Uma abordagem interativa para o ensino da tabela periódica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Lucia Teixeira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11520
Resumo: A tabela periódica é uma ferramenta fundamental no ensino de química e seu entendimento é substancial para o aproveitamento em diversos outros conteúdos dessa ciência. Contudo, o ensino que é oferecido aos alunos, na maioria das vezes, não relaciona a evolução histórica dos elementos com a sua organização e classificação. Dessa forma, o aluno observa a tabela periódica como um quadro de elementos que necessita decorar, sem significação. Nesse sentido, o presente trabalho vem buscar estratégias e recursos didáticos que auxiliem os alunos no aprendizado de química. Primeiramente usou-se uma abordagem histórica da construção da tabela periódica, até o modelo atualmente usado. Em seguida, construiu-se uma tabela periódica interativa e lúdica, composta por uma base imantada e por fichas dos elementos, igualmente preparados com imãs e, por fim, elaborou-se um jogo voltado para a familiarização dos alunos com os símbolos dos elementos químicos. Após as aulas em que esses recursos didáticos foram usados realizou-se uma entrevista em grupo focal através da qual pode-se identificar que a tabela periódica estruturada, interativa e lúdica foi uma ferramenta facilitadora no processo de aprendizagem desse conteúdo de química, proporcionando uma identidade do educando com o material, que relaciona seu cotidiano com o conhecimento químico e mostra a importância desse conhecimento. O jogo foi avaliado com um pequeno questionário, através do qual foi possível confirmar o valor das atividades lúdicas para a aprendizagem. O presente trabalho vem trazer a tabela periódica estruturada e interativa almejando uma aprendizagem mais leve e espontânea por parte do educando, proporcionando uma aproximação dos elementos da tabela periódica com o cotidiano do aluno
id UFF-2_c54d416b4b14eba72083681a97704e7d
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/11520
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Uma abordagem interativa para o ensino da tabela periódicaTabela periódicaEnsino de químicaFerramenta didáticaTabela periódicaEvolução histórica da tabela periódicaFerramenta didáticaProdução intelectualPeriodic tableTeaching of chemistryDidactic toolA tabela periódica é uma ferramenta fundamental no ensino de química e seu entendimento é substancial para o aproveitamento em diversos outros conteúdos dessa ciência. Contudo, o ensino que é oferecido aos alunos, na maioria das vezes, não relaciona a evolução histórica dos elementos com a sua organização e classificação. Dessa forma, o aluno observa a tabela periódica como um quadro de elementos que necessita decorar, sem significação. Nesse sentido, o presente trabalho vem buscar estratégias e recursos didáticos que auxiliem os alunos no aprendizado de química. Primeiramente usou-se uma abordagem histórica da construção da tabela periódica, até o modelo atualmente usado. Em seguida, construiu-se uma tabela periódica interativa e lúdica, composta por uma base imantada e por fichas dos elementos, igualmente preparados com imãs e, por fim, elaborou-se um jogo voltado para a familiarização dos alunos com os símbolos dos elementos químicos. Após as aulas em que esses recursos didáticos foram usados realizou-se uma entrevista em grupo focal através da qual pode-se identificar que a tabela periódica estruturada, interativa e lúdica foi uma ferramenta facilitadora no processo de aprendizagem desse conteúdo de química, proporcionando uma identidade do educando com o material, que relaciona seu cotidiano com o conhecimento químico e mostra a importância desse conhecimento. O jogo foi avaliado com um pequeno questionário, através do qual foi possível confirmar o valor das atividades lúdicas para a aprendizagem. O presente trabalho vem trazer a tabela periódica estruturada e interativa almejando uma aprendizagem mais leve e espontânea por parte do educando, proporcionando uma aproximação dos elementos da tabela periódica com o cotidiano do alunoThe periodic table is a fundamental tool in the teaching of chemistry and its understanding is substantial for the use in several other contents of this science. However the teaching that is offered to the students most often does not relate the historical evolution of the elements with their organization and classification. In this way, the student observes the periodic table as a frame of elements that he needs to decorate without meaning. In this sense, the present work seeks strategies and didactic resources that help the students in the learning of chemistry. Firstly, a historical approach to the construction of the periodic table was used up to the model currently used. Next, an interactive and playful periodic table was constructed, consisting of a magnetized base and chips of the elements also prepared with magnets, and finally a game was developed to familiarize students with the symbols of the chemical elements. After the classes in which these didactic resources were used a focal group interview was