Esporte como recurso de gestão do estresse ocupacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Renato Tosin Lopes de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/32751
Resumo: Com ambientes de trabalho onde fatores estressores estão cada vez mais presentes, se torna de suma importância para o mundo corporativo a discussão da temática de estresse ocupacional e síndrome de Burnout, com o objetivo de, principalmente, encontrar meios de mitigar sua presença na vida da população. Portanto, o objetivo geral desta pesquisa é analisar a importância do esporte na gestão do estresse ocupacional. O método utilizado foi através de coleta de dados por meio de um questionário enviado a grupos de atletas amadores e pessoas sedentárias, onde uma amostra de 65 pessoas se submeteram a um questionário de perguntas objetivas, de modo a separar a amostra em dois grupos – ativos e sedentários. Com os resultados obtidos, de acordo com os participantes, em dias que houve treino antes da jornada de trabalho foi possível identificar uma maior disposição quanto a questão de produtividade e uma sensibilidade menor ao estresse gerado pelo trabalho. Em complemento, segundo a amostra, o trabalho é um fator que influencia diretamente na falta de tempo para a prática de esportes.
id UFF-2_d91cbeafff3d9c222a4b9ca9e5cca685
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/32751
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Esporte como recurso de gestão do estresse ocupacionalEstresse ocupacionalDesenvolvimento profissionalEsporteAmbiente de trabalhoPrática de esportesGestão de qualidade de vidaPesquisa bibliográficaCom ambientes de trabalho onde fatores estressores estão cada vez mais presentes, se torna de suma importância para o mundo corporativo a discussão da temática de estresse ocupacional e síndrome de Burnout, com o objetivo de, principalmente, encontrar meios de mitigar sua presença na vida da população. Portanto, o objetivo geral desta pesquisa é analisar a importância do esporte na gestão do estresse ocupacional. O método utilizado foi através de coleta de dados por meio de um questionário enviado a grupos de atletas amadores e pessoas sedentárias, onde uma amostra de 65 pessoas se submeteram a um questionário de perguntas objetivas, de modo a separar a amostra em dois grupos – ativos e sedentários. Com os resultados obtidos, de acordo com os participantes, em dias que houve treino antes da jornada de trabalho foi possível identificar uma maior disposição quanto a questão de produtividade e uma sensibilidade menor ao estresse gerado pelo trabalho. Em complemento, segundo a amostra, o trabalho é um fator que influencia diretamente na falta de tempo para a prática de esportes.29 f.Vieira, Fernando de OliveiraRamos Filho, Américo da CostaRodriguez y Rodriguez, Martius VicenteMedeiros, Renato Tosin Lopes de2024-04-02T13:04:56Z2024-04-02T13:04:56Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMEDEIROS, Renato Tosin Lopes de. Esporte como recurso de gestão do estresse ocupacional. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/32751CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-04-02T13:05:01Zoai:app.uff.br:1/32751Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-04-02T13:05:01Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Esporte como recurso de gestão do estresse ocupacional
title Esporte como recurso de gestão do estresse ocupacional
spellingShingle Esporte como recurso de gestão do estresse ocupacional
Medeiros, Renato Tosin Lopes de
Estresse ocupacional
Desenvolvimento profissional
Esporte
Ambiente de trabalho
Prática de esportes
Gestão de qualidade de vida
Pesquisa bibliográfica
title_short Esporte como recurso de gestão do estresse ocupacional
title_full Esporte como recurso de gestão do estresse ocupacional
title_fullStr Esporte como recurso de gestão do estresse ocupacional
title_full_unstemmed Esporte como recurso de gestão do estresse ocupacional
title_sort Esporte como recurso de gestão do estresse ocupacional
author Medeiros, Renato Tosin Lopes de
author_facet Medeiros, Renato Tosin Lopes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vieira, Fernando de Oliveira
Ramos Filho, Américo da Costa
Rodriguez y Rodriguez, Martius Vicente
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Renato Tosin Lopes de
dc.subject.por.fl_str_mv Estresse ocupacional
Desenvolvimento profissional
Esporte
Ambiente de trabalho
Prática de esportes
Gestão de qualidade de vida
Pesquisa bibliográfica
topic Estresse ocupacional
Desenvolvimento profissional
Esporte
Ambiente de trabalho
Prática de esportes
Gestão de qualidade de vida
Pesquisa bibliográfica
description Com ambientes de trabalho onde fatores estressores estão cada vez mais presentes, se torna de suma importância para o mundo corporativo a discussão da temática de estresse ocupacional e síndrome de Burnout, com o objetivo de, principalmente, encontrar meios de mitigar sua presença na vida da população. Portanto, o objetivo geral desta pesquisa é analisar a importância do esporte na gestão do estresse ocupacional. O método utilizado foi através de coleta de dados por meio de um questionário enviado a grupos de atletas amadores e pessoas sedentárias, onde uma amostra de 65 pessoas se submeteram a um questionário de perguntas objetivas, de modo a separar a amostra em dois grupos – ativos e sedentários. Com os resultados obtidos, de acordo com os participantes, em dias que houve treino antes da jornada de trabalho foi possível identificar uma maior disposição quanto a questão de produtividade e uma sensibilidade menor ao estresse gerado pelo trabalho. Em complemento, segundo a amostra, o trabalho é um fator que influencia diretamente na falta de tempo para a prática de esportes.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2024-04-02T13:04:56Z
2024-04-02T13:04:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MEDEIROS, Renato Tosin Lopes de. Esporte como recurso de gestão do estresse ocupacional. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/32751
identifier_str_mv MEDEIROS, Renato Tosin Lopes de. Esporte como recurso de gestão do estresse ocupacional. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/32751
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797044763076067328