Atendimento educacional especializado: experiências de inclusão em uma escola municipal de Maricá (RJ)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/15465 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta uma análise teórico-reflexiva, sobre a educação inclusiva do município de Maricá, em especial, da Escola Municipal Marisa Letícia Lula da Silva, lócus da pesquisa. A pesquisa buscou compreender o perfil e a função do profissional do profissional que lida com crianças e jovens com deficiências e outras necessidades educacionais, nas classes regulares de ensino. As bases metodológicas de nossa investigação seguiram os princípios da pesquisa qualitativa. Entendemos que pesquisas dessa natureza contribuem com as reflexões necessárias para compreender a realidade do atendimento educacional especializado levando em consideração o contexto social e político em que se localiza a instituição participante dessa pesquisa. Para tanto, o estudo necessitou de dois procedimentos metodológicos, a saber: pesquisa literária e estudo de campo. No estudo de campo foi realizada uma pesquisa com os docentes, por meio de um questionário estruturado contendo dezesseis questões. Com base nos dados coletados é possível dizer que o atendimento educacional especializado tal qual como colocado pelas diretrizes oficiais, ainda enfrenta inúmeros problemas |
id |
UFF-2_dd04ccc6c9f3d44b019fef8e3b2e1c7c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/15465 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Atendimento educacional especializado: experiências de inclusão em uma escola municipal de Maricá (RJ)EducaçãoInclusão escolarAtendimento educacional especializadoEducaçãoEducação especialInclusão escolarEducaciónInclusión escolarServicio educativo especializadoO presente trabalho apresenta uma análise teórico-reflexiva, sobre a educação inclusiva do município de Maricá, em especial, da Escola Municipal Marisa Letícia Lula da Silva, lócus da pesquisa. A pesquisa buscou compreender o perfil e a função do profissional do profissional que lida com crianças e jovens com deficiências e outras necessidades educacionais, nas classes regulares de ensino. As bases metodológicas de nossa investigação seguiram os princípios da pesquisa qualitativa. Entendemos que pesquisas dessa natureza contribuem com as reflexões necessárias para compreender a realidade do atendimento educacional especializado levando em consideração o contexto social e político em que se localiza a instituição participante dessa pesquisa. Para tanto, o estudo necessitou de dois procedimentos metodológicos, a saber: pesquisa literária e estudo de campo. No estudo de campo foi realizada uma pesquisa com os docentes, por meio de um questionário estruturado contendo dezesseis questões. Com base nos dados coletados é possível dizer que o atendimento educacional especializado tal qual como colocado pelas diretrizes oficiais, ainda enfrenta inúmeros problemasEl presente trabajo presenta un análisis teórico-reflexivo, sobre la educación inclusiva en el municipio de Maricá, especialmente el Colegio Municipal Marisa Letícia Lula da Silva, lugar de investigación. La investigación buscó entender el perfil y la función del profesional que se ocupa de los niños y jóvenes con discapacidad y otras necesidades educativas, en las clases regulares de enseñanza. Las bases metodológicas de nuestra investigación siguieron los principios de la investigación cualitativa. Entendemos que la investigación de esta naturaleza contribuye a las reflexiones necesarias para comprender la realidad de la atención educativa especializada teniendo en cuenta el contexto social y político en el que la institución que participa en este investigación. Para ello, el estudio requirió dos procedimientos metodológicos, a saber: la investigación literaria y el estudio de campo. En el estudio de campo, se realizó un estudio con los profesores, a través de un cuestionario estructurado que contiene dieciséis preguntas. Sobre la base de los datos recogidos es posible decir que la atención educativa especializada según las directrices oficiales todavía se enfrenta a numerosos problemasCosta, Valdelúcia Alves daSiqueira, Fernanda Ribeiro de Carvalho2020-10-25T22:32:35Z2020-10-25T22:32:35Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15465http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-14T18:27:26Zoai:app.uff.br:1/15465Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-10-14T18:27:26Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atendimento educacional especializado: experiências de inclusão em uma escola municipal de Maricá (RJ) |
title |
Atendimento educacional especializado: experiências de inclusão em uma escola municipal de Maricá (RJ) |
spellingShingle |
Atendimento educacional especializado: experiências de inclusão em uma escola municipal de Maricá (RJ) Siqueira, Fernanda Ribeiro de Carvalho Educação Inclusão escolar Atendimento educacional especializado Educação Educação especial Inclusão escolar Educación Inclusión escolar Servicio educativo especializado |
title_short |
Atendimento educacional especializado: experiências de inclusão em uma escola municipal de Maricá (RJ) |
title_full |
Atendimento educacional especializado: experiências de inclusão em uma escola municipal de Maricá (RJ) |
title_fullStr |
Atendimento educacional especializado: experiências de inclusão em uma escola municipal de Maricá (RJ) |
title_full_unstemmed |
Atendimento educacional especializado: experiências de inclusão em uma escola municipal de Maricá (RJ) |
title_sort |
Atendimento educacional especializado: experiências de inclusão em uma escola municipal de Maricá (RJ) |
author |
Siqueira, Fernanda Ribeiro de Carvalho |
author_facet |
Siqueira, Fernanda Ribeiro de Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Costa, Valdelúcia Alves da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Siqueira, Fernanda Ribeiro de Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Inclusão escolar Atendimento educacional especializado Educação Educação especial Inclusão escolar Educación Inclusión escolar Servicio educativo especializado |
topic |
Educação Inclusão escolar Atendimento educacional especializado Educação Educação especial Inclusão escolar Educación Inclusión escolar Servicio educativo especializado |
description |
O presente trabalho apresenta uma análise teórico-reflexiva, sobre a educação inclusiva do município de Maricá, em especial, da Escola Municipal Marisa Letícia Lula da Silva, lócus da pesquisa. A pesquisa buscou compreender o perfil e a função do profissional do profissional que lida com crianças e jovens com deficiências e outras necessidades educacionais, nas classes regulares de ensino. As bases metodológicas de nossa investigação seguiram os princípios da pesquisa qualitativa. Entendemos que pesquisas dessa natureza contribuem com as reflexões necessárias para compreender a realidade do atendimento educacional especializado levando em consideração o contexto social e político em que se localiza a instituição participante dessa pesquisa. Para tanto, o estudo necessitou de dois procedimentos metodológicos, a saber: pesquisa literária e estudo de campo. No estudo de campo foi realizada uma pesquisa com os docentes, por meio de um questionário estruturado contendo dezesseis questões. Com base nos dados coletados é possível dizer que o atendimento educacional especializado tal qual como colocado pelas diretrizes oficiais, ainda enfrenta inúmeros problemas |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-10-25T22:32:35Z 2020-10-25T22:32:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/15465 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/15465 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1797044698076938240 |