Avaliação comparativa de metodologias didáticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Francisco de Assis Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/23527
Resumo: Neste estudo, em primeiro plano, é proposta a concretização de uma avaliação comparativa de metodologias de ensino, tendo como objetivo a investigação acerca da capacidade das mesmas em gerar aprendizagem e desenvolvimento cognitivo. Em uma segunda fase é proposta a construção e aplicação de fórmulas didáticas, tratando-se por sua vez, de aplicações combinadas de distintas metodologias de ensino, a fim de maximizar os efeitos sobre a aprendizagem e sobre o comportamento dos indivíduos no âmbito escolar. O procedimento metodológico é constituído em fases que partem da preparação do referencial teórico até o levantamento e análise de dados provenientes de um estudo experimental em campo. Em relação à fundamentação teórica do projeto, o estudo traz perspectivas e visões de variadas pesquisas pertencente ao campo educacional, neurocientífico e neuropsicológico. As análises e interpretações dos dados sugerem grande impacto da pesquisa sobre as práticas de ensino e a compreensão do processo de aprendizagem dos indivíduos, desde os efeitos sobre o desenvolvimento cognitivo dos sujeitos, à mudança de comportamento. Em suma, esta abordagem possibilitou a geração de resultados significativos por meio do aprimoramento de práticas docentes a fim de facilitar a aprendizagem, apoiado sobre a intensa aplicação de metodologias didáticas voltadas ao estímulo e desenvolvimento cognitivo e a construção de diretrizes para melhor aproveitamento didático
id UFF-2_d01d7f0a388af553af52437e353c8f43
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/23527
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Avaliação comparativa de metodologias didáticasEnsino e cogniçãoAvaliação de métodos didáticosFórmulas didáticasNeuroeducaçãoPsicologia cognitivaEnsinoTeaching and cognitionEvaluation of teaching methodsDidactic formulaNeuroeducationCognitive psychologyNeste estudo, em primeiro plano, é proposta a concretização de uma avaliação comparativa de metodologias de ensino, tendo como objetivo a investigação acerca da capacidade das mesmas em gerar aprendizagem e desenvolvimento cognitivo. Em uma segunda fase é proposta a construção e aplicação de fórmulas didáticas, tratando-se por sua vez, de aplicações combinadas de distintas metodologias de ensino, a fim de maximizar os efeitos sobre a aprendizagem e sobre o comportamento dos indivíduos no âmbito escolar. O procedimento metodológico é constituído em fases que partem da preparação do referencial teórico até o levantamento e análise de dados provenientes de um estudo experimental em campo. Em relação à fundamentação teórica do projeto, o estudo traz perspectivas e visões de variadas pesquisas pertencente ao campo educacional, neurocientífico e neuropsicológico. As análises e interpretações dos dados sugerem grande impacto da pesquisa sobre as práticas de ensino e a compreensão do processo de aprendizagem dos indivíduos, desde os efeitos sobre o desenvolvimento cognitivo dos sujeitos, à mudança de comportamento. Em suma, esta abordagem possibilitou a geração de resultados significativos por meio do aprimoramento de práticas docentes a fim de facilitar a aprendizagem, apoiado sobre a intensa aplicação de metodologias didáticas voltadas ao estímulo e desenvolvimento cognitivo e a construção de diretrizes para melhor aproveitamento didáticoIn this study, in the foreground, it is proposed the accomplishment of a comparative evaluation of teaching methodologies, aiming the investigation about their capacity to generate learning and cognitive development. In a second phase it is proposed the construction and application of didactic formulas, which in turn are combined applications of different teaching methodologies, in order to maximize the effects on learning and on the behavior of individuals in the school environment. The methodological procedure consists of phases from the preparation of the theoretical reference to the survey and analysis of data from an experimental study in the field. In relation to the theoretical basis of the project, the study brings perspectives and visions of varied researches belonging to the educational field, neuroscientific and neuropsychological. The analyzes and interpretations of the data suggest a great impact of the research on the teaching practices and the understanding of the learning process of the individuals, from the effects on the cognitive development of the subjects, to the behavior change. In short, this approach allowed the generation of significant results through the improvement of teaching practices in order to facilitate learning, supported by the intense application of didactic methodologies aimed at stimulus and cognitive development and the construction of guidelines for better didactic utilization117 f.Paiva, Daniel Costa dePompilho, Wendel MattosPereira, Amanda Luiza dos SantosOliveira, Francisco de Assis Silva2021-10-13T13:01:02Z2021-10-13T13:01:02Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/23527http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-04-07T20:21:23Zoai:app.uff.br:1/23527Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-04-07T20:21:23Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação comparativa de metodologias didáticas
title Avaliação comparativa de metodologias didáticas
spellingShingle Avaliação comparativa de metodologias didáticas
Oliveira, Francisco de Assis Silva
Ensino e cognição
Avaliação de métodos didáticos
Fórmulas didáticas
Neuroeducação
Psicologia cognitiva
Ensino
Teaching and cognition
Evaluation of teaching methods
Didactic formula
Neuroeducation
Cognitive psychology
title_short Avaliação comparativa de metodologias didáticas
title_full Avaliação comparativa de metodologias didáticas
title_fullStr Avaliação comparativa de metodologias didáticas
title_full_unstemmed Avaliação comparativa de metodologias didáticas
title_sort Avaliação comparativa de metodologias didáticas
author Oliveira, Francisco de Assis Silva
author_facet Oliveira, Francisco de Assis Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paiva, Daniel Costa de
Pompilho, Wendel Mattos
Pereira, Amanda Luiza dos Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Francisco de Assis Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino e cognição
Avaliação de métodos didáticos
Fórmulas didáticas
Neuroeducação
Psicologia cognitiva
Ensino
Teaching and cognition
Evaluation of teaching methods
Didactic formula
Neuroeducation
Cognitive psychology
topic Ensino e cognição
Avaliação de métodos didáticos
Fórmulas didáticas
Neuroeducação
Psicologia cognitiva
Ensino
Teaching and cognition
Evaluation of teaching methods
Didactic formula
Neuroeducation
Cognitive psychology
description Neste estudo, em primeiro plano, é proposta a concretização de uma avaliação comparativa de metodologias de ensino, tendo como objetivo a investigação acerca da capacidade das mesmas em gerar aprendizagem e desenvolvimento cognitivo. Em uma segunda fase é proposta a construção e aplicação de fórmulas didáticas, tratando-se por sua vez, de aplicações combinadas de distintas metodologias de ensino, a fim de maximizar os efeitos sobre a aprendizagem e sobre o comportamento dos indivíduos no âmbito escolar. O procedimento metodológico é constituído em fases que partem da preparação do referencial teórico até o levantamento e análise de dados provenientes de um estudo experimental em campo. Em relação à fundamentação teórica do projeto, o estudo traz perspectivas e visões de variadas pesquisas pertencente ao campo educacional, neurocientífico e neuropsicológico. As análises e interpretações dos dados sugerem grande impacto da pesquisa sobre as práticas de ensino e a compreensão do processo de aprendizagem dos indivíduos, desde os efeitos sobre o desenvolvimento cognitivo dos sujeitos, à mudança de comportamento. Em suma, esta abordagem possibilitou a geração de resultados significativos por meio do aprimoramento de práticas docentes a fim de facilitar a aprendizagem, apoiado sobre a intensa aplicação de metodologias didáticas voltadas ao estímulo e desenvolvimento cognitivo e a construção de diretrizes para melhor aproveitamento didático
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2021-10-13T13:01:02Z
2021-10-13T13:01:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/23527
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/23527
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797044696433819648