A mediação da teoria semiolinguistica do discurso no ensino de produção textual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Diniz Duarte De
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7187
Resumo: À luz dos pressupostos do contrato comunicativo oferecidos pela Teoria Semiolinguística do Discurso (CHARAUDEAU, 2005) e de um ensino organizado por uma sequência didática orientada por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), pretende-se apresentar, nesta pesquisa-ação (TRIPP, 2005), uma abordagem teórico-metodológica que possa, cumprindo com as metas propostas pelos PCNEM (2000), em relação ao ensino de produção textual, levar o alunado ao aprimoramento efetivo de sua capacidade de comunicação na modalidade escrita da língua. Para tanto, relativamente à construção da sequência didática proposta no interior deste trabalho nos pautamos ainda não só nas contribuições de Charaudeau (2004), Schneuwly e Dolz (2010), Bakhtin (2000) e Marcuschi (2008), relativamente ao conceito de gênero discursivo, como também nas de Charaudeau (2014), Emediato (2007), Koch e Elias (2016) e concernentes a aspectos teóricos relativos à consistência argumentativa, articulação metadiscursiva e repetição coesiva. Importa ressaltar que mais especificamente este trabalho buscou construir e testar a aplicação de um modelo didático para o ensino de produção textual centrado sobre dois operadores didáticos de grande interesse nesta pesquisa: o gênero carta de leitor e o tema transversal Ética. Para tanto, a sequência didática fomentada por pressupostos semiolinguísticos foi aplicada em uma turma do segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública de Niterói – RJ e dedicou-se à avaliação de um total de doze produções de textos visando avaliar os (des)acertos de um ensino dessa natureza
id UFF-2_d5d59de77780055b2fefc14ffb9a2848
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/7187
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A mediação da teoria semiolinguistica do discurso no ensino de produção textualSemiolinguísticaEnsinoSequência didáticaPesquisa-açãoCarta de leitorLinguísticaProdução textualSequência didáticaSemiolinguisticsDidactic SequenceResearch-actionTextual productionReader’s letterÀ luz dos pressupostos do contrato comunicativo oferecidos pela Teoria Semiolinguística do Discurso (CHARAUDEAU, 2005) e de um ensino organizado por uma sequência didática orientada por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), pretende-se apresentar, nesta pesquisa-ação (TRIPP, 2005), uma abordagem teórico-metodológica que possa, cumprindo com as metas propostas pelos PCNEM (2000), em relação ao ensino de produção textual, levar o alunado ao aprimoramento efetivo de sua capacidade de comunicação na modalidade escrita da língua. Para tanto, relativamente à construção da sequência didática proposta no interior deste trabalho nos pautamos ainda não só nas contribuições de Charaudeau (2004), Schneuwly e Dolz (2010), Bakhtin (2000) e Marcuschi (2008), relativamente ao conceito de gênero discursivo, como também nas de Charaudeau (2014), Emediato (2007), Koch e Elias (2016) e concernentes a aspectos teóricos relativos à consistência argumentativa, articulação metadiscursiva e repetição coesiva. Importa ressaltar que mais especificamente este trabalho buscou construir e testar a aplicação de um modelo didático para o ensino de produção textual centrado sobre dois operadores didáticos de grande interesse nesta pesquisa: o gênero carta de leitor e o tema transversal Ética. Para tanto, a sequência didática fomentada por pressupostos semiolinguísticos foi aplicada em uma turma do segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública de Niterói – RJ e dedicou-se à avaliação de um total de doze produções de textos visando avaliar os (des)acertos de um ensino dessa naturezaBased on the presuppositions of the communicative contract offered by the Semiolinguistic Theory of Discourse (CHARAUDEAU, 2005) and a teaching organized by a didactic sequence directed by Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004), it is intended to present, in this action research (TRIPP, 2005), a theoretical-methodological approach that can, in compliance with the goals proposed by the PCNEM (2000), in relation to the teaching of textual production, lead students to effectively improve their communication skills in the written language. To do so, in relation to the construction of the didactic sequence proposed within this paper, we are not only concerned with the contributions of Charaudeau (2004), Schneuwly and Dolz (2010), Bakhtin (2000) and Marcuschi (2008), in relation to the discursive gender, as well as those of Charaudeau (2014), Emediato (2007), Koch and Elias (2016) and concerning theoretical aspects related to argumentative consistency, metadiscursive articulation and