conducted through which one can identify that the Interactive and played structured periodic table was a facilitating tool in the learning process of this chemistry content providing an identity of the student with the material that relates their daily life with the chemical knowledge and shows the importance of this knowledge. The game was evaluated with a small questionnaire through which it was possible to confirm the value of play activities for learning. The present work brings the structured and interactive periodic table aiming for a lighter and more spontaneous learning on the part of the student, providing an approximation of the elements of the periodic table with the daily life of the studentChinelli, Maura VenturaMiranda, Gisele dos SantosSelles, Jairo PaesMarques, Marcelo MonteiroSoares, Lucia Teixeira2019-09-30T18:48:11Z2019-09-30T18:48:11Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSOARES, Lucia Teixeira. Uma abordagem interativa para o ensino da tabela periódica. Niterói, 2019. 57 f .Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/11520http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-30T14:35:24Zoai:app.uff.br:1/11520Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-09-30T14:35:24Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma abordagem interativa para o ensino da tabela periódica
title Uma abordagem interativa para o ensino da tabela periódica
spellingShingle Uma abordagem interativa para o ensino da tabela periódica
Soares, Lucia Teixeira
Tabela periódica
Ensino de química
Ferramenta didática
Tabela periódica
Evolução histórica da tabela periódica
Ferramenta didática
Produção intelectual
Periodic table
Teaching of chemistry
Didactic tool
title_short Uma abordagem interativa para o ensino da tabela periódica
title_full Uma abordagem interativa para o ensino da tabela periódica
title_fullStr Uma abordagem interativa para o ensino da tabela periódica
title_full_unstemmed Uma abordagem interativa para o ensino da tabela periódica
title_sort Uma abordagem interativa para o ensino da tabela periódica
author Soares, Lucia Teixeira
author_facet Soares, Lucia Teixeira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Chinelli, Maura Ventura
Miranda, Gisele dos Santos
Selles, Jairo Paes
Marques, Marcelo Monteiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Lucia Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Tabela periódica
Ensino de química
Ferramenta didática
Tabela periódica
Evolução histórica da tabela periódica
Ferramenta didática
Produção intelectual
Periodic table
Teaching of chemistry
Didactic tool
topic Tabela periódica
Ensino de química
Ferramenta didática
Tabela periódica
Evolução histórica da tabela periódica
Ferramenta didática
Produção intelectual
Periodic table
Teaching of chemistry
Didactic tool
description A tabela periódica é uma ferramenta fundamental no ensino de química e seu entendimento é substancial para o aproveitamento em diversos outros conteúdos dessa ciência. Contudo, o ensino que é oferecido aos alunos, na maioria das vezes, não relaciona a evolução histórica dos elementos com a sua organização e classificação. Dessa forma, o aluno observa a tabela periódica como um quadro de elementos que necessita decorar, sem significação. Nesse sentido, o presente trabalho vem buscar estratégias e recursos didáticos que auxiliem os alunos no aprendizado de química. Primeiramente usou-se uma abordagem histórica da construção da tabela periódica, até o modelo atualmente usado. Em seguida, construiu-se uma tabela periódica interativa e lúdica, composta por uma base imantada e por fichas dos elementos, igualmente preparados com imãs e, por fim, elaborou-se um jogo voltado para a familiarização dos alunos com os símbolos dos elementos químicos. Após as aulas em que esses recursos didáticos foram usados realizou-se uma entrevista em grupo focal através da qual pode-se identificar que a tabela periódica estruturada, interativa e lúdica foi uma ferramenta facilitadora no processo de aprendizagem desse conteúdo de química, proporcionando uma identidade do educando com o material, que relaciona seu cotidiano com o conhecimento químico e mostra a importância desse conhecimento. O jogo foi avaliado com um pequeno questionário, através do qual foi possível confirmar o valor das atividades lúdicas para a aprendizagem. O presente trabalho vem trazer a tabela periódica estruturada e interativa almejando uma aprendizagem mais leve e espontânea por parte do educando, proporcionando uma aproximação dos elementos da tabela periódica com o cotidiano do aluno
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-30T18:48:11Z
2019-09-30T18:48:11Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOARES, Lucia Teixeira. Uma abordagem interativa para o ensino da tabela periódica. Niterói, 2019. 57 f .Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/11520
identifier_str_mv SOARES, Lucia Teixeira. Uma abordagem interativa para o ensino da tabela periódica. Niterói, 2019. 57 f .Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/11520
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797044717137952768