Analisando técnicas de captura de movimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Philipe de Almeida
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5701
Resumo: O conceito de animação, primeiramente utilizado pelo cartunista Winsor McCay, em 1911, que conseguiu obter o movimento de um personagem desenhando-o em múltiplos pedaços de papel, que eram visualizados segundo uma certa taxa de amostragem. A evolução das técnicas de animação ocorreu vagarosamente até a utilização de computadores como ferramenta de desenho. Foi nos estúdios Disney que surgiram técnicas como keyframing, que ainda são utilizadas nos modernos sistemas de animação. Este trabalho tem por objetivo analisar algumas dessas técnicas de captura de movimento, tendo servido de auxilio durante esse estudo o Kinect e a ferramenta iPi Motion Capture. Ao final serão mostrados alguns exemplos de capturas realizadas com um programa feito para Mocap.
id UFF-2_d93021a71f35df84ca536b8b7bb0e88b
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/5701
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Analisando técnicas de captura de movimentoCaptura de movimentoMocapKinect™Captura de movimentoMocapKinect™Computação gráficaAnimação por computadorCaptura de movimentoMotion captureO conceito de animação, primeiramente utilizado pelo cartunista Winsor McCay, em 1911, que conseguiu obter o movimento de um personagem desenhando-o em múltiplos pedaços de papel, que eram visualizados segundo uma certa taxa de amostragem. A evolução das técnicas de animação ocorreu vagarosamente até a utilização de computadores como ferramenta de desenho. Foi nos estúdios Disney que surgiram técnicas como keyframing, que ainda são utilizadas nos modernos sistemas de animação. Este trabalho tem por objetivo analisar algumas dessas técnicas de captura de movimento, tendo servido de auxilio durante esse estudo o Kinect e a ferramenta iPi Motion Capture. Ao final serão mostrados alguns exemplos de capturas realizadas com um programa feito para Mocap.First used by the cartoonist Winsor McCay in 1911, the concept of animation managed to get the movement of a character by drawing it into multiple pieces of paper, displayed under a certain sampling rate. The evolution of animation techniques occurred slowly until the use of computers as a design tool. It was at Disney that arose techniques such as keyframing, still used in modern animation systems. This work aims to analyze some of these motion capture techniques, and to serve as assistance during this study the Kinect and the IPI Motion Capture tool were used. At the end, there will be some examples of scenes captured with a program designed for motion capture.Gonzalez Clua, Esteban WalterCorbucci Filho, DanteCosta Junior, IlaimAraujo, Philipe de Almeida2018-01-31T15:39:11Z2018-01-31T15:39:11Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/5701http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-15T16:45:29Zoai:app.uff.br:1/5701Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-09-15T16:45:29Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Analisando técnicas de captura de movimento
title Analisando técnicas de captura de movimento
spellingShingle Analisando técnicas de captura de movimento
Araujo, Philipe de Almeida
Captura de movimento
Mocap
Kinect™
Captura de movimento
Mocap
Kinect™
Computação gráfica
Animação por computador
Captura de movimento
Motion capture
title_short Analisando técnicas de captura de movimento
title_full Analisando técnicas de captura de movimento
title_fullStr Analisando técnicas de captura de movimento
title_full_unstemmed Analisando técnicas de captura de movimento
title_sort Analisando técnicas de captura de movimento
author Araujo, Philipe de Almeida
author_facet Araujo, Philipe de Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonzalez Clua, Esteban Walter
Corbucci Filho, Dante
Costa Junior, Ilaim
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Philipe de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Captura de movimento
Mocap
Kinect™
Captura de movimento
Mocap
Kinect™
Computação gráfica
Animação por computador
Captura de movimento
Motion capture
topic Captura de movimento
Mocap
Kinect™
Captura de movimento
Mocap
Kinect™
Computação gráfica
Animação por computador
Captura de movimento
Motion capture
description O conceito de animação, primeiramente utilizado pelo cartunista Winsor McCay, em 1911, que conseguiu obter o movimento de um personagem desenhando-o em múltiplos pedaços de papel, que eram visualizados segundo uma certa taxa de amostragem. A evolução das técnicas de animação ocorreu vagarosamente até a utilização de computadores como ferramenta de desenho. Foi nos estúdios Disney que surgiram técnicas como keyframing, que ainda são utilizadas nos modernos sistemas de animação. Este trabalho tem por objetivo analisar algumas dessas técnicas de captura de movimento, tendo servido de auxilio durante esse estudo o Kinect e a ferramenta iPi Motion Capture. Ao final serão mostrados alguns exemplos de capturas realizadas com um programa feito para Mocap.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-31T15:39:11Z
2018-01-31T15:39:11Z
2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/5701
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/5701
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797044790089482240