Previsão de demanda: estudo de caso em uma revendedora de combustíveis de aviação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Murillo Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/24681
Resumo: A previsão de demanda é imprescindível no planejamento das organizações, principalmente no setor de combustíveis. Para um planejamento eficaz, é necessário que a expectativa de vendas esteja alinhada com os custos e despesas envolvidos na viabilidade da operação. Neste contexto, o presente trabalho buscou analisar e aplicar diversos métodos de previsão de demanda a partir dos dados históricos das vendas de combustíveis de um determinado posto de abastecimento. Após verificar o atual processo de previsão de vendas, constatou que o mesmo era passível de melhorias, visto que era baseado em práticas empíricas e era centrado na operação. Foram aplicadas as médias móveis simples e ponderada, a regressão linear, os métodos de suavização exponencial e o método ARIMA, sendo este último executado através da metodologia de BoxJenkins. Em seguida, realizou-se uma avaliação do desempenho dos modelos estudados através dos indicadores do erro quadrático médio e do erro percentual absoluto médio, encontrando como mais acurado o modelo ARIMA (6,1,3). A utilização do ARIMA se demonstrou satisfatória e mais alinhada com a realidade, sendo uma importante ferramenta na tomada de decisões futuras.
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