Ensino jurídico e políticas de ação afirmativa na Faculdade de Direito UFF: entre dados, palavras e silêncios: os sentidos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Erli Sá dos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/21536
http://dx.doi.org/10.22409/PPGSD.2019.m.01585605743
Resumo: Esta dissertação apresenta uma leitura resultante do processo de análise de dados, palavras e silêncios, identificados em pesquisas empíricas realizadas pelo Grupo de Pesquisa em Ensino Jurídico, coordenado pelo professor Dr. Delton R. S. Meirelles, na Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense. O corpus que forma o objeto da observação é composto por elementos recortados de um amplo conjunto de dados sistematizados pelo grupo de pesquisa, entre 2015 e 2017. Foram selecionados para este trabalho, dentre os dados disponibilizados pelo grupo de pesquisa, alguns elementos relacionados às categorias investigadas e concernentes à dinâmica de implementação e efetivação das políticas de ação afirmativa no curso. Buscou-se testar a hipótese que norteia a observação dos dados sistematizados: a aparente resistência às políticas de ação afirmativa e à efetiva presença dos alunos ingressantes por reserva de vagas no contexto do curso de Direito. O trabalho demonstra que a resistência configura prática discriminatória, contribuindo, assim, para a histórica manutenção da exclusão de determinados sujeitos (pobres e negros) do espaço acadêmico, em especial, em cursos considerados de alto prestígio, como o de Direito. O que se apresenta neste texto constitui, portanto, uma ação processual de leitura de um corpus de dados sistematizados. Integram o conjunto de dados palavras enunciadas por discentes, docentes e servidores, ao responderem a questionários encaminhados por meio digital entre 2015 e 2017, bem como as registradas em entrevistas individuais concedidas aos pesquisadores do grupo de pesquisa, e, também, as proferidas em conversas coletivas realizadas (grupo focal) em 2016. Fazem parte, ainda, do corpo deste trabalho, as reflexões acerca das ausências materializadas nos silêncios, identificados em sinais linguísticos ou não, que de alguma maneira apontam para a referida categoria. O silêncio, de especial interesse para o teste da hipótese, foi observado por meio da lente constituída pelos referenciais teóricos da Análise de Discurso (vertente francesa), a principal ferramenta interpretativa. De acordo com os pressupostos da análise do discurso, o texto constitui uma unidade significativa, composta por uma diversidade de elementos que combinados formam um todo significativo. O texto pode, dessa maneira, ser constituído pela presença ou pela ausência de palavras, já que ambas têm potencial significativo. Assim, tanto as palavras como as ausências (silêncios) são entendidas como pistas observáveis e repletas de potencial significativo, por isso são tomadas como indicadores (ou não) das (eventuais) relações travadas no ambiente investigado, no contexto de implementação e desenvolvimento da política pública de inclusão. Atenta- se em especial para os conflitos vividos, bem como para suas características, na relação entre os diversos sujeitos e setores do curso, tomando-os como principal caminho para comprovar ou negar a hipótese inicialmente apontada
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Foram selecionados para este trabalho, dentre os dados disponibilizados pelo grupo de pesquisa, alguns elementos relacionados às categorias investigadas e concernentes à dinâmica de implementação e efetivação das políticas de ação afirmativa no curso. Buscou-se testar a hipótese que norteia a observação dos dados sistematizados: a aparente resistência às políticas de ação afirmativa e à efetiva presença dos alunos ingressantes por reserva de vagas no contexto do curso de Direito. O trabalho demonstra que a resistência configura prática discriminatória, contribuindo, assim, para a histórica manutenção da exclusão de determinados sujeitos (pobres e negros) do espaço acadêmico, em especial, em cursos considerados de alto prestígio, como o de Direito. O que se apresenta neste texto constitui, portanto, uma ação processual de leitura de um corpus de dados sistematizados. Integram o conjunto de dados palavras enunciadas por discentes, docentes e servidores, ao responderem a questionários encaminhados por meio digital entre 2015 e 2017, bem como as registradas em entrevistas individuais concedidas aos pesquisadores do grupo de pesquisa, e, também, as proferidas em conversas coletivas realizadas (grupo focal) em 2016. Fazem parte, ainda, do corpo deste trabalho, as reflexões acerca das ausências materializadas nos silêncios, identificados em sinais linguísticos ou não, que de alguma maneira apontam para a referida categoria. O silêncio, de especial interesse para o teste da