cohesive repetition. It is important to point out that more specifically this paper sought to construct and test the application of a didactic model for the teaching of textual production centered on two didactic operators of great interest in this research: the reader's letter genre and the transversal theme Ethics. In order to do so, the didactic sequence fomented by semiolinguistic assumptions was applied to a second-year high school class from a public school in Niterói, RJ, Brazil, and devoted itself to the evaluation of twelve texts productions aimed at evaluating the (un)success of such teaching. With this research, we intend to contribute to the work with text productions in educational institutions, because we believe that by teaching students to improve their textual production, they will not only learn to produce a better text, but also to (re)write their own history213 f.Ribeiro, Patricia Ferreira NevesLeite, Luciana Paiva de VilhenaFeres, Beatriz dos SantosSouza, Diniz Duarte De2018-08-17T11:45:48Z2018-08-17T11:45:48Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/7187CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-14T18:55:16Zoai:app.uff.br:1/7187Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-01-14T18:55:16Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A mediação da teoria semiolinguistica do discurso no ensino de produção textual
title A mediação da teoria semiolinguistica do discurso no ensino de produção textual
spellingShingle A mediação da teoria semiolinguistica do discurso no ensino de produção textual
Souza, Diniz Duarte De
Semiolinguística
Ensino
Sequência didática
Pesquisa-ação
Carta de leitor
Linguística
Produção textual
Sequência didática
Semiolinguistics
Didactic Sequence
Research-action
Textual production
Reader’s letter
title_short A mediação da teoria semiolinguistica do discurso no ensino de produção textual
title_full A mediação da teoria semiolinguistica do discurso no ensino de produção textual
title_fullStr A mediação da teoria semiolinguistica do discurso no ensino de produção textual
title_full_unstemmed A mediação da teoria semiolinguistica do discurso no ensino de produção textual
title_sort A mediação da teoria semiolinguistica do discurso no ensino de produção textual
author Souza, Diniz Duarte De
author_facet Souza, Diniz Duarte De
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Patricia Ferreira Neves
Leite, Luciana Paiva de Vilhena
Feres, Beatriz dos Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Diniz Duarte De
dc.subject.por.fl_str_mv Semiolinguística
Ensino
Sequência didática
Pesquisa-ação
Carta de leitor
Linguística
Produção textual
Sequência didática
Semiolinguistics
Didactic Sequence
Research-action
Textual production
Reader’s letter
topic Semiolinguística
Ensino
Sequência didática
Pesquisa-ação
Carta de leitor
Linguística
Produção textual
Sequência didática
Semiolinguistics
Didactic Sequence
Research-action
Textual production
Reader’s letter
description À luz dos pressupostos do contrato comunicativo oferecidos pela Teoria Semiolinguística do Discurso (CHARAUDEAU, 2005) e de um ensino organizado por uma sequência didática orientada por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), pretende-se apresentar, nesta pesquisa-ação (TRIPP, 2005), uma abordagem teórico-metodológica que possa, cumprindo com as metas propostas pelos PCNEM (2000), em relação ao ensino de produção textual, levar o alunado ao aprimoramento efetivo de sua capacidade de comunicação na modalidade escrita da língua. Para tanto, relativamente à construção da sequência didática proposta no interior deste trabalho nos pautamos ainda não só nas contribuições de Charaudeau (2004), Schneuwly e Dolz (2010), Bakhtin (2000) e Marcuschi (2008), relativamente ao conceito de gênero discursivo, como também nas de Charaudeau (2014), Emediato (2007), Koch e Elias (2016) e concernentes a aspectos teóricos relativos à consistência argumentativa, articulação metadiscursiva e repetição coesiva. Importa ressaltar que mais especificamente este trabalho buscou construir e testar a aplicação de um modelo didático para o ensino de produção textual centrado sobre dois operadores didáticos de grande interesse nesta pesquisa: o gênero carta de leitor e o tema transversal Ética. Para tanto, a sequência didática fomentada por pressupostos semiolinguísticos foi aplicada em uma turma do segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública de Niterói – RJ e dedicou-se à avaliação de um total de doze produções de textos visando avaliar os (des)acertos de um ensino dessa natureza
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-08-17T11:45:48Z
2018-08-17T11:45:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/7187
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/7187
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797044675177086976