Uma análise da operacionalização do conceito de doutrinação pelo Escola Sem Partido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Eraldo da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/23768
Resumo: Este artigo pretende analisar como a associação Escola Sem Partido operacionaliza o conceito de doutrinação. Para tanto, foi feita a análise textual de seu anteprojeto de lei e das informações contidas em seu site, verificando as interseções e contradições com a discussão advindo da leitura dos estudiosos que analisam o tema. Nestes termos, consideramos que a discussão teórico-conceitual da associação se mostrou frágil e com tendência a deslocar a questão do plano pedagógico para o plano jurídico.
id UFF-2_f134c41b6ecaeaaab33380cccd197772
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/23768
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Uma análise da operacionalização do conceito de doutrinação pelo Escola Sem PartidoEducaçãoDoutrinaçãoEscola sem partidoEnsino de SociologiaEnsino de SociologiaIdeologia políticaProjeto de leiEnsino médioEducationIndoctrinationSociology teachingEscola Sem PartidoEste artigo pretende analisar como a associação Escola Sem Partido operacionaliza o conceito de doutrinação. Para tanto, foi feita a análise textual de seu anteprojeto de lei e das informações contidas em seu site, verificando as interseções e contradições com a discussão advindo da leitura dos estudiosos que analisam o tema. Nestes termos, consideramos que a discussão teórico-conceitual da associação se mostrou frágil e com tendência a deslocar a questão do plano pedagógico para o plano jurídico.This article aims to analyze how the association Escola Sem Partido operationalizes the concept of indoctrination. To this end, a textual analysis of its draft law and the information contained on its website was made, verifying the intersections and contradictions with the discussion arising from the reading of the scholars who analyze this subject. In these terms, we consider that the theoretical-conceptual discussion of the association proved to be fragile and tended to shift the issue from the pedagogical to the juridic plane.Universidade Federal FluminenseCampos dos GoytacazesLemos, Carlos Eugênio SoaresLemos, Carlos Eugênio Soares dePaiva, Andréa Lucia da Silva deSilveira, Raquel Brum Fernandes daDuarte, Eraldo da Silva2021-12-06T14:09:26Z2021-12-06T14:09:26Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfDUARTE, Eraldo da Silva. Uma análise da operacionalização do conceito de doutrinação pelo Escola Sem Partido. TCC (Graduação em Ciências Sociais), ESR, UFF, 2021.https://app.uff.br/riuff/handle/1/23768Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-06T14:09:27Zoai:app.uff.br:1/23768Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-12-06T14:09:27Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma análise da operacionalização do conceito de doutrinação pelo Escola Sem Partido
title Uma análise da operacionalização do conceito de doutrinação pelo Escola Sem Partido
spellingShingle Uma análise da operacionalização do conceito de doutrinação pelo Escola Sem Partido
Duarte, Eraldo da Silva
Educação
Doutrinação
Escola sem partido
Ensino de Sociologia
Ensino de Sociologia
Ideologia política
Projeto de lei
Ensino médio
Education
Indoctrination
Sociology teaching
Escola Sem Partido
title_short Uma análise da operacionalização do conceito de doutrinação pelo Escola Sem Partido
title_full Uma análise da operacionalização do conceito de doutrinação pelo Escola Sem Partido
title_fullStr Uma análise da operacionalização do conceito de doutrinação pelo Escola Sem Partido
title_full_unstemmed Uma análise da operacionalização do conceito de doutrinação pelo Escola Sem Partido
title_sort Uma análise da operacionalização do conceito de doutrinação pelo Escola Sem Partido
author Duarte, Eraldo da Silva
author_facet Duarte, Eraldo da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lemos, Carlos Eugênio Soares
Lemos, Carlos Eugênio Soares de
Paiva, Andréa Lucia da Silva de
Silveira, Raquel Brum Fernandes da
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Eraldo da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Doutrinação
Escola sem partido
Ensino de Sociologia
Ensino de Sociologia
Ideologia política
Projeto de lei
Ensino médio
Education
Indoctrination
Sociology teaching
Escola Sem Partido
topic Educação
Doutrinação
Escola sem partido
Ensino de Sociologia
Ensino de Sociologia
Ideologia política
Projeto de lei
Ensino médio
Education
Indoctrination
Sociology teaching
Escola Sem Partido
description Este artigo pretende analisar como a associação Escola Sem Partido operacionaliza o conceito de doutrinação. Para tanto, foi feita a análise textual de seu anteprojeto de lei e das informações contidas em seu site, verificando as interseções e contradições com a discussão advindo da leitura dos estudiosos que analisam o tema. Nestes termos, consideramos que a discussão teórico-conceitual da associação se mostrou frágil e com tendência a deslocar a questão do plano pedagógico para o plano jurídico.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-06T14:09:26Z
2021-12-06T14:09:26Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DUARTE, Eraldo da Silva. Uma análise da operacionalização do conceito de doutrinação pelo Escola Sem Partido. TCC (Graduação em Ciências Sociais), ESR, UFF, 2021.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/23768
Aluno de Graduação
identifier_str_mv DUARTE, Eraldo da Silva. Uma análise da operacionalização do conceito de doutrinação pelo Escola Sem Partido. TCC (Graduação em Ciências Sociais), ESR, UFF, 2021.
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/23768
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Campos dos Goytacazes
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Campos dos Goytacazes
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797044686586642432