Atendimento educacional especializado: experiências de inclusão em uma escola municipal de Maricá (RJ)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siqueira, Fernanda Ribeiro de Carvalho
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15465
Resumo: O presente trabalho apresenta uma análise teórico-reflexiva, sobre a educação inclusiva do município de Maricá, em especial, da Escola Municipal Marisa Letícia Lula da Silva, lócus da pesquisa. A pesquisa buscou compreender o perfil e a função do profissional do profissional que lida com crianças e jovens com deficiências e outras necessidades educacionais, nas classes regulares de ensino. As bases metodológicas de nossa investigação seguiram os princípios da pesquisa qualitativa. Entendemos que pesquisas dessa natureza contribuem com as reflexões necessárias para compreender a realidade do atendimento educacional especializado levando em consideração o contexto social e político em que se localiza a instituição participante dessa pesquisa. Para tanto, o estudo necessitou de dois procedimentos metodológicos, a saber: pesquisa literária e estudo de campo. No estudo de campo foi realizada uma pesquisa com os docentes, por meio de um questionário estruturado contendo dezesseis questões. Com base nos dados coletados é possível dizer que o atendimento educacional especializado tal qual como colocado pelas diretrizes oficiais, ainda enfrenta inúmeros problemas
id UFF-2_dd04ccc6c9f3d44b019fef8e3b2e1c7c
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/15465
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Atendimento educacional especializado: experiências de inclusão em uma escola municipal de Maricá (RJ)EducaçãoInclusão escolarAtendimento educacional especializadoEducaçãoEducação especialInclusão escolarEducaciónInclusión escolarServicio educativo especializadoO presente trabalho apresenta uma análise teórico-reflexiva, sobre a educação inclusiva do município de Maricá, em especial, da Escola Municipal Marisa Letícia Lula da Silva, lócus da pesquisa. A pesquisa buscou compreender o perfil e a função do profissional do profissional que lida com crianças e jovens com deficiências e outras necessidades educacionais, nas classes regulares de ensino. As bases metodológicas de nossa investigação seguiram os princípios da pesquisa qualitativa. Entendemos que pesquisas dessa natureza contribuem com as reflexões necessárias para compreender a realidade do atendimento educacional especializado levando em consideração o contexto social e político em que se localiza a instituição participante dessa pesquisa. Para tanto, o estudo necessitou de dois procedimentos metodológicos, a saber: pesquisa literária e estudo de campo. No estudo de campo foi realizada uma pesquisa com os docentes, por meio de um questionário estruturado contendo dezesseis questões. Com base nos dados coletados é possível dizer que o atendimento educacional especializado tal qual como colocado pelas diretrizes oficiais, ainda enfrenta inúmeros problemasEl presente trabajo presenta un análisis teórico-reflexivo, sobre la educación inclusiva en el municipio de Maricá, especialmente el Colegio Municipal Marisa Letícia Lula da Silva, lugar de investigación. La investigación buscó entender el perfil y la función del profesional que se ocupa de los niños y jóvenes con discapacidad y otras necesidades educativas, en las clases regulares de enseñanza. Las bases metodológicas de nuestra investigación siguieron los principios de la investigación cualitativa. Entendemos que la investigación de esta naturaleza contribuye a las reflexiones necesarias para comprender la realidad de la atención educativa especializada teniendo en cuenta el contexto social y político en el que la institución que participa en este investigación. Para ello, el estudio requirió dos procedimientos metodológicos, a saber: la investigación literaria y el estudio de campo. En el estudio de campo, se realizó un estudio con los profesores, a través de un cuestionario estructurado que contiene dieciséis preguntas. Sobre la base de los datos recogidos es posible decir que la atención educativa especializada según las directrices oficiales todavía se enfrenta a numerosos problemasCosta, Valdelúcia Alves daSiqueira, Fernanda Ribeiro de Carvalho2020-10-25T22:32:35Z2020-10-25T22:32:35Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15465http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-14T18:27:26Zoai:app.uff.br:1/15465Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-10-14T18:27:26Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Atendimento educacional especializado: experiências de inclusão em uma escola municipal de Maricá (RJ)
title Atendimento educacional especializado: experiências de inclusão em uma escola municipal de Maricá (RJ)
spellingShingle Atendimento educacional especializado: experiências de inclusão em uma escola municipal de Maricá (RJ)
Siqueira, Fernanda Ribeiro de Carvalho
Educação
Inclusão escolar
Atendimento educacional especializado
Educação
Educação especial
Inclusão escolar
Educación
Inclusión escolar
Servicio educativo especializado
title_short Atendimento educacional especializado: experiências de inclusão em uma escola municipal de Maricá (RJ)
title_full Atendimento educacional especializado: experiências de inclusão em uma escola municipal de Maricá (RJ)
title_fullStr Atendimento educacional especializado: experiências de inclusão em uma escola municipal de Maricá (RJ)
title_full_unstemmed Atendimento educacional especializado: experiências de inclusão em uma escola municipal de Maricá (RJ)
title_sort Atendimento educacional especializado: experiências de inclusão em uma escola municipal de Maricá (RJ)
author Siqueira, Fernanda Ribeiro de Carvalho
author_facet Siqueira, Fernanda Ribeiro de Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Valdelúcia Alves da
dc.contributor.author.fl_str_mv Siqueira, Fernanda Ribeiro de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Inclusão escolar
Atendimento educacional especializado
Educação
Educação especial
Inclusão escolar
Educación
Inclusión escolar
Servicio educativo especializado
topic Educação
Inclusão escolar
Atendimento educacional especializado
Educação
Educação especial
Inclusão escolar
Educación
Inclusión escolar
Servicio educativo especializado
description O presente trabalho apresenta uma análise teórico-reflexiva, sobre a educação inclusiva do município de Maricá, em especial, da Escola Municipal Marisa Letícia Lula da Silva, lócus da pesquisa. A pesquisa buscou compreender o perfil e a função do profissional do profissional que lida com crianças e jovens com deficiências e outras necessidades educacionais, nas classes regulares de ensino. As bases metodológicas de nossa investigação seguiram os princípios da pesquisa qualitativa. Entendemos que pesquisas dessa natureza contribuem com as reflexões necessárias para compreender a realidade do atendimento educacional especializado levando em consideração o contexto social e político em que se localiza a instituição participante dessa pesquisa. Para tanto, o estudo necessitou de dois procedimentos metodológicos, a saber: pesquisa literária e estudo de campo. No estudo de campo foi realizada uma pesquisa com os docentes, por meio de um questionário estruturado contendo dezesseis questões. Com base nos dados coletados é possível dizer que o atendimento educacional especializado tal qual como colocado pelas diretrizes oficiais, ainda enfrenta inúmeros problemas
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-10-25T22:32:35Z
2020-10-25T22:32:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/15465
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/15465
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797044698076938240