Desviar, silenciar e tatear: conversas sobre viver no curso de Pedagogia/UFF
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/15774 |
Resumo: | Esse texto busca, na escuta sensível das narrativas que expressam as sobrevivências das estudantes da Faculdade de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense (FEUFF), as táticas que essas estudantes tecem para sobreviverem na/à universidade. Como produzem no - espaço-tempo universitário - táticas para concluírem a graduação? Busco as sobrevivências dessas estudantes por meio de suas narrativas, de suas trajetórias temporais-espaciais de vida. Uma cartografia dessas sobrevivências. As conversas nos servirão como caminho e desvio com essas estudantes. No encontro com suas experiências vividas na universidade, minhas percepções, meus afetos estarão embolados. Em Eduardo Coutinho, Jorge Larrosa e Nilda Alves encontro as conversas como caminho. Em Michel de Certeau, dialogo com as táticas e estratégias. Ainda em Nilda Alves, a proposta de uma escrita acadêmica literaturizada. Para ideia de sobrevivência, trago Jacques Derrida, além de tentar produzir uma cartografia na perspectiva de Deleuze&Guatarri |
id |
UFF-2_c477b0ac8d8da808e1541b190f046f0c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/15774 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Desviar, silenciar e tatear: conversas sobre viver no curso de Pedagogia/UFFNarrativasSobrevivênciasTáticasConversasCotidianosEnsino superiorConversaçãoCotidianoNarrativesSurvivalsTacticsConversationsSurvivalEsse texto busca, na escuta sensível das narrativas que expressam as sobrevivências das estudantes da Faculdade de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense (FEUFF), as táticas que essas estudantes tecem para sobreviverem na/à universidade. Como produzem no - espaço-tempo universitário - táticas para concluírem a graduação? Busco as sobrevivências dessas estudantes por meio de suas narrativas, de suas trajetórias temporais-espaciais de vida. Uma cartografia dessas sobrevivências. As conversas nos servirão como caminho e desvio com essas estudantes. No encontro com suas experiências vividas na universidade, minhas percepções, meus afetos estarão embolados. Em Eduardo Coutinho, Jorge Larrosa e Nilda Alves encontro as conversas como caminho. Em Michel de Certeau, dialogo com as táticas e estratégias. Ainda em Nilda Alves, a proposta de uma escrita acadêmica literaturizada. Para ideia de sobrevivência, trago Jacques Derrida, além de tentar produzir uma cartografia na perspectiva de Deleuze&GuatarriCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis text seeks, in the sensitive listening of the narratives that express the survivals of the students of the Faculty of Pedagogy of the University Federal Fluminense (FEUFF), the tactics that these students weave to survive in / to the university. How do they produce in - university time - tactics to complete graduation? I look for the survivals of these students through their narratives, their temporal and spatial trajectories of life. A cartography of these survivors. The conversations will serve as a path and a diversion with these students. In the encounter with their experiences at the university, my perceptions, my affections will be tangled. In Eduardo Coutinho, Jorge Larrosa and Nilda Alves find conversations as the way. In Michel de Certeau, I dialogue with tactics and strategies. Still in Nilda Alves, the proposal for a literaturized academic writing. For the idea of survival, I bring Jacques Derrida, in addition to trying to produce a cartography from the perspective of Deleuze & Guatarri77 f.Andrade, NiveaVidal, Carmen Lúcia PérezLopes, AdrianaSoares, ConceiçãoPereira, José ValterGonçalves, Luis Alberto Silva2020-11-03T14:12:37Z2020-11-03T14:12:37Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGONÇALVES, Luís Alberto Silva. Desviar, silenciar e tatear: conversas sobre viver no curso de Pedagogia/UFF. 2020. 77 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.https://app.uff.br/riuff/handle/1/15774http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-11T22:42:16Zoai:app.uff.br:1/15774Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-11-11T22:42:16Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desviar, silenciar e tatear: conversas sobre viver no curso de Pedagogia/UFF |
title |
Desviar, silenciar e tatear: conversas sobre viver no curso de Pedagogia/UFF |
spellingShingle |
Desviar, silenciar e tatear: conversas sobre viver no curso de Pedagogia/UFF Gonçalves, Luis Alberto Silva Narrativas Sobrevivências Táticas Conversas Cotidianos Ensino superior Conversação Cotidiano Narratives Survivals Tactics Conversations Survival |
title_short |
Desviar, silenciar e tatear: conversas sobre viver no curso de Pedagogia/UFF |
title_full |
Desviar, silenciar e tatear: conversas sobre viver no curso de Pedagogia/UFF |
title_fullStr |
Desviar, silenciar e tatear: conversas sobre viver no curso de Pedagogia/UFF |
title_full_unstemmed |
Desviar, silenciar e tatear: conversas sobre viver no curso de Pedagogia/UFF |
title_sort |
Desviar, silenciar e tatear: conversas sobre viver no curso de Pedagogia/UFF |
author |
Gonçalves, Luis Alberto Silva |
author_facet |
Gonçalves, Luis Alberto Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Andrade, Nivea Vidal, Carmen Lúcia Pérez Lopes, Adriana Soares, Conceição Pereira, José Valter |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Luis Alberto Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Narrativas Sobrevivências Táticas Conversas Cotidianos Ensino superior Conversação Cotidiano Narratives Survivals Tactics Conversations Survival |
topic |
Narrativas Sobrevivências Táticas Conversas Cotidianos Ensino superior Conversação Cotidiano Narratives Survivals Tactics Conversations Survival |
description |
Esse texto busca, na escuta sensível das narrativas que expressam as sobrevivências das estudantes da Faculdade de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense (FEUFF), as táticas que essas estudantes tecem para sobreviverem na/à universidade. Como produzem no - espaço-tempo universitário - táticas para concluírem a graduação? Busco as sobrevivências dessas estudantes por meio de suas narrativas, de suas trajetórias temporais-espaciais de vida. Uma cartografia dessas sobrevivências. As conversas nos servirão como caminho e desvio com essas estudantes. No encontro com suas experiências vividas na universidade, minhas percepções, meus afetos estarão embolados. Em Eduardo Coutinho, Jorge Larrosa e Nilda Alves encontro as conversas como caminho. Em Michel de Certeau, dialogo com as táticas e estratégias. Ainda em Nilda Alves, a proposta de uma escrita acadêmica literaturizada. Para ideia de sobrevivência, trago Jacques Derrida, além de tentar produzir uma cartografia na perspectiva de Deleuze&Guatarri |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-03T14:12:37Z 2020-11-03T14:12:37Z 2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GONÇALVES, Luís Alberto Silva. Desviar, silenciar e tatear: conversas sobre viver no curso de Pedagogia/UFF. 2020. 77 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020. https://app.uff.br/riuff/handle/1/15774 |
identifier_str_mv |
GONÇALVES, Luís Alberto Silva. Desviar, silenciar e tatear: conversas sobre viver no curso de Pedagogia/UFF. 2020. 77 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020. |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/15774 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1797044669935255552 |