Avaliação socioambiental em uma instituição federal de ensino superior com base nas diretrizes da Agenda Ambiental na Administração Pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conceição, Bruno de Barros
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Firmino, Marina da Cruz
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7577
Resumo: Sustentabilidade é um tema de crescente relevância que tem levantado cada vez mais discussões acerca da responsabilidade, dos processos e da postura de organizações dos setores públicos e privados perante a sociedade e aos seus stakeholders. Diante desta preocupação, identificou-se como problema de pesquisa o questionamento sobre se as Instituições Federaisde Ensino Superior (IFES), utilizando com referência a Universidade Federal Fluminense, de fato praticam os conceitos de sustentabilidade. Desta forma o presente artigo busca analisar o nível de aderência de uma instituição pública de ensino superior aos objetivos e eixos da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). Para tanto, o estudo de caso, conduzido por pesquisa qualitativa realizada por meio de entrevistas direcionadas, adotou como trajetória metodológica a revisão de literatura recente, de 2000 a 2018, seguida de entrevistas semiestruturadas, guiadas por um roteiro desenvolvido com base nos objetivos e eixos do A3P, e, por fim, procedeu-se a análise de resultados. Os resultados mostram que a instituição atende integralmente aos cinco objetivos propostos e parcialmente aos eixos temáticos, nos quais evidencia-se a necessidade de iniciar um processo de coleta seletiva, instituir uma comissão interna de prevenção de acidentes e elaborar escopos de contratação que possuam requisitos sustentáveis
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