivalEsse texto busca, na escuta sensível das narrativas que expressam as sobrevivências das estudantes da Faculdade de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense (FEUFF), as táticas que essas estudantes tecem para sobreviverem na/à universidade. Como produzem no - espaço-tempo universitário - táticas para concluírem a graduação? Busco as sobrevivências dessas estudantes por meio de suas narrativas, de suas trajetórias temporais-espaciais de vida. Uma cartografia dessas sobrevivências. As conversas nos servirão como caminho e desvio com essas estudantes. No encontro com suas experiências vividas na universidade, minhas percepções, meus afetos estarão embolados. Em Eduardo Coutinho, Jorge Larrosa e Nilda Alves encontro as conversas como caminho. Em Michel de Certeau, dialogo com as táticas e estratégias. Ainda em Nilda Alves, a proposta de uma escrita acadêmica literaturizada. Para ideia de sobrevivência, trago Jacques Derrida, além de tentar produzir uma cartografia na perspectiva de Deleuze&GuatarriCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis text seeks, in the sensitive listening of the narratives that express the survivals of the students of the Faculty of Pedagogy of the University Federal Fluminense (FEUFF), the tactics that these students weave to survive in / to the university. How do they produce in - university time - tactics to complete graduation? I look for the survivals of these students through their narratives, their temporal and spatial trajectories of life. A cartography of these survivors. The conversations will serve as a path and a diversion with these students. In the encounter with their experiences at the university, my perceptions, my affections will be tangled. In Eduardo Coutinho, Jorge Larrosa and Nilda Alves find conversations as the way. In Michel de Certeau, I dialogue with tactics and strategies. Still in Nilda Alves, the proposal for a literaturized academic writing. For the idea of survival, I bring Jacques Derrida, in addition to trying to produce a cartography from the perspective of Deleuze & Guatarri77 f.Andrade, NiveaVidal, Carmen Lúcia PérezLopes, AdrianaSoares, ConceiçãoPereira, José ValterGonçalves, Luis Alberto Silva2020-11-03T14:12:37Z2020-11-03T14:12:37Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGONÇALVES, Luís Alberto Silva. Desviar, silenciar e tatear: conversas sobre viver no curso de Pedagogia/UFF. 2020. 77 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.https://app.uff.br/riuff/handle/1/15774http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-11T22:42:16Zoai:app.uff.br:1/15774Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-11-11T22:42:16Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Desviar, silenciar e tatear: conversas sobre viver no curso de Pedagogia/UFF
title Desviar, silenciar e tatear: conversas sobre viver no curso de Pedagogia/UFF
spellingShingle Desviar, silenciar e tatear: conversas sobre viver no curso de Pedagogia/UFF
Gonçalves, Luis Alberto Silva
Narrativas
Sobrevivências
Táticas
Conversas
Cotidianos
Ensino superior
Conversação
Cotidiano
Narratives
Survivals
Tactics
Conversations
Survival
title_short Desviar, silenciar e tatear: conversas sobre viver no curso de Pedagogia/UFF
title_full Desviar, silenciar e tatear: conversas sobre viver no curso de Pedagogia/UFF
title_fullStr Desviar, silenciar e tatear: conversas sobre viver no curso de Pedagogia/UFF
title_full_unstemmed Desviar, silenciar e tatear: conversas sobre viver no curso de Pedagogia/UFF
title_sort Desviar, silenciar e tatear: conversas sobre viver no curso de Pedagogia/UFF
author Gonçalves, Luis Alberto Silva
author_facet Gonçalves, Luis Alberto Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Andrade, Nivea
Vidal, Carmen Lúcia Pérez
Lopes, Adriana
Soares, Conceição
Pereira, José Valter
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Luis Alberto Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativas
Sobrevivências
Táticas
Conversas
Cotidianos
Ensino superior
Conversação
Cotidiano
Narratives
Survivals
Tactics
Conversations
Survival
topic Narrativas
Sobrevivências
Táticas
Conversas
Cotidianos
Ensino superior
Conversação
Cotidiano
Narratives
Survivals
Tactics
Conversations
Survival
description Esse texto busca, na escuta sensível das narrativas que expressam as sobrevivências das estudantes da Faculdade de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense (FEUFF), as táticas que essas estudantes tecem para sobreviverem na/à universidade. Como produzem no - espaço-tempo universitário - táticas para concluírem a graduação? Busco as sobrevivências dessas estudantes por meio de suas narrativas, de suas trajetórias temporais-espaciais de vida. Uma cartografia dessas sobrevivências. As conversas nos servirão como caminho e desvio com essas estudantes. No encontro com suas experiências vividas na universidade, minhas percepções, meus afetos estarão embolados. Em Eduardo Coutinho, Jorge Larrosa e Nilda Alves encontro as conversas como caminho. Em Michel de Certeau, dialogo com as táticas e estratégias. Ainda em Nilda Alves, a proposta de uma escrita acadêmica literaturizada. Para ideia de sobrevivência, trago Jacques Derrida, além de tentar produzir uma cartografia na perspectiva de Deleuze&Guatarri
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-03T14:12:37Z
2020-11-03T14:12:37Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GONÇALVES, Luís Alberto Silva. Desviar, silenciar e tatear: conversas sobre viver no curso de Pedagogia/UFF. 2020. 77 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/15774
identifier_str_mv GONÇALVES, Luís Alberto Silva. Desviar, silenciar e tatear: conversas sobre viver no curso de Pedagogia/UFF. 2020. 77 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/15774
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797044669935255552