A precarização na formação docente em tempos de pandemia: Uma análise sobre o Ensino Remoto Emergencial nas disciplinas de PPEs do curso de Licenciatura em Educação Física na UFF

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Marcelo Werneck
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/26669
Resumo: Este estudo teve como pretensão, analisar o Ensino Remoto Emergencial na formação docente em curso nas disciplinas de Pesquisa e Práticas Educativas do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Fluminense durante a pandemia de COVID-19. Foi utilizado como método para tal análise, o materialismo histórico e dialético de Marx e Engels. O estudo partiu da premissa de que o ensino remoto emergencial, em decorrência da pandemia, acentuou a já precarizada formação docente por meio do uso das tecnologias em substituição da presença física de professores e alunos nas escolas até então inviabilizadas por questões sanitárias de maiores urgências. Para a verificação da precarização na formação do futuro docente em Educação Física, foi realizado neste trabalho um resgate do papel da escola como instituição burguesa, a introdução da Educação Física no Brasil e o papel ao qual se destinou a precarização e o esvaziamento do conhecimento escolar já em curso no Brasil desde o início do século XX, além da introdução das tecnologias na formação de futuros professores. Foi feito também, uma caracterização da disciplina de Pesquisa e Práticas Educativas e sua presença no Currículo do Curso de Licenciatura em Educação Física de maneira que fosse possível interligar todos estes aspectos citados no intuito de tentar responder se a pandemia acentuou ou não a precarização na formação do futuro docente do curso de Licenciatura em Educação Física.
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