Entre o discurso dos gestores e a percepção dos funcionários: um estudo acerca das políticas de recompensas adotadas em um hotel da zona sul do Rio de Janeiro

O turismo vive um momento positivo no Brasil por conta dos grandes eventos e aumento do número de turistas. Os hotéis além de compor a oferta turística de um destino, hospedando os turistas, são organizações que tem grande poder empregatício da comunidade local. No caso do Turismo, que faz parte do...

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Access type:openAccess
Publication Date:2016
Main Author: Motta, Gabriella da
Advisor: Castro, Carolina Lescura de Carvalho
Document type: Bachelor thesis
Language:por
Online Access:https://app.uff.br/riuff/handle/1/1748
Portuguese abstract:O turismo vive um momento positivo no Brasil por conta dos grandes eventos e aumento do número de turistas. Os hotéis além de compor a oferta turística de um destino, hospedando os turistas, são organizações que tem grande poder empregatício da comunidade local. No caso do Turismo, que faz parte do setor de serviços, o elemento humano é extremamente importante para a prestação de um serviço de qualidade, dessa maneira a gestão dos colaboradores dos hotéis requer atenção especial dos gestores. A gestão de pessoas em hotelaria merece ser estudada de forma mais profunda, especificamente as políticas de recompensas adotadas em hotéis. Tendo em vista esse fato, objetivou-se analisar o discurso dos gestores e a percepção dos funcionários acerca das políticas de recompensas. A unidade de investigação foi um hotel na zona sul do Rio de Janeiro. Para a efetuação do objetivo central foi necessário fazer uma pesquisa bibliográfica e exploratória e após, entrevistas com os funcionários e gestores do hotel investigado, que foram submetidas à análise de conteúdo. Assim, foi possível criar categorias de análise para identificar os consensos e dissensos do discurso dos gestores e dos funcionários da organização investigada.