“Ali eu comecei a viver”: a influência do acesso à educação superior no capital cultural dos estudantes - um estudo de caso do PROUNI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Renata Souza
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15858
Resumo: A presente dissertação objetiva analisar, a partir dos beneficiários do Programa Universidade para Todos, a influência do acesso à educação superior na vida dos egressos do curso de Pedagogia, especialmente em relação à aquisição de capital cultural. Para isso, primeiramente, serão apresentados alguns conceitos como, espaço social, classe, campo e habitus, além dos tipos de capitais como capital cultural, econômico, simbólico e social. Lança-se mão dos estudos de Pierre Bourdieu como referencial teórico, cuja teoria sociológica busca entender historicamente os sujeitos por meio de suas terminações sociais. A metodologia desta pesquisa é de abordagem qualitativa, cuja fonte de pesquisa é de natureza bibliográfica, derivada de registros disponíveis em livros, artigos, teses, entre outros, concentrando-se posteriormente no estudo de caso, a partir de entrevistas semiestruturadas com 7 egressos do referido programa, que representam o universo o qual esta pesquisa tem por objeto de estudo. A pesquisa tem como locus uma instituição superior de ensino privado localizada em um município do interior do Rio de Janeiro, com recorte na modalidade presencial do curso de Pedagogia que teve a conclusão no ano de 2009
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