hipótese, foi observado por meio da lente constituída pelos referenciais teóricos da Análise de Discurso (vertente francesa), a principal ferramenta interpretativa. De acordo com os pressupostos da análise do discurso, o texto constitui uma unidade significativa, composta por uma diversidade de elementos que combinados formam um todo significativo. O texto pode, dessa maneira, ser constituído pela presença ou pela ausência de palavras, já que ambas têm potencial significativo. Assim, tanto as palavras como as ausências (silêncios) são entendidas como pistas observáveis e repletas de potencial significativo, por isso são tomadas como indicadores (ou não) das (eventuais) relações travadas no ambiente investigado, no contexto de implementação e desenvolvimento da política pública de inclusão. Atenta- se em especial para os conflitos vividos, bem como para suas características, na relação entre os diversos sujeitos e setores do curso, tomando-os como principal caminho para comprovar ou negar a hipótese inicialmente apontadaThis dissertation presents study resulting from the database analysis process, words and silences, identified by empirical searches undertaken by The Legal Education Reasearch Group, coordinated by the teacher Dr. Delton R. S. Meirelles, at the Fluminense Federal University Law School. The linguistic work which forms the observation object of the study is composed of clipped elements from a large set of systematized data collected by the research group between 2015 and 2017. For this work, some elements related to the categories investigated and concerning the dynamics of implementation and effectiveness of affirmative action policies in the course were selected for this study. We tried to test the hypothesis that guides the observation of the systematized data: the apparent resistance to affirmative action policies and the effective presence of new students via reserved vacancies in the context of law school. The work demonstrates that the resistance constitutes discriminatory practice, thus contributing to the historical maintenance of the exclusion of certain subjects (poor and black) from the academic space, especially in courses considered of high prestige, such as law. What is presented in this text constitutes, therefore, a procedural action of reading a corpus of systematized data. The data set includes words uttered by students, teachers and servers, when answering digitally sent questionnaires between 2015 and 2017, as well as those recorded in individual interviews given to the researchers of the research group and also those given in a collective conversation (focus group) in 2016. Also part of the body of this work, are the reflections on the materialized absences in silences, identified in linguistic signals or not, which somehow point to the referred category. The silence, of special interest for the hypothesis test, it was observed through the lens constituted by the theoretical frameworks of Discourse Analysis (French slope strand), as the main interpretative tool. According to the assumptions of discourse analysis, the text constitutes a meaningful unit, composed by a diversity of elements that together form a meaningful whole. The text can, in this way, be constituted by the presence or absence of words, as since both have significant potential. So, both words and absences (silences) are understood as observable clues and full of significant potential, so they are taken as indicators (or not) of (possible) relationships in the investigated environment, in the context of implementation and development research of the public policy of inclusion. Particular attention is paid to the conflicts experienced, as well as their characteristics, in the relationship between the various subjects and sectors of the course, taking them as the main way to prove or deny disprove the initial hypothesis indicated112 f.Meirelles, Delton Ricardo SoaresMeirelles, Delton Ricardo SoaresAlmeida, Carlos Alberto Lima ded’Adesky, JacquesIorio Filho, Rafael Mariohttp://lattes.cnpq.br/7694102947505777http://lattes.cnpq.br/5083083833733404Santos, Erli Sá dos2021-03-31T15:51:38Z2021-03-31T15:51:38Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Erli Sá dos. Ensino jurídico e políticas de ação afirmativa na Faculdade de Direito UFF: entre dados, palavras e silêncios : os sentidos. 2019. 112 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas e Sociais) ─ Faculdade de Direito, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/21536Aluno de Mestradohttp://dx.doi.org/10.22409/PPGSD.2019.m.01585605743http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-08T13:58:05Zoai:app.uff.br:1/21536Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-09-08T13:58:05Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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